Voltar

Como lidar com as crianças na quarentena?

Enfrentar a pandemia tem sido um desafio para os pais, pois além das mudanças que o isolamento gerou em nossas vidas, precisam lidar com as crianças, sem escola, na quarentena.

Muitos pais e mães ficam na dúvida sobre como abordar o assunto com os filhos e também em busca de dicas e atividades para fazer com as crianças. São muitos os desafios, pois precisam trabalhar, em casa ou na rua, e fica difícil criar uma rotina.

Pensando nisso, escrevemos este artigo com dicas de como lidar com as crianças na quarentena. Esperamos ajudar você, boa leitura.

Dicas para lidar com as crianças na quarentena

Mantenha a calma 

Sabemos que não é fácil, mas as crianças e os jovens precisam de estabilidade, especialmente em tempos de incerteza. Por mais que esteja difícil para nós adultos, precisamos manter a calma e conversar com as crianças de uma maneira tranquila sobre o que está acontecendo.

Crie uma rotina de estudos

Estruture uma rotina para seu filho, como a que ele tinha na escola. Defina uma agenda semanal de estudos, com horário de início, término e intervalos. Acompanhe seu desenvolvimento, sempre que possível, incentivando sua autonomia, mas estando disponível para ajudar, quando necessário.

Uma dica para evitar que seu filho perca o ritmo dos estudos, é incentivar a leitura diária e pedir resumos do que está estudando.

Mantenha a sua rotina

Dependendo da idade do seu filho, ele irá precisar da sua atenção ao longo do dia. Se esse for o caso, e seu trabalho permitir, você pode dividir suas horas de trabalho, com intervalos onde possa se dedicar a ele.

Manter a sua rotina é importante para evitar que as crianças entrem em clima de férias. Claro que você pode flexibilizar algumas atividades e horários, mas o seu exemplo de seguir com a sua rotina, dentro do possível, irá incentivá-lo a fazer o mesmo.

Faça combinados

Seguir uma rotina significa que existem regras, seja em relação a horário para dormir, para estudar ou para brincar. Faça combinados com os seus filhos, definindo as regras básicas no que diz respeito às expectativas em torno dos estudos e das horas de lazer. 

Essa é uma oportunidade de conversar mais com seus filhos e passar mais tempo com eles, sem comprometer o seu trabalho e outros afazeres.

Façam atividades juntos

Este é um ótimo momento para o autocuidado e para fazer coisas divertidas que todos possam desfrutar. Tente envolver as crianças em suas atividades diárias. Se você costuma fazer um exercício físico pela manhã, deixe-as fazer com você. 

Você também pode tentar encontrar novos métodos de relaxamento, como respiração, yoga ou meditação. Além de serem ótimas maneiras de acalmar a mente e aliviar o estresse, são atividades que as crianças também podem se envolver.

Escute seus filhos

As crianças fazem muitas perguntas e os pais nem sempre podem responder. No entanto, é importante, durante esse período de incerteza, que você possa escutar seus filhos. Procure ouvir com mais atenção seus sentimentos sobre o momento e ajude-os a encontrar soluções.

Muitos pais evitam falar com os filhos sobre o que está acontecendo, pensando que assim podem poupá-los. No entanto, as crianças sabem o que está acontecendo, procure ouvir suas dúvidas e impressões, sempre que possível.

Explique a situação com calma, sem alarmes, mas seja verdadeiro. Deixe que seus filhos saibam que você entende suas preocupações e que não estão sozinhos. As crianças procuram conforto nos pais quando estão angustiadas, incentive-as a continuar expressando seus sentimentos.

Reserve um tempo para a família

Cozinhe com as crianças, deixe que elas escolham receitas e envolva-as em todo o processo. Crie momentos de lazer em família, como assistir filmes, leituras e até pequenas reuniões festivas. Ouça música com eles, brinquem de dançar e cantar, aproveitem os momentos de diversão.

Cuide de você

Sim, os pais também precisam de cuidado. Planeje um tempo só para você e faça algo que te faz bem. Pode se ler um bom livro, comprar um presente ou uma comida que você gosta, fazer um exercício. Cuidar do seu bem-estar é fundamental.

Socialize com amigos pela internet para se sentir menos isolado e relaxar um pouco. Troque com outros pais suas dificuldades e peça dicas.

Peça ajuda 

Se você tem um filho mais velho ou até um amigo para apoiar, é hora de pedir ajuda sem culpa. Sabemos que é um momento difícil e os pais estão sobrecarregados, se puder, peça ajuda. 

Espero que essas dicas o ajudem a lidar com as crianças na quarentena. Passamos por um momento incomum e desafiador. Faça o que você pode, sem se culpar por não dar conta de tudo. Tudo isso vai passar e, quanto mais cuidarmos de nós e dos que estão ao nosso lado, mais cedo tudo passará!

Se tiver mais dicas para lidar com as crianças na quarentena, deixe nos comentários e contribua com a discussão!

Referências:

https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/covid-19-pediatras-orientam-sobre-como-lidar-com-as-criancas-durante-a-quarentena/

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *