Voltar

Como fica a rotina das crianças em isolamento social?

A rotina tem um papel importante em nossa vida, principalmente neste momento de pandemia. Como criar um dia a dia saudável no isolamento social com as crianças?

Essa é pergunta que ocupa a cabeça da grande maioria dos pais desde o início da quarentena. O segredo do equilíbrio está na rotina que deve ser programada, mas também flexível o suficiente para dar espaço ao inesperado e alegrias espontâneas.

Isso porque a previsibilidade e a estrutura ajudam a reduzir a ansiedade da família, não só da criança, mas também dos pais. Além disso, uma rotina estruturada fornece uma sensação de segurança e ajuda a atravessar esse momento de incerteza.

Se você é pai e procura ajuda para criar e manter uma rotina saudável para a família nessa quarentena, este artigo é para você!

Por que rotina é importante?

A rotina é muito importante para as crianças em qualquer momento, mas principalmente em isolamento social, quando estão sem frequentar a escola e outras atividades as quais estavam habituadas.

Para você entender a importância da rotina, veja como ela nos ajuda de diferentes formas:

  • ser mais organizados;
  • o dia se torna mais funcional para os pais;
  • as crianças se sentem mais tranquilas e seguras, já que elas gostam de saber o que acontecerá a seguir, especialmente as que têm necessidades especiais;
  • ajuda as crianças a ter um senso de controle sobre suas vidas e a aprender a ser mais independentes. 

Como criar uma rotina no isolamento social com crianças?

Criar uma rotina e seguir um cronograma previsível no isolamento social ajuda as famílias a manter o foco e reduzir a ansiedade. A pergunta mais frequente dos pais é: como manter as crianças entretidas enquanto trabalham?

A melhor forma disso acontecer é planejando uma rotina diária que inclua: 

  • tempo ao ar livre, 
  • tempo de aprendizado, 
  • tempo criativo, 
  • tempo de brincar,
  • tarefas domésticas, 
  • refeições e higiene pessoal. 

É muito importante para as crianças ter uma rotina, pois elas precisam disso. Ao criar a sua programação diária lembre-se de incluir horário para refeições, para tomar banho, para fazer as atividades escolares e de lazer.

Como conciliar o Home Office e as tarefas escolares?

Se você estiver trabalhando em casa, a dica é reservar na sua agenda um tempo para as crianças e um horário de trabalho. Como estamos em isolamento e as escolas estão mandando as atividades para fazer em casa, é interessante, nesse momento, se houver a possibilidade, que os pais dividam os cuidados com os filhos.

Por exemplo, um fica responsável pela refeição e banho e o outro se responsabiliza pelas atividades da escola. Enquanto um estiver com o filho, o outro se dedica ao seu Home Office. Vale lembrar que você não é professor do seu filho, só precisa facilitar o aprendizado dele. 

Hora de Lazer

Planeje os momentos de lazer do seu filhos, quando você também estiver livre e terminado o trabalho. As crianças precisam do envolvimento com seus pais, por isso nesse momento de lazer é interessante que todos estejam juntos. 

Escolher as atividades nos momentos de lazer vai depender se vocês vivem em apartamento ou em uma casa com quintal. Para quem vive em casa, busque resgatar brincadeiras antigas como: batata quente, amarelinha, entre outras.

Se vivem em apartamento, procure fazer as atividades que acalmam, que podem ser feitas com a criança sentada, como desenhar, passa-anel, leitura, entre outras. Também vale a pena apostar na tecnologia — existem jogos e games educacionais que os pais podem jogar com os seus filhos, sem medo.

A importância do brincar

O brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança. Elas têm uma imaginação fantástica e isso precisa ser estimulado. As crianças são capazes de transformar uma caixa de leite em um castelo e uma caixa de ovos em uma cidade.

É muito importante estimular a imaginação das crianças e ao brincar elas fantasiam, usam a imaginação. Dessa forma, têm muito mais chance de se tornarem adultos criativos, capazes de solucionar problemas e tomar decisão. Todas essas habilidades dependem da criatividade, que é desenvolvida no brincar. Por isso é fundamental incluir na rotina das crianças, tempo para brincar livremente.

Auto cuidado dos pais

Por último, mas não menos importante, planeje um tempo para você. É fundamental que os pais possam se cuidar, para poderem também cuidar dos filhos. Inclua um momento de autocuidado na sua rotina de quarentena.

Restou alguma dúvida sobre como criar uma rotina no isolamento social com crianças? Deixe nos comentários.

Referências:

https://jornal.usp.br/atualidades/criancas-devem-ter-rotina-para-brincar-em-isolamento-social/
https://www.brasildefato.com.br/2020/03/30/especialista-da-dicas-para-o-periodo-de-isolamento-social-com-criancas-em-casa

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *