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Como diferenciar deficiência intelectual de atraso cognitivo?

Deficiência intelectual e atraso cognitivo são conceitos diferentes, mas ambos são usados para definir uma pessoa com limitações no funcionamento mental e em habilidades sociais, de comunicação e autocuidado. 

Essas limitações fazem com que a criança aprenda e se desenvolva mais lentamente. Isso quer dizer que as crianças com deficiência intelectual ou atraso cognitivo podem demorar mais para aprender a falar, andar e realizar cuidados pessoais, como vestir-se ou comer. Da mesma forma, podem ter mais dificuldades na aprendizagem. 

Elas são capazes de aprender, porém de uma forma mais lenta que as crianças neuro típicas. Na maioria dos casos, as crianças com deficiências cognitivas, apresentam atrasos no desenvolvimento. Saiba mais, neste artigo.

Deficiência intelectual e atraso cognitivo

O atraso cognitivo é um termo usado para se referir a qualquer deficiência que afete os processos mentais, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, autismo, lesão cerebral, dificuldades de aprendizagem, entre outras.

A deficiência intelectual (DI) é um termo usado quando uma pessoa tem limitações no funcionamento e nas habilidades cognitivas, de comunicação, sociais e de autocuidado. Essas limitações fazem com que a criança se desenvolva e aprenda mais lentamente ou de maneira diferente do que uma criança com desenvolvimento típico. 

A deficiência intelectual pode surgir a qualquer momento do desenvolvimento e até mesmo antes do nascimento. A deficiência intelectual é considerada um atraso cognitivo. De acordo com a Associação Americana de Deficiências Intelectuais e de Desenvolvimento, para uma pessoa ser diagnosticada com deficiência intelectual, precisa atender a três critérios:

  1. QI abaixo de 70-75.
  2. Apresentar limitações significativas em duas ou mais áreas adaptativas (habilidades necessárias para viver, trabalhar e se divertir, como comunicação ou autocuidado).
  3. Manifestar a condição antes dos 18 anos.

Qual a causa da deficiência intelectual?

A deficiência intelectual — anteriormente conhecida como retardo mental — pode ser causada por lesão, doença ou um problema no cérebro. Para muitas crianças, a causa da deficiência intelectual é desconhecida.

Algumas causas de deficiência intelectual podem ocorrer antes do nascimento, como a Síndrome de Down, síndrome do álcool fetal, Síndrome do X frágil, defeitos congênitos e infecções. Algumas acontecem durante o nascimento ou no primeiro ano de vida.

Outras causas de deficiência intelectual podem ocorrer quando a criança for mais velha, como traumatismo craniano grave, infecções ou derrame.

As causas mais comuns de deficiência intelectual são:

Condições genéticas

Às vezes, a deficiência intelectual é causada por genes anormais herdados dos pais, erros na combinação dos genes ou outros motivos. Exemplos de condições genéticas são a síndrome de Down, a síndrome do X frágil e a fenilcetonúria (PKU).

Complicações durante a gravidez

Uma deficiência intelectual pode ocorrer quando o bebê não se desenvolve adequadamente durante a gravidez. Por exemplo, pode haver um problema com a forma como as células do bebê se dividem. Uma mulher que bebe álcool na gestação ou contrai uma infecção como a rubéola também pode ter um bebê com deficiência intelectual.

Problemas durante o parto

Se houver complicações durante o trabalho de parto e nascimento, como falta de oxigênio para o bebê, ele pode apresentar deficiência intelectual.

Doenças ou exposição tóxica

Doenças como tosse convulsa, sarampo ou meningite podem causar deficiência intelectual. A DI também pode ser causada ​​por desnutrição extrema, falta de atendimento médico adequado ou exposição a venenos como chumbo ou mercúrio.

Sabemos que a deficiência intelectual não é contagiosa — ninguém pega deficiência intelectual de outra pessoa. Também sabemos que não é uma doença mental, como depressão ou outros transtornos. 

Por isso, não há cura para a deficiência intelectual. No entanto, as crianças com DI podem aprender a fazer muitas coisas, apenas precisam de mais tempo ou de aprender de forma diferente do que as outras crianças.

Sinais de Deficiência Intelectual

Os pais de crianças com DI podem observar alguns sinais precocemente em seus filhos. Quanto antes for realizado o diagnóstico, melhores e mais eficazes serão as intervenções e tratamentos.

Quatro sinais clínicos podem ser percebidos com facilidade nos primeiros anos de vida da criança, são eles:

  1. Dependência extrema: incapacidade de resolver problemas e situações cotidianas sem a mediação de um adulto.
  2. Dificuldade de abstrair: dificuldade em usar a imaginação para aprender algo novo e encontrar soluções para problemas de forma criativa.
  3. Atraso no desenvolvimento: atrasos no desenvolvimento motor, na linguagem e dificuldades nas interações sociais.
  4. Dificuldade de generalização: incapacidade de usar conhecimentos adquiridos para outros objetivos e aprendizados.

Esses sinais podem ser percebidos pelos pais antes mesmo das crianças completarem dois anos. Após essa idade, outros podem surgir, como:

  • Falta de interesse em ir para a escola ou realizar as tarefas em casa;
  • Dificuldade de interagir com os pares de idade ou desconhecidos;
  • Dificuldade no desenvolvimento da fala, na identificação de letras e na adaptação a ambientes novos.

Diante qualquer sinal de atraso cognitivo ou deficiência intelectual, procure um especialista. Se restou alguma dúvida, deixe nos comentários.

Referências:

DORNELAS, Lílian de Fátima, Neuza Maria de Castro Duarte e Lívia de Castro Magalhães.

Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor: mapa conceitual, definições, usos e limitações do termo. https://www.scielo.br/pdf/rpp/v33n1/pt_0103-0582-rpp-33-01-00088.pdf

MOREIRA, Lília Maria de Azevedo. Deficiência intelectual conceitos e causas. http://books.scielo.org/id/7z56d/pdf/moreira-9788523211578-06.pdf

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1 resposta em “Como diferenciar deficiência intelectual de atraso cognitivo?”

A criança quando esquece o que aprende ou tem uns start de memória, asssociado a dificuldade de associar o som a letra, e o planejamento de tarefas é deficiência intelectual, sera que meu raciocínio está correto.

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