Voltar

Como engatinhar é importante para o desenvolvimento infantil

O momento em que a criança começa a andar é muito marcante para aqueles que acompanham seu desenvolvimento de perto, mas engatinhar também é um marco muito importante e necessário para o bebê.

O ato de engatinhar oferece muitas experiências que ajudam a criança a se desenvolver e fortalecer seu tônus muscular.

Se até os nove meses de idade a criança não tentar ou começar a engatinhar, pode ser uma boa ideia realizar uma consulta com seu pediatra ou fisioterapeuta. Continue lendo este artigo para saber sobre a importância de engatinhar no desenvolvimento infantil!

O que é engatinhar?

Podemos definir o engatinhar como uma etapa intermediária entre sentar e andar.

É importante reforçar que não existe uma única maneira de engatinhar. Cada bebê é único e é normal que ele comece engatinhando de uma maneira e mude logo em seguida.

O engatinhar é o primeiro e mais longo período em que o bebê está colocando peso nas mãos para desenvolver força e estabilidade nos ombros. Esse exercício funciona fortalecendo e estimulando suas habilidades motoras.

Isto é importante porque permite que eles tenham o controle de suas mãos para outras habilidades, tais como comer, colorir, brincar, escrever e se vestir.

Quando os bebês começam a engatinhar?

Os bebês normalmente começam a engatinhar em torno do marco de 9 meses ou mais tarde, mas alguns começam aos 6 ou 7 meses, enquanto outros demoram para ficar de quatro no chão. 

Alguns bebês também podem evitar engatinhar, indo direto da posição sentada para a posição em pé e para a caminhada. 

Neste caso, é importante a presença de um olhar atento, pois ao não engatinhar, o bebê está pulando uma etapa muito importante para seu desenvolvimento.

Como posso ajudar meu bebê a engatinhar? 

As sugestões a seguir podem ajudar a incentivar:

  • Dê ao seu bebê o máximo de tempo possível no chão. A exploração ajuda os bebês a experimentarem novos movimentos.
  • Permita que seu bebê descubra como sentar e ficar de pé completamente sozinho. Dessa forma, ela desenvolverá a força e a coordenação necessárias para engatinhar sobre as mãos e joelhos.
  • Evite segurar ou apoiar seu bebê na posição vertical para evitar que ele desenvolva uma tensão muscular excessiva que dificulte o engatinhar.

Se o seu bebê arqueia muito as costas, não usa muito os braços e as pernas, rola com mais frequência do que engatinha, ou não parece interessado em se mover, procure o auxílio de um neurologista funcional.

Evidências apontam que as crianças que perdem o estágio de engatinhar podem apresentar dificuldades de aprendizagem mais tarde na vida. 

Rastejar com as mãos e joelhos é de vital importância para o desenvolvimento adequado do cérebro e do corpo. 

A importância de engatinhar para o desenvolvimento infantil

Acredite ou não, os bebês podem fazer grandes avanços de aprendizagem ao construir seu tônus ​​muscular e habilidades motoras grossas e finas. 

Aqui estão alguns dos benefícios de engatinhar enquanto seu filho é pequeno.

Melhora a habilidades físicas da criança

O engatinhar fortalece as coordenações motoras grossas e finas (movimentos amplos e refinados), equilíbrio, coordenação motora e mão-olho e força geral são apenas alguns exemplos. 

O desenvolvimento e o refinamento dessas habilidades ajudarão seu filho a desempenhar atividades como correr, pular, escrever, se vestir e jogar bola. 

A força que eles desenvolvem também aumenta sua postura e os prepara para andar.

Aumenta sua percepção espacial

Quem diria que engatinhar pode melhorar as habilidades de resolução de problemas de uma criança? 

À medida que uma criança se movimenta, ela descobre a distância e o posicionamento dos objetos.

 Por meio de tentativa e erro, eles também aprenderão que precisam contornar obstáculos que não podem ser escalados ou rastejados. 

Assim, eles criam um novo caminho, desenvolvendo e implementando habilidades básicas de resolução de problemas.

Desempenha benefícios cognitivos

Você já ouviu falar do lado direito e esquerdo do cérebro? 

Bem, para funcionar da melhor forma, esses dois lados precisam estar em comunicação total um com o outro e sua capacidade de se comunicarem entre si não é uma habilidade que se desenvolve inteiramente de forma espontânea. 

Há coisas que temos que fazer para encorajar esses dois lados a trabalharem juntos e engatinhar é um grande passo.

Os movimentos necessários para engatinhar fazem com que os dois lados do cérebro interajam, o que, por sua vez, melhora a coordenação motora da criança.

Desenvolve a autoconfiança e autonomia

A criança aprende como correr riscos e o fracasso e o sucesso que vêm desses riscos. 

Eles também aprendem a tomar decisões sobre destino e velocidade e o prazer de atingir metas. 

Este é um benefício fácil de testemunhar à medida que as crianças crescem e amadurecem em seus movimentos. 

Concluindo

Desta forma, podemos ver alguns dos muitos benefícios que o ato de engatinhar traz para o desenvolvimento da criança.

Com suas habilidades motoras bem desenvolvidas, a criança está muito mais preparada  e muito mais confiante para descobrir o mundo ao seu redor. Por isso, não hesite em estimular o seu bebê a engatinhar!

Além de todos esses benefícios que citamos acima, você sabe qual é o impacto do engatinhar na escrita e vida escolar da criança? Então assista esse vídeo da Luciana Brites falando sobre o assunto! Clique no play e faça bons estudos! 

Referências:

Integrated Learning Strategies. n.d. The Learning Risks when Babies Skip the Crawling Phase – Integrated Learning Strategies. [online] Disponível em: <https://ilslearningcorner.com/why-babies-should-never-skip-the-crawling-phase/> [Acesso em 30 agosto 2021].

The Functional Neurology Center. n.d. Crawling is important for childhood brain development. [online] Disponível em: <https://thefnc.com/research/crawling-is-important-for-childhood-brain-development/> [Acesso em 30 agosto 2021].

What to Expect. n.d. When Do Babies Start Crawling? Teaching Your Baby to Crawl. [online] Disponível em: <https://www.whattoexpect.com/first-year/crawling/> [Acesso em 30 agosto 2021].

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *