Voltar

Como desenvolver o movimento psicomotor infantil?

A Psicomotricidade é, sem dúvidas, uma grande aliada para a estimulação e o desenvolvimento. 

A Psicomotricidade enquanto ciência tem o intuito de organizar os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas do desenvolvimento humano. Por isso é muito importante que, ao realizar uma abordagem psicomotora, se tenha entendimento sobre as fases de desenvolvimento, visto que cada uma dessas etapas possui as suas peculiaridades, tipos de estimulação e níveis de maturidade do ser humano.

Quais são as áreas psicomotoras

As áreas psicomotoras estão estruturadas hierarquicamente e acompanham o desenvolvimento do ser humano nos primeiros sete anos de vida.

Tônus 

Tônus é o mecanismo básico de estruturação e de organização do ser, nos aspectos motores, cognitivos e afetivos. 

O tônus é o mecanismo básico, que dá o impulso e mantém a estabilidade da atenção, da concentração e da força. É responsável pelo mecanismo de contração e distensão muscular, existente em qualquer tipo de movimento corporal.

Equilibração

Equilibração é o conjunto de aptidões estáticas e dinâmicas, abrangendo o controle postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção. 

O equilíbrio estático é a capacidade de ficar parado e trabalhando principalmente o que chamamos de freio inibitório, enquanto que o equilíbrio dinâmico é aquele trabalhando durante a movimentação.

Estruturação espácio-temporal e Lateralização. 

A estruturação espácio-temporal é a noção e a estruturação de espaços visuais e auditivos. 

A lateralização é a dominância lateral e nomeação de direita e esquerda.

Esquema e imagem corporal

Entidade básica da psicomotricidade, que se constrói individualmente e holisticamente, esquema e imagem corporal é a forma como visualizamos, conceituamos, nomeamos e discriminamos o nosso corpo.

Praxia fina e Praxia global. 

Praxia é a organização de um ato com determinado fim. Para realizar uma ação, existe uma sequência de ações menores e movimentos organizados. 

A praxia global é feita com o corpo inteiro e a praxia fina é feita com a mão.

Por que desenvolver o movimento psicomotor infantil?

A maioria das pessoas não percebe que existe uma conexão entre corpo e mente. Quando o corpo está preparado para o aprendizado, o aprendizado se torna mais fácil.

Queremos que nossas crianças leiam naturalmente e tenham a capacidade de escrever palavras. Surpreendentemente, muitas crianças hoje estão entrando na escola sem essas habilidades básicas.

Alguns exercícios para estimular a psicomotricidade podem ajudar. Eles podem ser a chave para fortalecer o corpo de uma criança e para melhorar a aprendizagem.

Atividades para estimular o desenvolvimento psicomotor

Boliche aéreo

Materiais: Bolas, cinco garrafas pets, grãos de arroz/feijão.

Vá a um espaço que permita que a criança brinque. Coloque alguns grãos de arroz ou feijão dentro da garrafa pet, apenas para que ela não caia facilmente (com a força do vento, por exemplo). 

Depois, posicione-as como os pinos do boliche e deixe a criança a uma distância de 2 m. Ela deverá arremessar a bola tentando derrubar todas as garrafas. Conforme ela for jogando, de acordo com a dificuldade ou facilidade, aumente ou diminua a distância entre o ponto de lançamento e as garrafas.

De galho em galho

Materiais: Folhas de revistas e aparelho de som.

Espalhe várias folhas de revista no espaço, com uma distância de 50 a 60 cm entre elas. Coloque a música e informe que, ao parar, as crianças devem encontrar e ficar em cima de uma folha de revista, os pés não podem ficar direto no chão. Certifique-se de manter as crianças com uma distância segura para não se machucarem.

Deslizando pelo chão

Materiais: Papel crepom e cordas pequenas.

Faça pequenas fitas de papel crepom e vá amarrando nas partes do corpo da criança: amarre na cabeça (fazendo uma faixa), nas mãos, nos braços, nos joelhos, nos pés. 

Deixe que as crianças andem e corram, percebendo o movimento das fitas com as ações do corpo. Enquanto ela brinca, pergunte em quais partes do corpo ela tem fitas amarradas: é importante que elas consigam nomeá-las.

A psicomotricidade infantil é uma base fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Quando as habilidades psicomotoras dos pequenos estão bem desenvolvidas, o processo geral de aprendizado deve ser mais facilitado, reduzindo alguns entraves nessa jornada. 

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários!

REFERÊNCIAS

BRITES, Luciana. Crianças Ativas. Londrina: Editora NeuroSaber, 2020. 

SILVA, Samara Lilian Zulian Ruas da; OLIVEIRA, Maria Carolina Camargo de  e  CIASCA, Sylvia Maria. Desempenho percepto-motor, psicomotor e intelectual de escolares com queixa de dificuldade de aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.103 [citado  2020-06-18], pp. 33-44 .

Você também pode se interessar...

2 respostas em “Como desenvolver o movimento psicomotor infantil?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *