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COMO A COORDENAÇÃO BILATERAL AJUDA NA LEITURA E NA ESCRITA?

A importância de utilizar os dois lados do corpo como instrumento valioso para o desenvolvimento infantil

Depois de um certo tempo, a criança começa a demonstrar preferência em usar a mão esquerda ou direita, como também o pé esquerdo ou direito. Isso será determinante para a escrita e prática de esportes, por exemplo. Esse fato é chamado de dominância lateral, que será o uso da mão ou do pé favorito da criança.

No entanto, os seres humanos possuem dois lados do corpo, algumas ações exigem o uso dos dois lados ao mesmo tempo ou em harmonia. Logo, o que chamamos de coordenação bilateral pode ser definido como a habilidade de usar os dois lados do corpo de forma organizada e coordenada, A criança que possui uma boa coordenação bilateral consegue harmonizar o uso dos dois lados do corpo através das mãos, braços, pés, pernas, olhos e até mesmo ativar os dois hemisférios cerebrais (hemisfério direito e esquerdo) simultaneamente.

De forma estratégica, algumas tarefas escolares, especialmente na educação infantil, exigem que a criança tenha um bom desempenho usando os dois lados do corpo. As crianças que apresentam um certo déficit das habilidades de coordenação bilateral em geral são resistentes em usar apenas uma mão em situações que deveriam usar as duas mãos de forma coordenada. Por exemplo, quando vamos escrever em uma folha de papel, geralmente usa-se uma das mãos para segurar o lápis (mão dominante) e a outra mão (mão não-dominante) serve de apoio em cima do papel; crianças com atraso no desenvolvimento não utilizam a mão de apoio e isso dificulta a realização da atividade e o papel não fica fixo no lugar certo, pois a coordenação bilateral está prejudicada.

Ademais, várias atividades diárias precisam da coordenação motora bilateral para serem feitas de forma satisfatória, como: fechar os botões da camisa, comer de garfo e faca, amarrar o cadarço do tênis, entre outras. Para a integração bilateral acontecer de modo efetivo, a criança deve ter estímulos sensoriais e motores desde os primeiros meses e anos de vida, dessa forma o cérebro desenvolve gradativamente as habilidades de coordenação bilateral.

IMPORTÂNCIA NA LEITURA E ESCRITA

O cérebro é dividido em dois hemisférios, geralmente um lado do cérebro é mais dominante em relação ao outro para executar determinadas ações. A dominância de um dos lados do cérebro é chamada de lateralidade ou dominância lateral, esta trabalha em conjunto com a coordenação bilateral para aplicar as funções de leitura e escrita. Por esse motivo, a coordenação bilateral é um dos pré-requisitos para o desenvolvimento da leitura e escrita, além de outras habilidades, como o pensamento crítico e a criatividade.

AS FASES DA COORDENAÇÃO BILATERAL

– COORDENAÇÃO BILATERAL SIMÉTRICA: essa fase ocorre no momento em que a criança está desenvolvendo os movimentos simétricos. Nessa etapa, os lados do corpo se movem de maneira igual, no mesmo sentido e instante. Isso pode ser percebido por meio de simples ações, bater palmas ou balançar ambas as pernas ao mesmo tempo. Com o crescimento e desenvolvimento da criança, a coordenação bilateral simétrica é vista em brincadeiras que precisam dessa habilidade, como pular corda e estourar bolhas de sabão com as duas mãos.

 – COORDENAÇÃO BILATERAL ASSIMÉTRICA: momento em que cada lado do corpo é capaz de realizar separadamente ações diferentes, mas que os dois lados atuam em conjunto para realizar uma tarefa. A partir dessa fase, o cérebro organiza e aplica informações distintas, com isso a criança usa diversas habilidades, por exemplo: riscar ou pintar no papel segurando o lápis com uma das mãos enquanto a outra mão serve de apoio para segurar o papel; fechar o botão da camisa. Logo, a mão dominante realiza a ação principal e a outra mão serve de apoio.

– CRUZAR A LINHA MÉDIA: essa fase acontece quando o cérebro da criança de forma imaginária, cruza uma linha vertical no centro do corpo. Isso significa que, uma mão se move espontaneamente até o outro lado do corpo, de modo que, mesmo que a mão esquerda esteja mais próxima de um objeto que a criança queira pegar, se a mão dominante for a direita, a criança naturalmente prefere usar a mão direita para pegar o objeto. Nessa fase, a criança começa a usar o seu pé dominante para chutar a bola, além disso, para o desenvolvimento da leitura é necessário um funcionamento adequado desta fase.

– DESENVOLVIMENTO BILATERAL PARA FUNÇÕES ACADÊMICAS: se caracteriza pelo acúmulo das fases antecedentes para o desempenho de ações mais complexas. As crianças que não demonstram consistência na execução das habilidades dessa fase, provavelmente não obtiveram uma integração satisfatória das fases do desenvolvimento. Ações acadêmicas, como alfabetização, escrita e mesmo a habilidade de fala possuem a habilidade de coordenação bilateral como pré-requisito.

– COORDENAÇÃO BILATERAL RECÍPROCA: um lado do corpo realiza o movimento oposto ao outro lado. Por exemplo: balançar um braço para frente e o oposto para trás ao caminhar, subir os degraus de uma escada, pular amarelinha, nadar, entre outros. Portanto, atividades que exigem um certo ritmo com movimentos recíprocos se encaixam nas habilidades desta fase.

 REFERÊNCIAS

RODRIGUES, Ana Amélia. Confiabilidade e Validade dos Itens de Coordenação Bilateral e Sequenciamento Motor da Avaliação da Coordenação d Destreza Motora – ACOORDEM. Orientador: Lívia de Castro Magalhães. 2006. 71 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Ciências da Reabilitação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/MSMR-6XKFSE. Acesso em: 16 jun. 2022.

SANTOS, Daniela. COORDENAÇÃO E EQUILÍBRIO EM RELAÇÃO AO SEXO E IDADE. Orientadora: Nadia Cristina Valentini. 2015. 33 f. TCC (Graduação) – Curso de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/138217. Acesso em: 16 jun. 2022.

Está com dificuldades na alfabetização?. Neuro na Prática, 2020. Disponível em: https://neuronapratica.com.br/2020/05/08/16-atividades-para-voce-melhorar-a-coordenacao-bilateral-do-seu-filho/. Acesso em: 16 jun. 2022.

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2 respostas em “COMO A COORDENAÇÃO BILATERAL AJUDA NA LEITURA E NA ESCRITA?”

Excelentes informações, depois que assisti uma palestra da Luciana Brites em Cuiabá março de 2023, não consigo passar um dia; sem ler, assistir os vídeos dela e do Dr. Clay Brites. Informações maravilhosas…..Encantada….

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