Voltar

Características do autismo em crianças de 3 a 6 anos

O diagnóstico do autismo costuma ser durante os 2 ou 3 anos. Pois é durante esta fase que a criança começa a desenvolver mais interação com o mundo ao seu redor. Ainda assim, é preciso manter um olhar atento a algumas características do autismo que podem ter passado durante os seus primeiros anos de vida.

Então, quais são as características do autismo que podem estar presentes depois dos 3 anos? Então, leia o artigo para saber mais!

O que é Autismo?

Dessa forma, o autismo é caracterizado por ser uma síndrome que afeta a capacidade de interação social. Além disso, a comunicação e comportamento, provocando sintomas como dificuldades de fala, falta de contato visual, agitação e repetições, por exemplo.

No entanto, por ser um transtorno de origens e manifestações complexas. Ou seja, eles variam muito de caso em caso. Por isso é importante reforçar que a presença de um ou mais desses sintomas não caracteriza, obrigatoriamente, um quadro de autismo. 

Por isso, o ideal é ter a opinião de dois profissionais. No entanto, eles devem ser de preferência especialistas em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para avaliar cada caso individualmente, e assim, encaminhar para o tratamento adequado.

Quais são as causas do Autismo?

De fato, ainda não há um consenso sobre as causas do TEA. Mas pesquisas evidenciam que o autismo é uma síndrome de alta incidência em crianças que já possuem casos do transtorno na família.

Sendo assim, podemos concluir que a genética é responsável por uma grande parte dos casos de autismo, mas pode não ser a única.

Mas cientistas acreditam que existe uma combinação de diversos fatores associados ao TEA. Portanto, ainda temos muito o que aprender sobre esses fatores e como eles atuam no cérebro de pessoas autistas.

Como identificar o TEA?

Desse modo, como é um transtorno com muitos sintomas, fica muito difícil estabelecer um padrão que apontem a presença do autismo.

Sabemos que os primeiros sintomas aparecem antes dos 3 de idade e podem durar durante a vida inteira do indivíduo. No entanto, terapias podem evitar o agravamento de algumas características, a fim de promover qualidade de vida à criança.

Características do autismo em crianças de 3 a 6 anos

Indivíduos autistas possuem prejuízos em suas habilidades de comunicação social e de interação, sendo essas, as principais características do autismo.

Exemplos de características de comunicação social e interação social relacionadas ao TEA podem estar presentes quando a criança:

  • Evita ou não mantém contato visual;
  • Não finge estar brincando (por exemplo, não finge “alimentar” uma boneca aos 2 anos e 6 meses);
  • Apresenta irritabilidade com frequência;
  • Se demonstra muito sensível a estímulos sonoros, visuais e táteis;
  • Mostra pouco interesse em interagir com os colegas;
  • Tem dificuldade para compreender os sentimentos de outras pessoas ou falar sobre os seus próprios sentimentos;
  • Não joga jogos com tomada de turnos aos 5 anos;
  • Possui resistência extrema a mudanças.

Quando devo procurar um médico?

Alguns sinais ou sintomas que você pode querer discutir com o médico, dependendo da idade, podem ser vistos quando a criança não:

  • Responde quando você se envolve com ela;
  • Imita seus sons ou expressões faciais;
  • Usa gestos como apontar e acenar;
  • Desenvolve ou perde seus marcos de linguagem ou comunicação (pode incluir coisas desde o balbucio até desenvolvimentos posteriores, como falar palavras isoladas ou frases curtas);
  • Se envolve em brincadeiras imaginárias ou jogos de mentira.

Existe tratamento para autismo?

Por mais que não haja nenhuma cura para o TEA, existe uma variedade de opções de tratamento. O objetivo do tratamento é aumentar a qualidade de vida e habilidades da criança. 

Vários profissionais podem fazer parte do tratamento. Ou seja, o tratamento para o autismo pode ser multidisciplinar, envolvendo pediatras, psiquiatras, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.

O tratamento irá focar nas questões específicas da criança, que podem variar conforme o seu nível de dependência.

Mas qual é a perspectiva para crianças com autismo?

Para crianças com TEA pode variar muito de indivíduo para indivíduo. Algumas crianças podem viver uma vida “independente”. No entanto, outros podem precisar de assistência contínua ao longo de suas vidas, por exemplo.

Por isso o diagnóstico precoce no autismo é muito importante. Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais cedo o tratamento pode começar. Isso é essencial para dar o tratamento de que ela precisa para melhorar seus sintomas e sua qualidade de vida.

Portanto, concluímos sobre a importância de ter atenção a características que podem indicar a presença do autismo. 

Não se esqueça! Em caso de dúvida ou suspeita de autismo, consulte a opinião de um profissional especializado. Pois ele irá avaliar o caso da criança e indicar os tratamentos adequados.

Antes de mais nada, você quer saber mais sobre o processo de suspeita e o diagnóstico de Autismo? Então que tal ver este vídeo do Dr. Clay Brites sobre o assunto?

Clique aqui embaixo e não se esqueça de deixar seu comentário! 

Você também pode se interessar...

107 respostas em “Características do autismo em crianças de 3 a 6 anos”

Meu filho foi diagnosticado aos 3 anos,com autismo, mais oque me fez desconfiar foi o atraso de fala e a agitação,e o choro execivo,depois de 3 meses levei ele para avaliação com a perita e por ele ,só chorar ao entrar na sala dela,ela disse que choro era normal,e que com o tempo ele iria falar,e melhorar da agitação..e ela negou ele ao direito ao BPC.

Olá, Vaneide

A informação técnica e de qualidade seguida do diagnóstico de um profissional responsável é a melhor forma de lidar com esse tipo de situação.

Continue nos acompanhando! Nosso trabalho com certeza irá ajudar, temos muitos conteúdos úteis e didáticos acerca da temática.

Webster,
Equipe NeuroSaber. 💙

A minha filha tem 3 anos choro exesivo não fala muita coisa e bem agitada que as coisas que não pode machucar muito o irmão de 2 anos de idade grita balança muito a cabeça abre muito os olhos não dormir bem a noite acorda muito chorando e muito difícil

Olá Elisangela, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu filho não gosta de brincar no recreio com os outros colegas ele diz que tem medo deles bater nele,mas em casa e na rua ele brinca com os vizinhos e com os priminhos só na escola ele tem esse medo a professora dele acha q ele pode ter algum problema.

Olá Antonia, tudo bem?

Converse com o seu filho, tenta entender se houve alguma coisa para que gere esse medo nele, e recomendamos que busque um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu neto tem 4 anos ele não interage com outras crianças. Não gosta de sons autos, não gosta de sair pois a zuada dos carros é.motos deixa ele nervoso e fica pedindo pra ir pra casa, não sabe comer sozinho e tá com atraso na fala a pediatra mandou procurar fonodiologo

Olá Josedete, tudo bem?

Recomendamos ser for possível buscar orientação de um neuropediatra, para que ele possa lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Minha filha tem 3 anos, come de tudo, dorme bem, interage com outras crianças, mas tem atraso de fala e não responde quando chamamos ela. Agora ela está em investigação e fazendo acompanhamento com a fono e com a terapeuta ocupacional. Será que ela tem TEA?

Boa tarde, tudo bem? É importante passar por uma avaliação médica para avaliar corretamente.

Tenho gêmeos de 3 anos e um deles é não dorme bem a noite e apesar de falar já,ele não responde quando chama principalmente se for pra tentar fazer deitar ou dormir,e os dois não interagem com pessoas que não reconhecem ou não convivem,alguns parentes por exemplo e meu irmão mais novo de 15 anos é autista ele fala mas tem dificuldade de interagir pessoalmente,ele interage mais com jogos online. Será que um dos gêmeos ou os dois tenham TEA também?

O meu tem três anos chora grita muito bate muito no irmão dele , não dorme bem a noite quer tudo na hora dele se encostar nele parece que tá matando ele ,não gosta de barulho começa brincar com os coleguinhas chora o tempo todo

A minha tem 3 anos e faz o mesmo deixa agente triste cansados exaustos… Depois q se acalma chora mais ainda parece q se arrepende

Meu neto tem todos os sintomas. Mas meu filho não. Aceita o problema eu tô preocupada. Pois descobri com seis meses foi na fono. Psiquiatra neuro. Tudo deu positivo mas meu filho não deixa eu retornar para continuar o tratamento. Vai acontecer oq com meu neto se não continuar o tratamento

Pessoal, me desculpem, mas não achei um comentário com mais de 03 palavras que fosse “entendível”. Se não compreendem razoavelmente o idioma, certamente terão dificuldades em compreender os filhos.

Não compreendem o português, não sabem se expressar. Está difícil mesmo.

Concordo Felipe, em muitos não há conexão entre palavras ou frases… Este é um espaço de trocas e de aprendizado, por isto é muito importante nos preocuparmos com o modo de se expressar.

Meu filho tem 5 anos e tem apresentado alguns sintomas a proferossora dele veio falar comigo e na minha família tenho 2 irmãos autista pode ser generico

A minha filha tem 3 anos choro exesivo não fala muita coisa e bem agitada que as coisas que não pode machucar muito o irmão de 2 anos de idade grita balança muito a cabeça abre muito os olhos não dormir bem a noite acorda muito chorando e muito difícil

Boa tarde Crislane,

Agradecemos a confiança em compartilhar conosco.
Te orientamos a buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso, como um neuropediatra.

Esperamos que os conteúdos por aqui continuem te ajudando!

Abraços,
Equipe NeuroSaber

Meu filho tem 4 anos, ele fica olhando o celular e batendo palmas, mais só em casa ele faz isso, ele dorme bem a noite, não liga pra zuada, não interage muito com os colegas da escola, mais em casa e na rua brinca muito, a fala dele pra 4 anos acho atrasada. Aí fico com a dúvida se é por ele ter nascido na pandemia e passou a ver outras crianças realmente esse ano que foi a escola e o bater palmas quando olha o celular.

Olá Rafael, tudo bem?

É sempre recomendável discutir suas preocupações com um profissional da saúde, como um pediatra, que poderá fornecer orientações personalizadas com base na avaliação do desenvolvimento do seu filho.

Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙 

Eu queria saber sebo autismo quando descoberro se a crianca que tem caso leva se pode aumentar ou a tendencia com tratamento meljota

Olá, Marcos!

Primeiramente agradecemos pela confiança em nosso trabalho.
A intervenção precoce está associada a efeitos positivos de longo prazo, portanto o diagnóstico precoce favorece o desenvolvimento da criança. Separei esse artigo que tem mais detalhes acerca da temática. É só clicar aqui: https://institutoneurosaber.com.br/o-que-diferencia-o-grau-de-autismo/

E acesse nossos outros canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
Youtube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: Neurosaber
Instagram: @neurosaberoficial

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Boa noite eu tenho um filho de 5 anos que ele tem trauma de fazer atividade ele chora muito quando peça o dever fica muito abatido e ele nunca foi na escola

Olá, Jossemaria

É muito importante consultar a opinião de um profissional especializado para avaliar o caso clínico da criança e indicar os tratamentos adequados.

De qualquer forma, acesse nossos canais, temos muitas informações importantes acerca da temática. Vale a pena conferir!!!
Youtube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: Neurosaber
Instagram: @neurosaberoficial

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Boa noite
Meu filho tem 3 anos vai fazer 4 mês que vem ele fala muito pouco não pede comida quando estar com fome não interage com outras crianças e não para mais e muito inteligente sabe o alfabeto conta até 50 mais não tem entende as coisas

Olá, Elane

Primeiramente, agradecemos a confiança em nosso trabalho! Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá boa tarde .. Me Chamo Franciele .. Tenho uma filha de 2 anos e 7 meses .. Ela chora muito faz muita pirraça fica um tampão chorando .. Ela grita .. Só que eu não sei ainda se ela é Autista .. Vou marca uma consulta pra ela .. Ela mudou muito o comportamento dela.. Isso pode ser Autista?

Boa tarde, me chamo Juliana tenho um menino de 3 anos, percebi que ele coloca as coisa tudo agitada no lugar muitas das vezes, e por cores também, alem fisso ele fica muito nervoso e agitado, ele vive repetindo o que ele ja fez contando para pessoas ao seu redor “eu cortei mei cabelo” ele ve minha tia todos os dias e sempre fala a mesma coisa. Sera qjr ele tem sinais de autismo?!

Olá ,
Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Solange,
Equipe NeuroSaber. 💙

Olá , me chamo Kátia , sou mãe de gêmeos e eles na escola não gostam de ficar sentado, ficam só correndo e saem da sala , eles começaram a estudar esse ano , mais em casa eles até ficam um tempinho sentados e fazem a atividade. Será que isso pode ser autismo

Olá, Katia tudo bem?

Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Oi tenho um filho de três anos e oito meses.ele quer ir pra escola.mas quando ver uma criança fica com medo.pulando e balançando as mãos.pedindo pra ir pra casa.mas tem criança que ele brinca bastante.ele tem dificuldade de descer e subir degraus.dificuldades de encaixar alguns objetos.e sempre falou tudo.conversa com todo mundo.mas agora tá com dificuldade de falar gaguejando.dorme bem.sera qui ele tem autismo.

Boa noite, meu nome é Gisele tenho um filho de 3 anos e 8 meses, desde nenem se mostra agitado , não mantém contato visual, não reage bem com outras crianças bate o tempo todo e tem uma fixação pela irmã bate nela quase que todo tempo do nada só chega perto e bate,tem dificuldade a se alimentar, muito seletivo com sabor e texturas ,ama números, letras,formas geométricas e já lê! Usa muito conversas de desenho,gosta de mastigar brinquedos de plástico gosta das coisas do seu jeito, tem dificuldade para dormir,não tem medo sobe em sofás ,escadas , já fui chamada a creche agora para conversar ,a professora falou que ele já bateu em 19 alunos sendo que na sala há 20 com ele , fala as vezes difícil de entender,o que faço?

Olá Gisele, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. Para diagnóstico e acompanhamento requerem avaliação interdisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Boa noite, tenho uma filha de 3 anos completados no dia 6 de março. Ela não forma frases, brinca com as bonecas deitadas uma do lado da outra, come cereal colocando um ao lado do outro, come pouquíssimas coisas. Não interage com outras crianças, não responde quando a chamamos e nem responde perguntas simples. Quando algo não sai do jeito dela tem costume de bater a cabeça na parede de puxar os próprios cabelos e as vezes se belisca. Qual especialista devo procurar primeiro?

Olá, Bruno!

Olá, Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Orientamos buscar um especialista, um neuropediatra nesses casos podem te auxiliar no diagnóstico. O diagnóstico e acompanhamento requerem avaliação interdisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria.

Webster – Equipe NeuroSaber.

Oi me chamo luziene tenho um filho de 06 anos não sei mais oque fazer ele bate muito na irmã dele me chama muitos palavrões passa o dia todo correndo se subindo nas coisas fala que vai me matar

Olá Luziene, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá. Minha filha tem 3 anos, ela não fala quase nada só palavras soltas do tipo “cachorro”, “bola”, “boneca”… E sempre quer que a gente repete o que ela diz, porém não fala nenhuma frase completa, e na maioria das vezes, eu tenho que adivinhar. Sabe todo o alfabeto, número e cores de cor. Fica extremamente nervosa quando é contrariada ou quando eu não consigo adivinhar o que ela quer. Vive apontando para coisas para que a gente pegue para ela. Chora e grita do nada. Vive colocando as coisas em ordem, tudo um do lado do outro. Caso eu mude as cadeiras dela de lugar, ela vai lá e põe de volta. É muito enjoada com alimentos. Separa tudo por cor, tamanho e tipo de objetos. Dou ordens e ela parece não entender o que digo.

Olá, Ana Paula tudo bem?

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu filho vai fazer 5 anos e é atrasado na fala não saiu da frauda ainda se eu tirar a fralda ele faz cocô na roupa e fica o dia todo sem se incomoda na sala de aula ele senta todo dia na mesma cadeira e se o coleguinha senta ele não senta em outra chora e só senta na mesma sessão primeiro dia não sabe comer sozinho ainda se inrita fácil e odeia quando eu ligo uma música ele fica bravo eu não sei o que fazer me ajudem por favor

Olá Josilene, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu filho 6 anos ele n tem atraso de falar mas faz cocô na roupa.n comer sozinho e Nei comer toda tipo de comida depender de mim.andar de ponta de pé,n gosta de sons,barulhos preferem brincar sozinho e Vevi casado.eu acho q ele e autista.estou na espera da fila com neuropediatra infantil.

Me chamo Izabel tenho 1 filho de 3 anos ele fará 4 em outubro…bom o Kevin e super inteligente conhece letras número formas animais cores mais ele fala pouco não forma frases só fala frases soltas tipo abc 1 a 10 fala as cores etc a primeira palavra que ele formou foi essa semana quando ele disse pra vó dele abre a porta por favor rsrs as vezes se apega em algum brinquedo mais depois enjoa aí brinca com outro assim vai… E enjoado pra comer se estressa com facilidade mais é algo um pouco rápido ele sente emoções quando tá com fome ele mesmo vai e pega uma fruta ou trás a fruta pra gente descascar ele mesmo coloca água pra ele na torneirinha quando ele quer comer ele pega o prato rsrs mais isso se ele já estiver com muita fome as vezes me pergunto se ele tem algum grau de autismo gostaria que vcs me ajudassem com essa dúvida obg

Olá Izabel, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Tenho uma filha de 3 anos com TEA e não fala, ela diagnosticada com 2 anos com nível I, gostaria de saber com quanto anos eles começaram a falar?

Olá Juliana, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Oi boa tarde tenho um filho de 6 anos depois que o pai dele faleceu ele esta tendo comportamento estranho faz coco nas calça quando se imturma com mt criança faz brincadeiras agressivas as vezes imitar tudo que falo tem atraso na fale etc isto tem a ver com autismo

Olá Simone, tudo bem?

Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

boa noite queria pode tira uma dúvida minha filha tem 3 anos ela e muito agitada e gosta muito de brincar de leco essas coisas de monta, se ela ver uma cor que chame a atenção dela ela fica querendo tocar e n gosta de barulho muito alto que a deixa irritada

Bom queria que tirassem uma dúvida tenho um filho de 6 anos de idade ele é muito irritado na escola tem muita dificuldade em aprender as coisas e tem um comportamento muito ruim na escola a professora chama atenção dele mas não adianta será que ele pode ter autismo???

Olá Layane, tudo bem?

Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá, me chamo Nara. Eu não tenho filhos, mas a filha de uma amiga minha tem quase 4 anos e não fala nada, só o básico mesmo, chama todas as pessoas que cuidam dela de mãe. Tem dificuldade de se alimentar, grita muito quando as coisas não saem da forma que ela quer. Eu acredito que ela seja autista, mas os pais dela não aceitam que ela não é uma criança normal como as outros. Eu me preocupo com ela, pois ela está sendo negligenciada. Os pais dela não querem levar ela a um especialista. Eu queria muito poder ajudar ela, mas não sei como. Ela precisa de ajuda para se desenvolver e ter algum tipo de tratamento. Mesmo que ela não tenha autismo, mas alguma coisa ela tem. Por favor me ajuda nessa questão.

Olá Nara, tudo bem?

É importante conscientizar a família, você pode mostrar a nossa página, nossos conteúdo para que os pais possam identificar e procurar um especialista. Temos muitos conteúdos nas redes sociais, no nosso canal no Youtube e aqui no blog.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá tenho um filho de 17 anos com deficiência intelectual e autismo já diagnosticado,porém o irmão dele de 3 anos e meio também está com suspeita de autismo passou por um neuro pediátrico que o mesmo nem se quer fez perguntas pra saber o motivo dele está passando em consulta , e logo de cara quando dei o encaminhamento do pediatra logo falou que ele não tinha autismo , estou a espera de outra opinião médica , pois tá cada dia mais difícil lidar com a situação dele pois não sei como devo agir

Olá Erika, tudo bem?

Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais! 💙

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Ola tem um filho de 5 anos que demorou muito a falar começou com 2 e meio só conseguiu usar o vaso sanitário com 4 anos tinha muito medo e fica andando pela casa de um lado para outro algumas vezes no dia em sala de aula também fica assim só fala sobre ele na 3 pessoa . Estou preocupada será que tem autismo?

Olá Renata, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Boa noite. Seria uma pergunta.
Tenho um netinho de 3 anos e meio diagnosticado autista. Ele é muito feliz conversa olhando nos olhos. Sabe todas as letras e números.Formas geométricas faz amizade é muito amoroso fala quase perfeitamente sabe nome dos pais completos . Gostaria de saber qual a dificuldade ou sentimentos que eles guardam para si . O qu eles pensam. Melhorou muito no pouco pedagogo. Gostaria de saber o que se passa geralmente que tipo de pensamentos eles tem . Qual a dificuldade. Obrigada.

Olá, tenho um filho de 3 anos, ele tá com atraso na fala, ele fala mama ,papa e vovóvó, fala repetitivo parece ser gagueira o restante é todo embolado, ele emite sons e aponta com os olhos. Quando ele quer alguma coisa ele mesmo pega até oque ele quer comer, brinca com os brinquedos normalmente espalhando pela casa, tudo que ele pega ele joga pela casa, menos coisa de comer. Brinca com o cachorro, da comida pra ele faz carinho. Quando ele se incomoda com algo ele vem até mim e me puxa, aponta pra calça quando faz as necessidades. Se ele quer algo e tá no alto ele encara com os olhos e olha para mim pra mim pegar pra ele. Ele Pede colo, se alimenta muito bem, come de tudo. Abraça outras crianças e toca nelas. Quando coloca desenho e ele não gosta ele reage chorando e bate na cabeça até colocar oque ele quer. Não atende pelo nome, mas se falar “Amor, Filho, bebê” ele vem kkk, e quando liga liquidificador ele tampa os ouvidos. E e tá muito teimoso. Devo me preocupar ?

Olá Mara, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Tenho uma filha de 2 anos e meio fala pouco me morde chora quando desligo a tv e comeca me bater fica muito nervoza

Olá Rafaela, tudo bem?

Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olha me chamo thais sou mãe do heitor lucas de 6 anos começamos a reparar que ele faz seleção de alimentos,ele e bem sentimental ,fica irritado ,faz as mesmas repetições quando vai fala ou apontar pra algo,não gosto de barulhos apenas oque ele faz entre outras coisas ,fui chama na escola pois esta tendo dificuldade em aprender .enfim procurei 2 profissionais fiquei em dúvida um falou que ele tem sinais de autismo porem leve e tem deficit de atenção e o outro profissional me disse que ele n tem nada e mandou ir obersevando .estou perdida

Olá Thais, tudo bem?

Estou encaminhando para você os horários de atendimento e o número do Dr. Clay Brites, ele é um profissional especializado e atencioso que poderá te ajudar, ele faz teleatendimento:

Contato de agendamento do Dr.Clay Brites
Londrina: 43 9 9113-3637 (Whatsapp)
São Paulo: Whatsapp: 11 9 3078-0888 Telefone: 11 2985-2010 (Rua Pedroso Alvarenga, 1208 – Itaim Bibi, São Paulo – SP)
Horário de atendimento: das 8h – 17h30

Desejamos que tudo dê certo na sua jornada.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá, meu filho tem 3 anos, muito esperto, inteligente, gosta de brincar. Não tem dificuldades para se alimentar, fala tudo, canta brinca, bastante interativo. Mas de um tempo pra cá venho observando a sensibilidade dele a sons altos, até o latido de cachorro. Pode ser um sinal de Autismo?

Olá Fran, tudo bem?

Somente algumas características isoladas não caracteriza um determinado transtorno, por isso é importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Dr,meu filho foi diagnosticado pela a psicóloga da creche durante o ano de período de creche aos 3 anos ela concluiu o laudo dele que ele tem autismo devido algumas carecteriscas como medo dos coleguinhas isolamentos sociais,montora,movimentos estranhos com as maos e dedos,barulhos,por querer ficar so debaixo da mesa durante o período da creche nao ficar dentro de sala de aulas devido muita gente e barulhos,nao alimentar falando que vomita se alimentar alguma coisa,entre muitos outros fatores e com uma inteligencia acima do normal da idade dele com 4 anos ja sabe praticamente a ler ama numerais dezenhos geometricos letras e assim vai

Olá Elisangela, tudo bem?

Compreendo a sua situação e entendo que não seja fácil, a informação técnica e de qualidade seguida do diagnóstico de um profissional responsável é a melhor forma de lidar com esse tipo de situação. Temos conteúdos disponíveis em nosso site e canal do Youtube acerca da temática, vale a pena conferir: https://youtube.com/neurosabervideos

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá!
Gostei da matéria.
Meu filho tem 3anos e 4 meses. Está fazendo fonoterapia por conta do atraso de fala e passa com a psicóloga também por que ele apresentou inicialmente uma resistência em aceitar os comandos da foto. Depois que ele entrou na escolinha a fala dele evoluiu demais e ele até melhorou o comportamento no meio social. Antes ele via outras crianças brincando e queria estar junto mas por não co seguir se comunicar bem, a brincadeira não evoluía. Hoje ele brinca muito, interage, melhorou bastante o contato visual e está passando na neuro. Ela não deu diagnóstico, disse q ele não tem sintomas suficientes ou fixos para ser portador de autismo até então. Mas sugeriu acompanhamento com outros profissionais por que o atraso de fala limitou outras conquistas. Mas eu sou muito preocupada. Quando ele sai, quer cumprimentar todo mundo, parece q ele acha q todos estão ali pra brincar com ele, oque não é o caso. Fico com dó por que acaba havendo algumas rejeições, normal. Queria orientação sobre como lidar com isso para diminuir esse comportamento e ajudar meu filhote a desenvolver .

Olá Jô, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá!
Gostei da matéria.
Meu filho tem 3anos e 4 meses. Está fazendo fonoterapia por conta do atraso de fala e passa com a psicóloga também por que ele apresentou inicialmente uma resistência em aceitar os comandos da fono. Depois que ele entrou na escolinha a fala dele evoluiu demais e ele até melhorou o comportamento no meio social. Antes ele via outras crianças brincando e queria estar junto mas por não conseguir se comunicar bem, a brincadeira não evoluía. Hoje ele brinca muito, interage, melhorou bastante o contato visual e está passando na neuro. Ela não deu diagnóstico, disse q ele não tem sintomas suficientes ou fixos para ser portador de autismo até então. Mas sugeriu acompanhamento com outros profissionais por que o atraso de fala limitou outras conquistas. Mas eu sou muito preocupada. Quando ele sai, quer cumprimentar todo mundo, parece q ele acha q todos estão ali pra brincar com ele, oque não é o caso. Fico com dó por que acaba havendo algumas rejeições, normal. Queria orientação sobre como lidar com isso para diminuir esse comportamento e ajudar meu filhote a desenvolver.

Olá Jo, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu filho tem 4 anos coloquei ele na creche ,só que ele não come e não interage com ninguém na escola ele é colega da prima dele em casa brinca com ela normal mais na creche não e ele usa fraldas ainda e quando convido ele a ficar sem fraldas ele chora até aceita mais faz tudo nas calças,na creche falaram que ele pode ter autismo mais procurei o posto do meu bairro e lá preenchi o formulário e deu que não ficaram de encaminhar ele pra um neuro só que até agora nada , será que ele pode ter o autismo?

Olá Morgana, tudo bem?

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu filho completou 3 anos e ainda não fala e nem come nada, fala somente algumas palavras isoladas que aprendeu a pouco tempo. Ele é muito quietinho e não responde quando outra pessoa chama por ele. Ele passa horas brincando de arrumar os brinquedos enfileirados. Isso podem ser sintomas?

Olá Ana, tudo bem? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões!

Olá, tudo bem? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões

Meu filho tem 6 anos . Quando ele ia para a creche a diretora pediu para qui eu marcasse um neuro pediatra. Pq ele havia batido na colega sem motivo algum do nada. Ele é bem elétrico não para . Qua.do ele quer fazer alguma coisa . Tem qui fazer na hora dele pq ele fica falando toda hora até fazer . Ele é bem amoroso .mais quando fica nervoso . As veis chega ficam alta no rosto. Levei ele no neuro só uma vez . Depois veio a pandemia não levei mais .

Olá Kelciene, tudo bem?

Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Neu filho tem 3 anos e tem muita irresponsabilidade sonoro chora muito e muito agitado com as mãos só quer ne mostrar as coisas eu indo lá vê não interage com todo mundo só com dois primos dele fora isso só eu e o pai dele e os avós e mais ninguém

Olá FABIANA, tudo bem?

Entendo sua preocupação com o comportamento do seu filho. No entanto, é importante lembrar que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo e que nem sempre o comportamento dela indica um problema. No entanto, se você percebe que seu filho está muito agitado e chora muito, pode ser interessante buscar orientação profissional de um pediatra ou psicólogo infantil.

Um profissional poderá avaliar o comportamento e desenvolvimento da criança, e em caso de necessidade, indicar uma intervenção adequada. Também é importante que você converse com o pai e os avós do seu filho sobre suas preocupações e como é importante buscar ajuda profissional quando necessário.

Vamos juntos! Um NeuroAbraço 💙 !!!!!

Meu filho tem 3 anos e tem muita irresponsabilidade sonoro chora muito e muito agitado com as mãos só quer ne mostrar as coisas eu indo lá vê não interage com todo mundo só com dois primos dele fora isso só eu e o pai dele e os avós e mais ninguém

Olá Maria, tudo bem?

É importante buscar a opinião de profissionais qualificados, como médicos pediatras, neuropediatras ou psicólogos especializados em desenvolvimento infantil, para obter uma avaliação precisa e orientação adequada para o seu filho.

Espero que encontre a ajuda que precisa!
Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Olá meu filho tem 6 anos ele n usar o banheiro.e Nei se a limpar sozinho depende de mim.n come todo comer sempre as mesmas coisas andar de pontas de pé.n dormir sozinho, assitir o mesmos desenhos n olhar os olhos e cair muito fácil.etc estou na espera da fila pra ir pra neuropediatra.

Olá, tudo bem?

O neuropediatra será capaz de fornecer uma avaliação e orientações mais precisas com base nas necessidades específicas do seu filho. Desejo a você e a ele o melhor durante o processo de avaliação médica.

Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Meu filho tem 5 anos, desconfiei do autismo aos dois anos, mas por ser ano de pandemia esperei entrar na escola, foi confirmado o diagnostico. Minha Pergunta… o que Essa Terapia ABA realmente faz, pq na verdade, já li e ele faz há 7 meses e não vejo muita mudança. O ABA Não pode ser passado para os pais fazerem em casa também.

Ola, meu filho desde novinho quando mais novinho ele não olhava pra me ao dar mama, tem choro excessivo, não dormia quase nada era sono de menos de duas horas se eu não estivesse por perto, só dormia um pouco bem quando eu dormia com ele. Ele não entende o Não, e tudo é motivo de choro. Tem irritabilidade constante, quando converso com ele, ele só consegue olhar para me em 3 segundos no máximo e olha pra outra coisa. Ele é muito hiperativo, adora brincar de carro imaginável, não gosta de brincar com criança da idade dele ou mais novo.

Olá Suzy, tudo bem?

Se você está preocupada com o desenvolvimento de seu filho, é altamente recomendável buscar a avaliação e o diagnóstico de um profissional de saúde qualificado, como um pediatra ou um especialista em desenvolvimento infantil. Eles poderão realizar uma avaliação abrangente do seu filho, considerando os sintomas que você mencionou, e fornecer orientações e recomendações adequadas com base nas necessidades específicas dele.

Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙 

Minha filha tem 3 anos, come de tudo, dorme bem, interage com outras crianças, mas tem atraso de fala e não responde quando chamamos ela. Agora ela está em investigação e fazendo acompanhamento com a fono e com a terapeuta ocupacional. Será que ela tem TEA?

Muitas pessoas acham que meu filho é autista por ser inteligente, ele faz contas de adição perfeitamente com números abaixo de 100.. ele tem 3 anos de idade. Mas ele interage bem com todo mundo, brinca, não vive chorando, demorou um pouco a falar, mas já fala direitinho (mesmo com língua presa), eu não vejo nada demais, não sei se é porque eu sou a mãe.

Boa noite tenho um menino de 3 anos e ele quando está chateado ou quando digo não quer bater com a cabeça em algum lugar é normal ?? E e muito heperativo

Boa noite tenho um menino de 3 anos e ele quando está chateado ou quando digo não quer bater com a cabeça em algum lugar é normal ?? E e muito hiperativo

Olá Andreia, o ideal é procurar o apoio de um médico especialista para avaliar seu filho e ver se é algo comum ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *