Voltar

Características da Hiperlexia em Autistas

Os distúrbios que compõem o grupo do TEA (Transtorno do Espectro Autista) ainda suscitam muitas dúvidas entre pais, professores e vários profissionais de diferentes áreas, principalmente aquelas voltadas para a saúde. O assunto de hoje tenta debruçar sobre as características da hiperlexia em autistas.

O autismo por si só é responsável pela preocupação de todos os adultos que tenham, em seu convívio, alguma criança que fuja do comportamento adequado. No entanto, não podemos generalizar a conduta de uma pessoa com o transtorno pelo fato de cada uma delas apresentar uma peculiaridade. Embora todas elas demonstrem uma nítida dificuldade de interação.

No caso da hiperlexia, por exemplo, o autista pode ter facilidade notável com a habilidade da leitura; por outro lado, a comunicação oral é, na maioria das vezes, bem aquém do esperado. Esse caso é corriqueiramente confundido com a síndrome de Asperger. Atenção para não confundir.

[thrive_lead_lock id=’2767′][/thrive_lead_lock]

 

Talvez a associação se deva ao fato de a criança ter facilidade para reunir as sílabas, formar palavras e até ler uma frase inteira. Lembrando, no entanto, que a informação lida nem sempre é compreendida pelo pequeno, o que deslegitima qualquer justificativa equivocada de que tal habilidade tenha origem em algum método de ensino.

O detalhe que precisa ser levado em conta é de que a hiperlexia em autistas deve ser acompanhado por profissionais. As intervenções são multidisciplinares e requer muita participação dos pais.

Veja abaixo os detalhes das características manifestadas pelas crianças:

– Pessoas diagnosticadas com hiperlexia costumam demonstrar facilidade para identificar os símbolos (letras isoladas). Tudo isso a partir dos 18 meses de vida. Aos três anos, as crianças já conseguem formar palavras e até ler algumas frases; capacidade precoce;

– Contudo, os pequenos têm grandes dificuldades em lidar com a comunicação oral e a identificação de fonemas;

– Problemas para a interação com outras pessoas;

– Os testes de Q.I. feitos em uma criança hiperléxica dão resultados mais favoráveis a ela do que em autistas sem esse distúrbio;

– Inadequação para o uso das palavras quando usadas na fala;

Importante saber

Apesar das características apontadas, a capacidade de leitura precoce pode ser um importante meio de comunicação.

O que causa a hiperlexia?

Ainda não existe um consenso entre estudiosos acerca do transtorno, o que dá margens para muitas teorias. No entanto, alguns pesquisadores vêm, há décadas, trazendo hipóteses para o que deve ser a causa da hiperlexia.

O que fazer?

Procurar acompanhamento especializado com profissionais que podem oferecer todo o suporte para a saúde mental da criança; assim como a habilidade de interação do pequeno.

O aluno hiperléxico e autista no ambiente escolar

Embora a inclusão seja ideal para a vida de uma pessoa, a vida acadêmica do estudante estará condicionada à evolução do transtorno associado ao autismo. Como cada paciente apresenta uma característica peculiar, é aconselhável conversar bastante com os profissionais que oferecem a intervenção. Somente com o aval deles,  torna-se possível uma resposta sobre a situação escolar da criança.

O que os pais jamais devem se esquecer é que eles podem e devem estimular o contato do pequeno com os demais colegas e familiares da mesma faixa etária. A interação com os outros pode ser algo construído.

 

Você também pode se interessar...

19 respostas em “Características da Hiperlexia em Autistas”

Gostaria de saber da possibilidade de uma criança ter hiperlexia e não ter autismo, pois fui uma criança hiperlexa e acredito que não sou autista?

Meu filho foi diagnosticado com autismo aos 1 ano e meio dele , ele falou com 10 meses parou de falar com 1 ano , não tinha contato visual , não aceitava mudanças e tem uma certa obsessao por números e letras , sabe tudo sobre firmas geométricas , cores e animais , aos 1 ano dele ele não falava mais ele apontava pras coisas que a gente perguntava tipo :onde está escrito carinho, ou amigo e ele apontava para as palavras bem certinho , aos 3 anos e 11 meses ele começou a falar com muita dificuldade ele algumas palavras ele não consegue falar direito porem ele está com 4 anos e eu ao estar lendo um livro ao colocar na cama ele começou a ler o que estava escrito nele certinho , algumas palavras mau faladas mas dava para entender que era a mesma escrita , então comecei a escrever várias palavras diferentes em um caderno e ele falou todas elas corretamente, acho que ele tenha hiperlexia né ? Pois posso perguntar qualquer coisa ele fala , algumas palavras com dificuldade de pronunciar mas sabe falar e ler tudo ,se pergunto qual número tal ele mostra , cor , forma geométricas, animais ,tudo ele sabe,fiquei de cara com ele viu !

Olá Franciele, tudo bem?

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Solange,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá, tudo bem?

Obrigada pelo depoimento, em nosso blog você encontrará mais assuntos sobre o tema, continue sempre acompanhando!

Solange,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá, minha filha tem diagnostico de autismo, esta com 2 e 4 meses, fala poucas palavras, esta na escolinha e esta nos surpreendendo com a capacidade de aprender, conhece as vogais e conta os dedos até 8(não fala os números direitinho, mas da pra entender), será que ela tem hiperlexia?

Olá Solange, tudo bem?

Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu filho tem autismo,assosiado a epilepsia e neurofibromatose…o autismo epilepsia é genético…des de um ano e meio ele sabe contar ate cem em ingles e portugues…sabe alfabeto ingles e portugues…fala algumas coisas em ingles tem hiperfoto em letras numeros e formas…sera que ele tem hiperlexia tambem?

Olá Bia, tudo bem?

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Ola,meu filho tem diagnostico de autismo epilepsia e neurofibromatose tipo 1,hoje com 3 anos e 9 meses…ele sabe ler sabe falar ingles conta ate cem ingles e portugues…sabe todas as formas cores ingles e portugues aprendeu a ler sozinha ele intende oque esta escrito…isso é hiperlexia…

Sou estagiaria em Pedagogia e fico com inclusao de TEA. Um determinado aluno tem fixação por letras, numeros, figuras geometricas e cores. Ele entra em hiperfoco e a professora da sala sempre me obriga a tira-lo do hiperfoco o que o leva a crises, muitas vezes eu consigo mudar o foco, mas temos recursos limitados em sala de aula municipal. Para ajudar a professora colocou um alfabeto bem no campo de visão dele, ele gruda na parede e esta pegando “raiva” de mim pq eu sou obrigada a tirar ele do hiperfoco. Eu pedi para ela tirar o alfabeto, pois ja temos uma sala poluida e alfabeto na parede acima, que ele ja ficava, porém com este no campo de visão dele esta impossivel! Aquele alfabeto é o parque de diversão dele e eu tenho que tirar o tempo todo, mas não tenho brinquedos novos ou nada para mudar o foco. O que fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *