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Como desenvolver a coordenação motora no Autismo

A maioria das pessoas com TEA — Transtorno do Espectro Autista — apresenta algum tipo de dificuldade motora. Veja, neste artigo, como desenvolver a coordenação motora no autismo.

O desenvolvimento motor é fundamental em nossas ações cotidianas, é o que nos permite locomover e realizar ações que fazem parte da nossa rotina. As habilidades motoras são controladas pelo sistema nervoso central, tanto as finas— pequenos movimentos, como escrever e desenhar — quanto as grossas — como caminhar e jogar bola.

O desenvolvimento da coordenação motora no autismo deve ser acompanhado de perto, por profissionais especializados e pelos cuidadores. Observar as habilidades motoras da criança ajuda a descobrir quais são suas necessidades e dificuldades, para que intervenções possam ser realizadas para desenvolvê-las.

O desenvolvimento da coordenação motora no autismo

As crianças com autismo podem ter diferentes graus de dificuldade nas habilidades motoras finas e grossas. No entanto, elas podem ser superadas, apesar de suas causas estarem associadas às diferenças neurológicas e dificuldades no processamento sensorial no autismo.

As dificuldades nas habilidades motoras grossas envolvem equilíbrio, consciência corporal e controle motor, como praticar esportes ou andar de bicicleta. As dificuldades nas habilidades motoras finas envolvem ações que demandam o uso dos pequenos músculos das mãos, como usar o lápis ou tocar um instrumento.

As dificuldades na coordenação motora no autismo podem ser tratadas, princialmente se detectadas precocemente. Quando um profissional observa as dificuldades únicas da criança no desenvolvimento das habilidades motoras, um plano de tratamento é desenvolvido para atender às suas necessidades específicas.

Por isso, é importante observar as crianças com dificuldade para andar, manipular objetos, escrever, balançar, pular, manter a postura, imitar os movimentos de outras pessoas, sejam elas leves ou graves.

As dificuldades motoras podem ter efeitos no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças com autismo. Isso porque habilidades, como sentar-se, pegar objetos e andar, permitem aprender novas experiências que estimulam o aprendizado. 

Além disso, bebês que não se movem muito ou não agarram objetos tendem a ter menos interações com seus cuidadores, limitando as oportunidades de desenvolver a linguagem e outras habilidades. 

Todas essas dificuldades na coordenação motora podem fazer com que as crianças com autismo evitem se envolver em atividades físicas, como esportes, limitando suas oportunidades de interação social. 

Como desenvolver a coordenação motora no autismo

Para desenvolver a coordenação motora no autismo a terapia ocupacional é indicada. Hoje, além da TO, são oferecidos novos tipos de terapia, como ioga, artes marciais e musicoterapias com foco no autismo.

No entanto, os terapeutas ocupacionais são profissionais especializados em determinar as causas dos atrasos nas habilidades motoras, como planejamento motor, postura e baixo tônus, habilidades de integração viso motora ou dificuldades no processamento sensorial. 

Além de fornecer avaliação, os terapeutas ocupacionais realizam intervenções para desenvolver as habilidades motoras da criança por meio de atividades específicas. 

Os terapeutas ocupacionais ajudam as crianças com autismo a atingir os seus objetivos nas sessões de terapia, mas os pais também podem ajudar em casa, com atividades e estratégias para ajudar a desenvolver e fortalecer a capacidade motora do seu filho.

Veja algumas brincadeiras e ações simples que você pode fazer com seu filho em casa:

  • Procurar objetos escondidos em massinha, areia ou argila.
  • Colocar os lanches em sacos de papel ou outros recipientes que permitam à criança manipular os fechos.
  • Usar brinquedo de apertar, blocos de construção ou objetos que possam separar e juntar por semelhança.
  • Colocar tiras de Velcro nas peças de trás dos quebra-cabeças para criar uma resistência ao puxar.
  • Usar prendedores de roupa ou pinças para pegar pequenos objetos.
  • Usar uma garrafa de apertar para regar as plantas.
  • Colocar moedas em um cofrinho.
  • Escrever e desenhar na argila, areia ou massinha.
  • Usar giz de cera quebrado para facilitar a pegada do lápis.
  • Recortar imagens de revistas e fazer colagens. 

As crianças com Transtorno do Espectro Autista podem precisar de um tempo adicional para se adaptar a novas situações e aceitar mudanças em sua rotina. Por isso, as habilidades motoras finas podem ser desafiadoras, deixando-as sobrecarregadas. 

No entanto, a exposição contínua e os diferentes desafios das atividades, a persistência e o cumprimento das tarefas podem deixar as crianças ainda mais dispostas a participar de atividades que promovam o desenvolvimento motor. 

É importante que os pais estejam familiarizados com o tratamento elaborado pelo terapeuta ocupacional, pois eles têm um papel ativo no desenvolvimento da coordenação motora de seus filhos.

Por último, mas não menos importante, os pais podem ajudar ainda mais seus filhos, melhorando sua própria compreensão da importância do desenvolvimento das habilidades motoras das crianças. Portanto, se este artigo foi útil para você, compartilhe em suas redes e ajude outras famílias!

Referências:

KRUGER, Gabriele Radünz; SILVEIRA, Jennifer Rodrigues  and  MARQUES, Alexandre Carriconde. Motor skills of children with autism spectrum disorder. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2019, vol.21 [cited  2021-03-22], e60515.

SONG, Jennifer. Enhancing Motor Skills of Children with Autism Spectrum Disorder: The Potential of an Interactive Metronome Approach.

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7 respostas em “Como desenvolver a coordenação motora no Autismo”

Olá, esse artigo me ajudou muito, sou professora de educação infantil.
Esse ano minha turma tenho duas crianças com autismo, uma com microcefalia, tenho muitas duvidas em saber se eles aprendem da mesma forma? obrigada por nos da essa oportunidade!

Bom dia!
Fiquei muito feliz em ver que o nosso trabalho foi citado e tem ajudado outros professores.
Parabéns por levar conhecimento.

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