Voltar

Como organizar as atividades escolares em casa?

A organização das atividades escolares em casa é uma preocupação dos pais, principalmente em tempos de pandemia, como estamos vivendo. 

A pandemia do coronavírus mudou a rotina de todos nós: estamos em casa, as crianças sem escola e os pais precisam se desdobrar para organizar a nova rotina. Com toda essa transformação, foi preciso estabelecer novos hábitos e muita organização para acompanhar as atividades escolares em casa.

Se essa já era uma tarefa desafiadora quando tudo estava “normal”, agora tornou-se ainda mais. Em primeiro lugar, uma rotina estabelecida faz com que as crianças se sintam seguras, por isso é fundamental para a organização das tarefas do dia. 

Para o processo de aprendizagem fluir é preciso delimitar um horário de estudos. Para te ajudar nessa missão tão importante para as crianças e para toda família, escrevemos este artigo sobre como organizar as atividades escolares em casa. Confira!

Dicas para a organização das atividades escolares

Respeite o ritmo dos estudos em casa

Por mais que as aulas continuem acontecendo online, sua casa não é escola. Não tente impor ao seu filho que estude o mesmo número de horas que ficava na escola. O ritmo deve ser outro, pois em casa, as crianças não tem convívio com colegas e professores nem mudanças de ambientes — o cenário é sempre o mesmo.

Cerca de duas horas por dia para as atividades escolares é mais que o suficiente, com intervalo para descanso. As tarefas podem ser feitas com sua orientação e é importante entender os sentimentos do seu filho em relação à aprendizagem e respeitar o seu ritmo.

Crie uma rotina de estudos

Visto que você já compreendeu que não tem como manter o ritmo e horário da escola, crie uma rotina de estudos em casa. Tente organizar as atividades nos períodos que a criança já estava acostumada a realizá-las, ainda que por um tempo mais curto.

Organize o ambiente de estudos, com mesa, cadeira confortável e sem distrações, como televisão ou celular. Ajude seu filho a organizar os materiais escolares, de forma que fique tudo a mão para facilitar a concentração nas tarefas.

Converse com seu filho sobre seus aprendizados

Sempre que puder, faça perguntas às crianças sobre o que estão estudando. Você pode pedir que lhe contem o que entenderam da leitura ou como fizeram para chegar às respostas das atividades. Dessa forma, você pode ajudá-las a encontrar erros e entender como estão construindo seus raciocínios.

Dê apoio, não dê respostas

Muitos pais ficam aflitos quando acompanham as atividades escolares de seus filhos e estes ficam ansiosos por não saberem a resposta. Fique tranquilo e tente não responder por ele, mas sim, tranquilizá-lo e incentivá-lo a reler a questão. Se necessário, faça um intervalo para descanso.

Você é pai, não professor

Não tente ser o professor do seu filho — lembre-se que seu papel é apoiá-lo. Em muitos momentos, pode ser que você não saiba como agir ou como ajudá-lo com as tarefas escolares. Tudo bem, você não é professor, não tem que saber tudo que seu filho está estudando.

Uma ótima dica para esses momentos e tentar reunir, virtualmente, os colegas. Mesmo em grupos pequenos, as crianças (maiores de 4 anos) se beneficiam dessas trocas e podem tirar suas dúvidas com os colegas. Além de manter contato com os amigos, as crianças aprendem muito umas com as outras.

Faça intervalos

Muitas vezes, as crianças podem demonstrar desatenção ou desinteresse nas tarefas. Nessa horas, não seja rígido com seu filho. Procure entender o que está causando essa desmotivação ou faça um intervalo.

As pausas são fundamentais entre as tarefas e os intervalos podem ser aproveitados com brincadeiras e atividades prazerosas para as crianças. Assim, elas podem relaxar e voltar para as tarefas mais tranquilas e concentradas.

Veja agora alguma dicas de brincadeiras e atividades para aproveitar os intervalos!

Brincadeiras para fazer nos intervalos das atividades escolares

Plante com seu filho

Que tal plantar com o seu filho? Pode ser uma hortaliça, uma flor ou mesmo uma árvore (se tiver esse espaço). Dessa forma, as crianças podem fazer um trabalho com as mãos e acompanhar o crescimento da plantinha, o que ajuda a ter mais responsabilidade com o cuidar.

Brinquedos com material reciclado

Outra dica é usar materiais reciclados para construir um brinquedo com seu filho. Você pode usar garrafas pet, tampinhas, caixas de papelão entre outros objetos e construir casas, carrinhos, bonecos e vários outros brinquedos com seu filho. 

Brincando, vocês desenvolvem a criatividade e a responsabilidade ambiental!

Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são uma ótima atividade para fazer em família. Além de divertidos, desenvolvem o raciocínio lógico, ajudam na concentração e favorecem a comunicação e a interação social. 

Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes e ajude outros pais na organização das atividades escolares em casa!

Referências:
http://www.proesc.com/blog/como-adaptar-a-rotina-escolar-durante-a-pandemia/

Você também pode se interessar...

2 respostas em “Como organizar as atividades escolares em casa?”

Bom dia aqui em casa estás indo tudo tranquilo
As atividades estão sendo feitas pela manhã ou a noite como nossa princesa preferir mas ela estás adorando nas muito ansiosa para tudo voltar ao normal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *