Voltar

Como a Análise de Comportamento Aplicada pode ajudar seu filho?

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma terapia baseada na ciência da aprendizagem e do comportamento. Entenda como o método ABA pode ajudar seu filho.

A análise do comportamento ajuda a entender o seu funcionamento, como ele é afetado pelo meio ambiente e como a aprendizagem ocorre. O método ABA é uma área do conhecimento que analisa o comportamento para desenvolver aplicações e pesquisas. 

O objetivo do método ABA é desenvolver habilidades comportamentais importantes para o aprendizado e vida cotidiana. As intervenções ajudam no desenvolvimento das habilidades de linguagem e comunicação; atenção, foco, habilidades sociais, acadêmicas, entre outras.

O método ABA pode ajudar seu filho em suas dificuldades de aprendizagem e é muito utilizado em crianças com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Como funciona o método ABA?

ABA — Análise do Comportamento Aplicada — é um campo de investigação que promove aplicação de técnicas que visam ensinar comportamentos para as crianças.

Por não se tratar de um método único, as estratégias são flexíveis e se adaptam para atender às necessidades de cada criança. Ele pode ser aplicado por profissionais clínicos especializados, em casa e na escola.

O objetivo do método ABA é ensinar habilidades fundamentais para a vida cotidiana e escolar, através de técnicas que envolvem o reforço positivo. Ou seja, para cada avanço em uma aprendizagem, há um recompensa.

Isso porque, segundo a teoria da análise do comportamento, quando um comportamento é valorizado e recompensado, é provável que a pessoa o repita. Com o tempo, ocorre uma mudança positiva de comportamento.

Etapas do método ABA

Em primeiro lugar, o terapeuta precisa conhecer a criança, seus comportamentos, habilidades e dificuldades. Dessa forma, consegue traçar um objetivo, com foco em comportamentos específicos que serão trabalhados e desenvolvidos.

Os avanços da criança, como dissemos, são recompensados, pode ser com presente, um elogio, pequenos brindes, mas que a motivem a continuar desenvolvendo a habilidade em questão. Então, ocorrem mudanças significativas de comportamento ao longo do tempo.

As técnicas usadas pelo terapeuta também podem ser aplicadas nas escolas e em casa, pelos pais. O profissional pode orientar os pais sobre como fazer isso, uma vez que cada programa é único, feito para atender às necessidades de cada criança.

O objetivo do método ABA é ajudar a criança a desenvolver habilidades que a tornem mais independentes e capazes de superar suas dificuldades de aprendizagem, de autocuidado e de interação social.

Planejamento e Avaliação Contínua

Um terapeuta especializado na aplicação do método ABA, personaliza as intervenções de acordo com as habilidades, necessidades, interesses, preferências e situação familiar de cada criança.

Começa com uma avaliação detalhada das habilidades e preferências do seu filho e usa essas informações como base para traçar as metas do tratamento. É muito importante a participação da família neste processo.

Os objetivos do tratamento são desenvolvidos de acordo com a idade e habilidades da criança. As metas podem incluir desenvolver diferentes habilidades, como:

  • Comunicação e linguagem.
  • Habilidades sociais.
  • Autocuidado.
  • Lazer.
  • Habilidades motoras.
  • Aprendizagem e habilidades acadêmicas.

O planejamento inclui cada uma dessas habilidades que serão trabalhadas por etapas. O terapeuta trabalha com a criança desde tarefas simples até mais complexas, à medida que ela desenvolve as habilidades.

O terapeuta mede o progresso de cada criança coletando dados em cada sessão, o que ajuda a monitorar o progresso em relação às metas continuamente.

O analista de comportamento se reúne regularmente com familiares e professores da criança, assim como ocasionalmente com outros profissionais que a atendam. Esse contato ajuda a definir estratégias que serão aplicadas em cada contexto, em casa e na escola.

Os pais, familiares e cuidadores recebem orientação para que possam apoiar o aprendizado e a prática de habilidades em casa.

O método ABA ajuda crianças com autismo?

Sim, o método ABA já demonstrou ser altamente eficaz com as crianças com autismo. Habilidades sociais e de autocuidado podem ser desenvolvidas através das estratégias do método ABA.

O método ABA é eficaz para crianças, mas também para pessoas de todas as idades, podendo ser aplicado desde a infância até a vida adulta!

O método ABA funciona?

O ABA é considerado um método recomendado baseado em evidências pelo US Surgeon General e pela American Psychological Association.

“Baseado em evidências” significa que o ABA foi aprovado em testes científicos de utilidade, qualidade e eficácia. O método ABA inclui muitas técnicas diferentes que enfocam os antecedentes (o que acontece antes de um comportamento ocorrer) e as consequências (o que acontece depois do comportamento).

Mais de 20 estudos estabeleceram que a terapia intensiva e de longo prazo usando os princípios ABA melhora os resultados para muitas crianças com autismo. Esses estudos mostram ganhos no funcionamento intelectual, desenvolvimento da linguagem, habilidades de vida diária e funcionamento social. 

Agora que você já sabe como o método ABA pode ajudar seu filho, compartilhe este texto em suas redes e ajude outras famílias!

Referências:

ZAZULA, Robson  e  HAYDU, Verônica Bender. Análise aplicada do comportamento e capacitação de pais: Revisão dos de artigos publicados pelo Journal of Applied Behavior Analysis. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.1 [citado  2020-09-17], pp. 87-107 .

MALAVAZZI, Dante Marino et al. Análise do comportamento aplicada: Interface entre ciência e prática?. Perspectivas [online]. 2011, vol.2, n.2 [citado  2020-09-17], pp. 218-230 .

Você também pode se interessar...

27 respostas em “Como a Análise de Comportamento Aplicada pode ajudar seu filho?”

É baseada na ciência aprendizado e comportamento, ajuda seu filho nas diculdades, e também criança com autismo, nas habilidades sociais, e tudo isso com o método ABA

Sou professora aposentada, trabalhei 43 anos com alfabetização, minha paixão, mas além de pesquisar muito sobre muitos métodos, nunca tive suporte para as crianças atípicas, agora ajudo muitas crianças com dificuldade de alfabetização, me interessei pelo guia ABA .

Conforme conhecimento do ABA, gostaria de saber se esse estudo envolve a terapia educacional ou emocional no contexto ciências saude.

Meu filho trata com método ABA, tem mas de um ano, começou tratamento com 3 aninhos, hoje ele conversa com função, ele e sociável ele e maravilhosa super inteligente e gentil..Se não tivesse buscado ajuda desde cedo ele teria muitas dificuldades , os atrasos são a cada dia menor. Melhor terapia.

O assunto é muito enriquecidos, e o metodo ABA pode ser aplicado até mesmo em casa com os pais,principalmente quem tem crianças com dificuldades de aprendizagem,muito bom esse método com objetivos muito bons.

Importante saber sobre o método ABA, há situações em que as vezes não sabes que dizer ou fazer, essas informações são maravilhosas 🙏🙌

Estou amando as dicas. Acredito muito no sistema alfabético.
Suas dicas mme fazer visualizar minha turma. Dificuldade, medos e falta de pré requisitos.

Tenho um aluno no 5°ano do fundamental,que não sabe ler.Esta na hipótese silábico sem valor. Gostaria de ajuda-lo.

Gostei muito do método ABA,desejo me aprofundar a respeito desse método e também fazer uso dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *