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Como o professor pode ajudar o aluno com Deficiência Intelectual?

A sala de aula é um ambiente desafiador tanto para os alunos, que precisam lidar com novas possibilidades e descobertas diárias, quanto para os professores, que devem se manter atualizados em relação à didática, especialmente ao lidar com crianças diagnosticadas com deficiência intelectual.

Neste artigo, discutiremos quais métodos e profissionais podem contribuir para o desenvolvimento pedagógico e social desses alunos, fornecendo respostas aos questionamentos sobre como melhor atendê-los.

O que fazer para facilitar o entendimento dos alunos com deficiência intelectual?

Um detalhe que não pode ser deixado de lado é o fato de as crianças necessitarem de uma atenção mais focada por parte dos educadores. 

Além disso, é preciso estar atento à forma de falar e expor as situações; à maneira de apresentá-los a uma tarefa ou brincadeira; à disponibilidade de estar sempre pronto para conduzi-los a uma situação; tudo isso é refletido no resultado final.

Em outras palavras, a orientação dada aos pequenos tende a refletir, e muito, no desempenho dos estudantes com deficiência intelectual. Para isso, os professores podem utilizar técnicas que ajudam a despertar tanto a concentração da criança quanto o interesse.

Quais são os métodos?

A seguir, apresentaremos dicas para auxiliar no desenvolvimento de habilidades em crianças diagnosticadas com deficiência intelectual. São atividades simples, porém essenciais para o progresso dos alunos, uma vez que são capazes de absorver o conteúdo ensinado.

Confira as técnicas disponíveis a seguir:

– Objetos como tintas, fita crepe, carrinhos, carimbos e massinha são excelentes para o estímulo da coordenação viso-motora. Além disso, tais itens aprimoram as habilidades de preensão;


– O uso de instrumentos ou brinquedos do interesse da criança é importante para estimular a categorização, o agrupamento, a classificação, a ordenação, as noções de conjunto e quantidade;


– Os professores também podem optar por objetos reais e que fazem parte do dia a dia do pequeno. Isso é ideal para o aumento de percepções e compreensão de medidas, além de desenvolver suas variações de maneira eficaz, valorizando os registros por meio de desenho para posteriormente atribuir significado numérico;


– Os encartes de revistas são indicados para que os pequenos possam brincar com quebra-cabeças. Isso também possibilita percepções de posições no espaço;

– Brinquedos que tendem a incentivar a leitura, a associação de palavras e dos objetos são ótimas opções de desenvolvimento da criança com deficiência intelectual;

– A utilização do Geoplano para o aprimoramento de aspectos de percepção costuma ser eficazes. Além disso, ele ajuda na elaboração, no espaço, nas formas, medidas e reprodução de imagens;

– Personagens que compõem o universo infantil contam como verdadeiros auxílios no desenvolvimento dos pequenos, pois eles despertam interesse na criança. Esse contato faz com que ela desenhe, crie e construa tanto o seu silabário quantos os jogos temáticos. Isso é responsável por induzir a alfabetização.

Que outros profissionais podem ajudar no desenvolvimento dos pequenos com deficiência intelectual?

Como já foi demonstrado, o trabalho do professor com alunos com deficiência intelectual é repleto de desafios e técnicas específicas para promover o desenvolvimento dessas crianças.

Além disso, outros profissionais especializados também desempenham um papel fundamental no progresso dos alunos nessa situação.

Portanto, a presença de psicopedagogos e psicomotricistas pode contar como um ponto que faz toda a diferença. Afinal, esses profissionais adotam técnicas que tendem a complementar os métodos utilizados pelos professores dentro de sala. O conjunto dessas práticas aumenta o progresso dos pequenos.
 

Em conclusão, o professor pode ajudar o aluno com Deficiência Intelectual através da adaptação do currículo, utilização de estratégias de ensino diferenciadas, estímulo ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, além do apoio constante e individualizado. 

Portanto, é fundamental que o educador esteja preparado para atender às necessidades específicas desse aluno.

Quer saber mais sobre o assunto? Assista o nosso canal do YouTube


Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=8VZXfuh1oCU&pp=ygUkbmV1cm9zYWJlcisgRGVmaWNpw6puY2lhIEludGVsZWN0dWFs

Santos, D. C. O. dos .. (2012). Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual. Educação E Pesquisa, 38(4), 935–948. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400010

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10 respostas em “Como o professor pode ajudar o aluno com Deficiência Intelectual?”

Gostei muito de suas sugestões, moro em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais gostaria de fazer um curso com vocês. Como seria possível?

Boa tarde, mestres!
Sou assessora pedagógica de educação especial, estou nesta função recentemente, vou às escolas verificar a situação real dos alunos com deficiência e das dificuldades dos professores. Tenho formação em Educação Especial. Preciso da ajuda de vocês numa questão: Conheço alunos com deficiência intelectual; durante a leitura que eu fiz sobre este artigo, não notei a parte comportamental do aluno com D.I., existe um artigo que eu possa saber mais informações de como eu posso ajudar os professores desta questão?

Olá Ana , agradecemos o seu contato e informamos que todo material , vídeo e artigos disponibilizados estão no site da Neurosaber .

Boa tarde
Sou mae e meu filho tem di, porém sinto q a dificuldade vai aumentando conforme a idade vai passando , pois eles passam a acompanhar cada vez menos a matéria como faz para q a criança nao seja excluída, tiro da escola ou ele segue na escola con atendimento especial professora auxiliar…. ( porem acho q prof especial acaba tratando ele como diferente sendo q a ideia dele estar em sala de aula é para seguir como todos…) enfim se tiver alguma orientação adoraria ele tem 10 anos esta se alfabetizando no momento.

Olá Vanessa , A Lei 9.394/96 reforça, nos artigos 58 e 59,
a importância do atendimento educacional a pessoas com necessidades especiais, ministrado preferencialmente em escolas regulares. Estabelece, também, que sejam criados serviços de apoio especializado e assegurados currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e organizações específicas para atender às peculiaridades dos alunos. Destaca, ainda, a necessidade de capacitar docentes para as Dificuldades de Aprendizagem. Por lei todas as escolas tem garantir o pleno desenvolvimento do aluno sendo assim uma escola inclusiva .

Olá, minha filha foi diagnosticada com D.I. leve aos 5 anos e meio, através de testes psicológicos e aos 8 anos descobrimos o TDA. Tenho a intenção de procurar um neuropsicólogo para realização de novos testes e identificar a situação atual, já que ela está para completar 11 anos. Você considera que isso ajudaria ? Acompanho o trabalho de vocês a muito tempo, recebo emails e leio as matérias constantemente.

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