Voltar

Como a Análise de Comportamento Aplicada pode ajudar seu filho?

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma terapia baseada na ciência da aprendizagem e do comportamento. Entenda como o método ABA pode ajudar seu filho.

A análise do comportamento ajuda a entender o seu funcionamento, como ele é afetado pelo meio ambiente e como a aprendizagem ocorre. O método ABA é uma área do conhecimento que analisa o comportamento para desenvolver aplicações e pesquisas. 

O objetivo do método ABA é desenvolver habilidades comportamentais importantes para o aprendizado e vida cotidiana. As intervenções ajudam no desenvolvimento das habilidades de linguagem e comunicação; atenção, foco, habilidades sociais, acadêmicas, entre outras.

O método ABA pode ajudar seu filho em suas dificuldades de aprendizagem e é muito utilizado em crianças com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Como funciona o método ABA?

ABA — Análise do Comportamento Aplicada — é um campo de investigação que promove aplicação de técnicas que visam ensinar comportamentos para as crianças.

Por não se tratar de um método único, as estratégias são flexíveis e se adaptam para atender às necessidades de cada criança. Ele pode ser aplicado por profissionais clínicos especializados, em casa e na escola.

O objetivo do método ABA é ensinar habilidades fundamentais para a vida cotidiana e escolar, através de técnicas que envolvem o reforço positivo. Ou seja, para cada avanço em uma aprendizagem, há um recompensa.

Isso porque, segundo a teoria da análise do comportamento, quando um comportamento é valorizado e recompensado, é provável que a pessoa o repita. Com o tempo, ocorre uma mudança positiva de comportamento.

Etapas do método ABA

Em primeiro lugar, o terapeuta precisa conhecer a criança, seus comportamentos, habilidades e dificuldades. Dessa forma, consegue traçar um objetivo, com foco em comportamentos específicos que serão trabalhados e desenvolvidos.

Os avanços da criança, como dissemos, são recompensados, pode ser com presente, um elogio, pequenos brindes, mas que a motivem a continuar desenvolvendo a habilidade em questão. Então, ocorrem mudanças significativas de comportamento ao longo do tempo.

As técnicas usadas pelo terapeuta também podem ser aplicadas nas escolas e em casa, pelos pais. O profissional pode orientar os pais sobre como fazer isso, uma vez que cada programa é único, feito para atender às necessidades de cada criança.

O objetivo do método ABA é ajudar a criança a desenvolver habilidades que a tornem mais independentes e capazes de superar suas dificuldades de aprendizagem, de autocuidado e de interação social.

Planejamento e Avaliação Contínua

Um terapeuta especializado na aplicação do método ABA, personaliza as intervenções de acordo com as habilidades, necessidades, interesses, preferências e situação familiar de cada criança.

Começa com uma avaliação detalhada das habilidades e preferências do seu filho e usa essas informações como base para traçar as metas do tratamento. É muito importante a participação da família neste processo.

Os objetivos do tratamento são desenvolvidos de acordo com a idade e habilidades da criança. As metas podem incluir desenvolver diferentes habilidades, como:

  • Comunicação e linguagem.
  • Habilidades sociais.
  • Autocuidado.
  • Lazer.
  • Habilidades motoras.
  • Aprendizagem e habilidades acadêmicas.

O planejamento inclui cada uma dessas habilidades que serão trabalhadas por etapas. O terapeuta trabalha com a criança desde tarefas simples até mais complexas, à medida que ela desenvolve as habilidades.

O terapeuta mede o progresso de cada criança coletando dados em cada sessão, o que ajuda a monitorar o progresso em relação às metas continuamente.

O analista de comportamento se reúne regularmente com familiares e professores da criança, assim como ocasionalmente com outros profissionais que a atendam. Esse contato ajuda a definir estratégias que serão aplicadas em cada contexto, em casa e na escola.

Os pais, familiares e cuidadores recebem orientação para que possam apoiar o aprendizado e a prática de habilidades em casa.

O método ABA ajuda crianças com autismo?

Sim, o método ABA já demonstrou ser altamente eficaz com as crianças com autismo. Habilidades sociais e de autocuidado podem ser desenvolvidas através das estratégias do método ABA.

O método ABA é eficaz para crianças, mas também para pessoas de todas as idades, podendo ser aplicado desde a infância até a vida adulta!

O método ABA funciona?

O ABA é considerado um método recomendado baseado em evidências pelo US Surgeon General e pela American Psychological Association.

“Baseado em evidências” significa que o ABA foi aprovado em testes científicos de utilidade, qualidade e eficácia. O método ABA inclui muitas técnicas diferentes que enfocam os antecedentes (o que acontece antes de um comportamento ocorrer) e as consequências (o que acontece depois do comportamento).

Mais de 20 estudos estabeleceram que a terapia intensiva e de longo prazo usando os princípios ABA melhora os resultados para muitas crianças com autismo. Esses estudos mostram ganhos no funcionamento intelectual, desenvolvimento da linguagem, habilidades de vida diária e funcionamento social. 

Agora que você já sabe como o método ABA pode ajudar seu filho, compartilhe este texto em suas redes e ajude outras famílias!

Referências:

ZAZULA, Robson  e  HAYDU, Verônica Bender. Análise aplicada do comportamento e capacitação de pais: Revisão dos de artigos publicados pelo Journal of Applied Behavior Analysis. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.1 [citado  2020-09-17], pp. 87-107 .

MALAVAZZI, Dante Marino et al. Análise do comportamento aplicada: Interface entre ciência e prática?. Perspectivas [online]. 2011, vol.2, n.2 [citado  2020-09-17], pp. 218-230 .

Você também pode se interessar...

6 respostas em “Como a Análise de Comportamento Aplicada pode ajudar seu filho?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *