Voltar

Como desenvolver o vocabulário infantil

Antes da criança aprender a ler, ela precisa ter uma boa compreensão das palavras e seus significados. Ainda bem que existem maneiras simples de desenvolver o vocabulário infantil, muitas delas através de ações cotidianas. Saiba mais, neste artigo.

Desde uma leitura em voz alta até uma simples conversa, os pais podem ajudar seus filhos a aprender o significado das palavras, suas semelhanças e diferenças e a desenvolver as habilidades da linguagem, mesmo em crianças com atrasos na fala. 

Quanto mais os pais ajudarem seus filhos a desenvolver o vocabulário, mais preparados eles estarão para a alfabetização. Os pais de crianças com autismo, apraxia da fala ou outros distúrbios, como gagueira, podem consultar um fonoaudiólogo que irá recomendar técnicas eficazes para desenvolver habilidades de linguagem.

Aqui estão algumas atividades fáceis e divertidas para desenvolver o vocabulário infantil. Confira!

Atividades para desenvolver o vocabulário infantil

Visite uma biblioteca 

Se você procura um lugar para começar a construir o vocabulário e as primeiras habilidades de leitura do seu filho, visite uma biblioteca. Pesquisas mostram uma forte correlação entre o uso da biblioteca e as habilidades de alfabetização em crianças. 

O simples fato de estar em um lugar com muitos livros e referências literárias faz com que as crianças se sintam mais confortáveis para ler. As bibliotecas infantis costumam oferecer atividades divertidas e envolventes para as crianças pequenas, o que as expõe a novas palavras e lhes dá a oportunidade de socializar.

Encontre e use sinônimos 

Uma maneira fácil de apresentar novas palavras para a criança é usá-las você mesmo. Afinal, os pais são os primeiros modelos para seus filhos. Uma maneira de fazer isso é se tornar um dicionário de sinônimos ambulante. Embora sejam palavras que significam a mesma coisa, muitas vezes um sinônimo é mais descritivo do que a palavra original. 

Ensine e reforce o alfabeto

Cantar canções do alfabeto ajuda a reforçar o aprendizado do mesmo e deixa as crianças mais confiantes. Além disso, é uma ótima maneira de manter seu filho ocupado em viagens de carro, em salas de espera ou filas.

Você também pode brincar com o alfabeto, em passeios e eventos familiares, como um piquenique, por exemplo, nomeando os itens de acordo com a letra que começam, em ordem alfabética. 

Use palavras descritivas

Quando se trata de desenvolver o vocabulário infantil, quanto mais palavras as crianças puderem ouvir diariamente, mais aprenderão a usá-las. Tente inserir palavras descritivas nas conversas diárias com seus filhos. 

Por exemplo, ao descrever objetos e situações, tente usar palavras como incomum, relaxante ou criativo. Essas palavras podem estar além da compreensão da criança, mas, ao usá-las no contexto adequado, você as torna mais compreensíveis.

Faça etiquetas

Se você quiser que seu filho aprenda mais palavras, facilite esse processo desenvolvendo sua compreensão usando etiquetas para nomear itens, de forma que ele aprenda a reconhecer a aparência da palavra. Por exemplo, se os brinquedos estiverem separados em diferentes caixas, rotule-as, como blocos, bonecas, carros, livros, etc.

Colagens com palavras

Quando se trata de introduzir novas palavras, ver é aprender. Ensinar seu filho a classificar e categorizar ajuda no raciocínio lógico e na construção do seu vocabulário. Uma boa maneira de ajudar as crianças a aprender novas palavras é ajudá-las a visualizar o que escutam. 

Você pode fazer isso em forma de brincadeira, usando fotos ou recortes de revistas para cada palavra, fazendo colagens e usando a imaginação para criar lindas obras de arte!

Brincando com rimas

Rimar não é apenas divertido, mas uma maneira fácil de fazer a criança pensar sobre como palavras diferentes se relacionam umas com as outras. Cante canções com rimas, brinque com as palavras, inventem palavras que rimam, nada melhor do que aprender brincando!

Leia em voz alta 

Além de ser uma ótima maneira de passar mais tempo com seu filho, ler em voz alta é uma ótima maneira de expô-lo a novas palavras. Escolha livros que sejam do interesse da criança, mas que usem palavras um pouco acima do entendimento delas. Juntos, vocês podem descobrir o que as palavras significam, usando o contexto da história — outras palavras e imagens do livro.

Desenvolver o vocabulário infantil é simples e muito necessário para preparar a criança para o processo de leitura e escrita. Ajudar seu filho a aprender e incorporar novas palavras é algo que você pode fazer nas atividades cotidianas, aproveitando os momentos que passam juntos para torná-los mais proveitos e divertidos! 

Agora que você já sabe como desenvolver o vocabulário infantil, compartilhe este artigo em suas redes e ajuda outras famílias!

Referências:

FERRACINI, Fernanda; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIAS, Natália Martins  e  CAPOVILLA, Fernando César. Avaliação de vocabulário expressivo e receptivo na educação infantil. Rev. psicopedag. [online]. 2006, vol.23, n.71 [citado  2021-06-28], pp. 124-133 .

HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos. Mariana Blecha Pereira. Desempenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem em prova de vocabulário expressivo.

Você também pode se interessar...

2 respostas em “Como desenvolver o vocabulário infantil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *