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Como avaliar as aprendizagens dos alunos com deficiência?

Quando se fala em aprendizagem, processo pedagógico, conteúdos, percepção e outras palavras que estejam relacionadas à fruição do conteúdo por crianças; é preciso muita cautela.
Há pessoas que não sabem, mas dentro de uma sala de aula pode haver diferentes formas de absorver uma matéria ou uma explicação dada pelo educador. E no caso de alunos com deficiência? Há possibilidade de existir diferenças entre eles?
A resposta é sim. Obviamente, assim como há diversidade entre alunos regulares (que não apresentam deficiência cognitiva), há também diferenças entre estudantes com alguma deficiência. A pergunta que fica no ar é como avaliar as aprendizagens dessas crianças e adolescentes?
A primeira dica é jamais adotar a mesma forma de avaliação para todos os alunos. É preciso respeitar os limites que cada um apresenta. Portanto, deve-se ter um olhar minucioso quanto às habilidades e à percepção que os estudantes apresentam, sobretudo aqueles que manifestam alguma deficiência.
Hoje em dia, muitas escolas, que trabalham com a inclusão e que decidem por manter os alunos na mesma sala, adotam técnicas que são eficazes.

O que pode ser feito para os alunos?

– Avaliar cada atividade de forma particular, respeitando a cognição do aluno;
– Estabelecer alguns mecanismos que visem a facilitar o aprendizado do estudante com deficiência: adaptação para as necessidades da criança/adolescente;
– Abolir a adoção de um ritmo único de aprendizado pelos alunos;
– Flexibilizar as formas de avaliação dos estudantes (provas, exames, ditados, etc.) e evitar comparações com as respostas dadas por eles;
– Estabelecer recursos que promovam a acessibilidade dos estudantes com deficiência e facilitem a aprendizagem dos mesmos, assim como a expressão de todos eles através da fala.
O que deve ser feito para a promoção da inclusão dos alunos com deficiência é executar uma avaliação escolar que desenvolva o conhecimento, de forma que os educadores consigam identificar os resultados. Além disso, melhorar os pontos que precisam de mais atenção. Mas, claro, tudo de maneira que atenda às necessidades de cada pessoa.

Flexibilização dos conteúdos e dos suportes

Nada melhor que flexibilizar a forma de aplicar os conteúdos e até mesmo os suportes que podem usados em sala de aula. No caso dos conteúdos, os educadores podem procurar mecanismos que facilitem a absorção da matéria pelos alunos. Já os suportes podem ser variados, indo da velha lousa aos jogos pedagógicos, sobretudo aqueles que apostam nas cores e nos formatos para facilitar o aprendizado dos pequenos.

Um caminho longo a ser percorrido

Infelizmente, é preciso reconhecer que muita coisa deve ser feita para que as escolas, de fato, adotem a inclusão em suas dependências.
A aplicação de metodologias que abracem a todos os estudantes é apenas o primeiro passo para que alunos com deficiência encontrem seus espaços no ambiente escolar; tudo isso sem distinção, mas com adaptações que favoreçam o processo pedagógico das crianças e dos adolescentes.
Os pais têm muita importância nesse processo. Eles devem estar sempre presentes na vida escolar dos filhos e procurar estabelecer comunicação entre a casa e a escola.

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41 respostas em “Como avaliar as aprendizagens dos alunos com deficiência?”

Meu filho tem 6 anos tem dificuldade para aprender e tem um pouco de dislexia,o que fazer a Neuro passou medicamentos Nootron e Risperidon.Estou com medo de dar a medicação.

Boa noite,
Sou professora de AEE e uma das dúvidas das professoras das salas regulares de ensino é justamente como avaliar o aluno com algum tipo de deficiência. Essa dúvida é justamente pela cobrança que elas recebem das famílias. Suas orientações são de extrema importância para mostrar à elas que estamos no caminho certo, pois passo as orientações para elas que as provas devem ser de acordo com a individualidade do aluno, respeitando sua forma de entendimento, escrita, desenhos, oralmente, respeitando o tempo também para a realização de cada atividade. Também marcamos sempre reuniões com os pais para explicar que avaliar é um todo, e não somente um papel naquele momento. E que as avaliações dos filhos serão adaptadas conforme a necessidade de cada um.
Não sei se estamos no caminho certo, mas suas orientações são de suma importância para o meu trabalho.
Bjs, Isabel.

Minha filha foi diagnosticada com Mutismo Seletivo! !!!! Ah vários anos eu suspeitava disso e falei com psicóloga, professores e tds me diziam que era timidez, agora com 9 anos e no 3ano começou ficar impossível. Pois até hoje nao conversou com nenhum professor e está ficando pra trás da turma! Estou desesperada, pois hoje parece que a culpa é minha! Não sei o que fazer, qual medico procurar. Preciso urgente de ajuda

Meu filho tem 6 anos.A menos de1 ano descobri que ele tem a SSíndrome de willians.Esta sendo muito difícil para nós, entender td isso.Gostaria de ajuda, a respeito de comportamento, sobre a síndrome, no que podemos ajuda lo…por favor..obrigada

Etiane,
Sem avaliação, não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientações para uma intervenção… Acesse nosso blog e canal do YouTube para saber mais: neurosaber.com.br/artigos/ e goo.gl/8C9wiz

Sem avaliação, não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientações para uma intervenção… Acesse nosso blog e canal do YouTube para saber mais: neurosaber.com.br/artigos/ e goo.gl/8C9wiz

Olá bom dia equipe, sou Francisca Nunes do estado do Acre, professora do AEE… Gostaria que falasse mais um pouco sobre a própria avaliação como nota que é dada a cada aluno através de provas; Porque ainda enfrentamos dificuldades quando o aluno especial não consegue alcançar a nota minima …. Qual é a lei que ampara? sei que podemos avaliar através de relatórios, porem existe resistência de alguns colegas em avaliar pelo fato de alguns não ter o laudo. Por favor me ajudem que preciso de mais embasamento legal. Obrigada a todos por tornarem o nosso ensino especial mais fácil com a contribuição de vocês.
Grata,
Francisca Nunes
68 99949-9991

Um dos caminhos que contribue para que este processo aconteça é o trabalho em conjunto da psicopedagoga, escola e familiares. Muito bem colocado que a família tem um papel importatíssimo neste processo.
Aprendo muito com a NeuroSaber!

olá bom dia tenho um filho de 5 anos , ele tem muita dificuldade para aprender os numéros, cores e as letras não sei se pela idade mas a gente explica ensina varias vezes e ele fala errado as vezes acabamos de falar esse e o 5 filho se pergunta ele fala que e o 3.
e as vezes sem pergunta ele fala certo e na sequencia consegue mas tirou não acerta
já levei ele em uma consulta com psicopedagoga e disse que aparentmente esta td normal com ele
pois tirando essas dificuldades e muito esperto devo me preocupar antes estudava de manha estava cm muita dificuldades não conhecia nem o nome dele resolvi trocar de periodo e de professora e ele teve uma melhora muito grande em todos os sentidos , e só essa questao dos numeros e cores que tem me deixado preocupada.

Minha filha tem 6 anos e está no primeiro ano e ainda não conhece todas as letras e os números, sabe falar todos mas não reconhece na hora de escrever, quem eu posso procurar para fazer uma avaliação se ela está no nível de aprendizagem correto

Por favor, citei o artigo de vcs no meu artigo, mas não estou visualizando a data da publicação?
Preciso de ano da publicação e autor do artigo sobre avaliação de crianças com autismo.

Olá Ana , não é postado essas informações , faça a citação do link do artigo conforme as normas ABNT.

Boa tarde!!
Tenho um filho de 15 anos ele tem retardo mental leve,moderado
elê sabe ler,com dificuldade mais sabe;e também ele escreve
Mais na escola é aquele dilema
Ele está no 1 ano do ensino médio
e o conteúdo e muito difícil
E mandam as atividades para ele igual dos outros alunos ,porém ele não absolve .Eu que acabo fazendo a lição e ele copia .
Me ajudem saber e buscar o melhor conteúdo para desenvolver ele dentro do que ele pode.

BOA TARDE.
Preciso de informações sobre avaliação para alunos dos anos finais sobre o autismo.

Bom dia!
A escola tem uma aluna de 15 anos com TGD e ela não se identifica com alunos da
mesma faixa etária e é muito agressiva com colegas e funcionários da instituição. A escola buscou meios de adequação para que ela pudesse acompanhar a turma, sem sucesso. Seus responsáveis informaram que ela faz acompanhamento neuropediatra, com uso de medicamento. Informou também que a neuropediatra disse que ela não precisava de acompanhamento multiprofissional. Ocorre que a escola, com todo suporte possível, não consegue fazer com que essa aluna tenha evolução disciplinar e social.
Qual meio adequado para a escola relatar o que está ocorrendo com essa aluna, solicitando uma avaliação atualizada do medico que a acompanha? A escola pode pedir ao responsável ou ao neuropediatra que aluna faça acompanhamento multiprofissional?
Aguardo orientações para melhor atendermos as necessidades dessa aluna.

Olá bom dia. Sou de Atalaia do Norte, Amazonas. Nós encontramos várias dificuldades com relação a avaliação dos alunos especiais. principalmente com aqueles que não tem laudo médico. Pois, fica muito difícil por que os pais não tem condições de irem a nossa capital que fica muito longe Manaus para realizarem esse tipo de ação. Qual a melhor forma de avaliar essas crianças e com relação ao certificado que permite eles passarem de ano e serie. obrigada.

Olá Dacilia ,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
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