Voltar

Como estimular o uso de banheiro em crianças?

O que fazer para estimular as crianças ao uso de banheiro? E se o pequeno necessitar de uma atenção maior? Enfim, essas perguntas são sempre pensadas por pais e profissionais que lidam com a criação e a educação de meninos e meninas bem novos.
A situação passa a exigir mais cautela quando a criança convive com alguma condição que incite um cuidado maior, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando que uma pessoa com autismo nem sempre desenvolve linguagem verbal, nota-se um cenário em que os responsáveis precisam estabelecer estratégias a fim de garantir uma comunicação alternativa.

Desafios para adultos e crianças

O uso de banheiro por parte de quem convive com TEA é um desafio para todos os envolvidos. Para os pais, o detalhe que mais preocupa é estimular seus filhos a externar a vontade de executar as necessidades fisiológicas. Para as crianças, por sua vez, saber se expressar é o ponto que mais deve causar embaraços.

Como perceber a intenção do pequeno?

Quando a criança não consegue se comunicar verbalmente, ela costuma demonstrar algum incômodo na iminência de aliviar suas necessidades fisiológicas. É muito comum que os pequenos se mexam mais do que o normal ou usem as mãos para gesticular algo, até mesmo quando não conseguem segurar.
Se isso acontecer, tente criar formas de estímulo que impulsionem a vontade de fazer xixi. Por exemplo, faça o sabor de suco preferido de seu filho e sirva alguns copos ao longo do dia. Ele provavelmente vai aumentar as idas ao banheiro, eis aí uma oportunidade para encorajar sua criança até o toalete.
Você pode adotar práticas lúdicas que auxiliarão esse processo, como alguma brincadeira, a imitação das vozes de seus personagens preferidos ou a utilização de um brinquedo específico. Tudo isso para induzir o uso de banheiros em crianças.

De que jeito posso falar com a criança?

Embora a imitação de vozes seja uma alternativa, é interessante salientar que evitar termos infantilizados e possibilitar expressões corretas do idioma são excelentes para aumentar o vocabulário dos pequenos.

Descarga: um desafio para os pequenos

Em relação ao uso de banheiro em crianças, o ruído emitido pela descarga pode assustá-las. A dica é estar sempre por perto e ampará-la diante do medo que ela tende a demonstrar. A dica é sempre ir cantando com a criança para que ela fique calma e saiba que você estará sempre ali por perto. Com isso, o pequeno vai criar a confiança necessária para utilizar a descarga sempre que necessário.

Como estimular o uso de banheiro em crianças na escola?

É preciso que a criança chegue ao ambiente escolar parcialmente treinada quanto ao uso do toalete. Se os pais deixarem para os educadores e os auxiliares desempenharem essa função, o pequeno pode demonstrar um desempenho bem aquém do que deveria.
Por isso é importante que seu filho seja devidamente treinado dentro de casa para que ele aprenda todas as estratégias que viabilizem uma experiência bem-sucedida. Com o auxílio da família e da escola, o pequeno pode conquistar progressos cada vez maiores.
PROTEA Como estimular o uso de banheiro em crianças?

Dicas para higiene

O uso de banheiro em crianças também precisa de algumas estratégias que possibilitem a higienização após as necessidades fisiológicas. Procure sempre adotar tom lúdico nessas situações e sempre com total paciência. Outra dica é a utilização de lenços umedecidos para limpá-la, tendo em vista que o papel higiênico é um material mais áspero e pode machucá-la.

Em outros ambientes

Fora de casa, a solução é adotar as mesmas técnicas que são utilizadas dentro do lar. Porém, os cuidados devem ser redobrados e a companhia de um responsável indispensável.
Mesmo com essas dicas, o aconselhável é que vocês conversem com o terapeuta de sua criança a fim de estar por dentro das soluções mais eficazes para o pequeno.
 
Blog_neurosaber_-_Dr_Clay_Brites Como estimular o uso de banheiro em crianças?

Você também pode se interessar...

4 respostas em “Como estimular o uso de banheiro em crianças?”

Olá Lilian,tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *