Voltar

Como melhorar o sono da criança autista?

O autista tem dificuldades para dormir. O que os pais podem fazer para melhor o sono do filho? A resposta, é claro, não pode partir de uma generalização porque cada um tem uma característica que incide sobre o transtorno que o afeta. É importante que se saiba, contudo, o motivo, de o período voltado para o descanso, ser tão tumultuado para o pequeno.

O sono do autista não é nada fácil

É sabido pela ciência que a pessoa autista dorme menos que as demais. O que é relativamente normal na vida de adultos, também é habitual na rotina das crianças. Pais relatam que seus filhos com autismo levantam até 4 vezes por noite.

Os motivos

– Excesso de estímulos

Isso acontece por alguns fatores, responsáveis por uma noite completamente agitada e um dia a dia com total irritação aos pequenos. Um dos motivos para isso é a dificuldade que a criança autista tem na concentração a um só estímulo. Muitas vezes, a própria decoração do quarto pode contribuir para esse quadro.

Mas não é só isso: os ruídos vindos de fora e até mesmo de dentro de casa servem como indução para essa situação. As informações sensoriais proporcionam a elas uma quantidade enorme de estímulos, o que leva os pequenos a ter dificuldades para processar tudo.

– Dificuldade para diferenciar o claro e o escuro

Outro fator que influencia o sono das crianças autistas é justamente o fato de parte delas apresentarem dificuldade para diferenciar o claro e o escuro. Entretanto, é preciso salientar que essa situação torna-se mais comum em casos de autismo associado à deficiência visual. Essa condição ocorre devido à falta de percepção da luz pelo próprio organismo, que por sua vez tende a produzir menos melatonina, neurotransmissor cerebral que exerce influência sobre o sono.

O que fazer para melhor o sono da criança autista?

Antes de tudo, deve-se procurar ajuda profissional para que haja a intervenção necessária na vida da criança. Contudo, há algumas sugestões que podem ser dadas por aqui. Veja abaixo:

– Tente deixar o quarto da criança menos decorado possível. Um ambiente mais neutro tende a não estimular tanto o pequeno durante a noite;

– Evite os ruídos internos e externos;

– Deixe o local mais escuro possível, para que seu filho possa descansar;

– Alimentos como café, chocolate e chá são estimulantes e devem ser evitados para que a criança tenha um sono mais tranquilo;

– Exercícios que estimulem a atividade física são ótimos, sobretudo durante a tarde. Assim, a criança pode até dormir melhor durante a noite;

– Utilização de uma medicação que realmente funcione para o caso apresentado pela criança (somente sob orientação médica);

– Evite dormir no mesmo quarto que a criança, lembre-se que quanto menos estímulos houver, melhor será.

Outros motivos que contribuem para a dificuldade do sono do autista

– Costura do pijama;

– Gestos repetitivos;

É aconselhável que os pais observem atentos alguns sinais apresentados durante a noite (e que deixem os pequenos agitados). Convulsão e epilepsia também se manifestam à noite.

Gostou do artigo? Não deixe de acompanhar nossos conteúdos.

 

Você também pode se interessar...

13 respostas em “Como melhorar o sono da criança autista?”

Boa tarde! Ótimo artigo, pois sabemos o quanto é difícil lidar com as dificuldades que uma criança com autismo! Então, é muito bom poder contar com as dicas vocês nos enviam é reconfortante! O sono da criança com autismo que na maioria das vezes apresenta dificuldade requer uma​ melhor atenção , parabéns pelo artigo muito obrigada e que Deus abençoe todos vocês!!!❤

Meu neto tem 8 anos é autista tem vês que nao dorme toma remédio temos sofrido muito com isso me ajuda Deus abençoe

Meu irmão autista está horrível essa semana pra dormir! Minha mãe está super estressada, e eu que durmo no mesmo quarto que ele tbm não consigo dormir. Vou ajudar minha mãe a colocar estas coisas acima em prática,pra ver se ele volta a ter um sono tranquilo.

Muito bom artigo faço todas essas prevenções, e foi após deixar de dormir no mesmo quarto que realmente minha filha adquiriu autonomia e segurança. Obrigada pelas dicas.

Boa noite para nós!!! Minha sobrinha tem 9 anos e é autista, uma bênção.

A mãe dela está querendo comprar uma nova cama para a mesma, antes era de solteirão, agora ela quer comprar uma de casal…só não sabe se a padrão ou pode ser uma maior (queen). Tem alguma observação com relação a isso?

Agradeço a atenção

Se os pais assistirem no youtube as declarações de Andreas Kalcker sobre MMS – acho que ajudará bastante o seu filho autista.

Boa Tarde. Gostei do Artigo, uma pergunta isso também se aplica aos autistas adultos também, Obrigado pelas Dicas.
Ass. Tom Dias

Estou com minha filha tratamento de depressão falta de sono e lendo esta materia vejo que ela é AUTISTA vou aprender a lidar com ela e buscar ajuda-la. Muito bom as dicas!

Olá Euzinete, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Boa noite! Tenho um neto que tem pesadelo noturno deixar ele dormir sozinho é a melhor solução? Ele tem 2 anos. Ele levanta chora muito e tenho medo que ele se machuque não sei o que fazer.

Olá Maria,

Deixar a criança dormir sozinha ou não depende da rotina e dos costumes da família. No entanto, é importante ter em mente que é normal que crianças sintam medo e insegurança durante a noite, e a presença de um adulto pode ajudá-las a se sentir mais confortáveis.

Algumas dicas que podem ajudar a lidar com os pesadelos noturnos do seu neto:

– Crie um ambiente acolhedor e tranquilo para o sono, com pouca luz e sem distrações.
– Estabeleça uma rotina regular de sono, com horários regulares para dormir e acordar.
– Evite estimulantes como açúcar, cafeína e eletrônicos antes da hora de dormir.
– Converse com o seu neto durante o dia sobre os medos e preocupações dele e tente tranquilizá-lo.
– Quando ele acordar chorando durante a noite, tente confortá-lo com carinho e palavras de segurança. Não é necessário pegá-lo no colo se ele não quiser, mas é importante estar presente para ajudá-lo a se acalmar.
– Se os pesadelos noturnos persistirem ou estiverem causando prejuízos para a qualidade de vida dele ou da família, é recomendável buscar orientação de um profissional de saúde.

Lembre-se de que é normal que as crianças tenham pesadelos e que isso faz parte do desenvolvimento. Com amor, paciência e uma rotina adequada de sono, é possível ajudar seu neto a superar essa dificuldade!

Lívia,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *