Voltar

Benefícios de cobertores pesados para crianças com autismo

Muitas vezes, as crianças com autismo apresentam desafios de aprendizagem e lutam contra suas emoções. Isso acontece devido a um sistema nervoso superestimulado que pode ocasionar em reações emocionais. 

Pesquisas mostram que a pressão profunda libera serotonina no cérebro, funcionando como um neurotransmissor. Um cobertor pesado serve como uma maneira de regular o humor. Além disso, melhora o sono e os processamentos sensoriais da criança. A pressão que o cobertor aplica sobre as crianças pode oferecer um efeito calmante, ajudando-as a regularem suas emoções e sensações.

Por conta disso, muitos pais utilizam esses cobertores na hora de dormir. O que ajuda seus filhos a dormirem melhor.

Dificuldades com o sono nas crianças com autismo

O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno de neurodesenvolvimento. Ele envolve dificuldades na interação social e na comunicação, incluindo também comportamentos restritivos e repetitivos. Além das três características principais, aproximadamente 40% das crianças também apresentam distúrbios de processamento sensorial ou de percepção sensorial.

É muito comum crianças com autismo apresentarem problemas com sono e dificuldades para dormir. Isso por causa de hipersensibilidades resultantes de funções cerebrais e musculares irregulares. Os problemas com o sono afetam tanto a saúde quanto às atividades e tarefas do dia a dia.

As dificuldades de processamentos sensoriais estão relacionadas a déficits no cerebelo. Essa é uma região que regula e coordena atividades musculares. Dessa forma, crianças que estão dentro do espectro podem possuir hipersensibilidade. 

É importante lembrar que: você deve sempre consultar um especialista para realizar o diagnóstico adequado da criança.

Terapia de integração sensorial – TIS para crianças com autismo

Nós sentimos e percebemos o mundo por meio dos nossos sentidos – tato, paladar, audição, visão e olfato. Ao sentir da maneira certa, podemos interpretar exatamente o estímulo como ele é. Entretanto, quando existe um distúrbio sensoperceptivo, pode-se receber esse estímulo de maneira exagerada. Assim, nosso corpo não consegue processá-lo corretamente. É o que acontece com algumas crianças que estão dentro do espectro. 

A presença desse distúrbio pode provocar dificuldades de interações. Dessa maneira, pode-se usar terapias que buscam controlar e adequar os processamentos sensoriais. A TIS é a terapia mais indicada nesses casos. 

A TIS tem como objetivo trabalhar nesses desequilíbrios sensoriais. Ela é um modelo de intervenção que procura organizar as sensações recebidas pela criança e que não estão sincronizadas. Essas sensações, então, podem causar as hipersensibilidades ou hipossensibilidade. Ou seja: ocasionam, algumas vezes, dificuldades motoras. 

Esses déficits sensoriais também podem provocar problemas de sono. Por isso, alguns pesquisadores encontraram benefícios com o uso de cobertores para crianças com transtorno do espectro autista.

Benefícios do cobertor pesado

Os cobertores com peso são um método de tratamentos de pressão. Assim, podem funcionar como uma ferramenta terapêutica para crianças com autismo. Isso porque eles ajudam no processo de acalmá-las, oferecendo segurança e fornecendo as sensações que seus corpos precisam.

Ou seja: ele pode regular o comportamento e melhorar a qualidade de sono. Dessa forma, dá maior qualidade e disposição para realizarem as atividades do dia a dia. 

As afirmações sensoriais positivas podem acontecer por meio de abraços que ajudam a controlar as sensações. Por exemplo: estudos comprovam que o cérebro humano produz oxitocina quando abraçamos alguém. Isso aumenta a sensação de bem-estar. 

Porém, as pessoas nem sempre se sentem bem com abraços e toques, incluindo pessoas dentro do espectro autista. Assim, sentem incômodos e desconfortos. Dessa maneira, o cobertor pesado apresenta uma alta eficácia. Tanto em crianças quanto em adultos.

Isso acontece porque o cobertor pesado pode funcionar também como uma sensação de abraço.

Assim, o uso de cobertores pesados pode acalmar e relaxar uma criança com autismo.

Referências:

BISWAS, Tuser Tirtha et al. An assistive sleeping bag for children with autism spectrum disorder. Fashion and Textiles, v. 5, n. 1, p. 1-12, 2018.
BRITES, Luciana; BRITES, Clay. Mentes únicas: Aprenda como descobrir, entender e estimular uma pessoa com autismo e desenvolva suas habilidades impulsionando seu potencial. Editora Gente Liv e Edit Ltd, 2019.      

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *