Voltar

Como os pais podem apoiar a alfabetização em casa?

A alfabetização é um processo importante para a criança e para os pais, que muitas vezes querem ajudar, mas não sabem como. A leitura desempenha um papel importante na vida de todos nós e a melhor maneira de ajudar o seu filho na alfabetização é mostrando a ele, no dia a dia, como ela faz parte de tudo ao nosso redor.
Para ajudar os pais a apoiar a alfabetização em casa, selecionamos, neste artigo, algumas dicas simples que tornarão esse processo mais prazeroso. Boa leitura!

Dicas de como apoiar a alfabetização em casa

Leia para seus filhos desde cedo

Ler histórias e livros para os filhos, não significa introduzir a alfabetização precocemente. Muito pelo contrário, é um bom hábito, que aproxima afetivamente pais e filhos e já introduz o prazer envolvido na leitura desde cedo!

Não precisa ser especialista em educação

Muitos pais ficam inseguros nessa fase escolar do filho, pois sentem que não têm conhecimento necessário para ensiná-lo a ler e escrever. Isso é verdade! É uma tarefa da escola, mas a família pode incentivar a leitura, respeitando o tempo de aprendizagem de cada criança.

Converse com seus filhos

Converse, cante músicas com seus filhos, pergunte o que ele fez durante o dia. A leitura faz parte da linguagem, ao incentivarmos a conversa, a expressão pelas palavras, estamos expondo as crianças ao mundo das letras, das palavras e isso a ajuda na alfabetização. Naturalmente.

Peça para seu filho te contar uma história

Uma ótima maneira de ajudar na alfabetização das crianças é usando a imaginação. Peça a seu filho que lhe conte, que invente uma história. Você pode ajudá-lo para começar e escrever a história que ele lhe contou! Depois, leia com ele e vá mostrando algumas palavras, que se destacam, que rimam ou que tenham sons parecidos.

Estimule a consciência fonêmica

As crianças pequenas não entendem que as palavras têm sons formados de diferentes sílabas. Para aprender a ler é importante ouvir os sons e compreender que ele é dividido em partes, que depois que se juntam e formam palavras. Isso e consciência fonêmica. Jogue jogos de linguagem com seu filho. Por exemplo, diga uma palavra, pode ser o nome dele, e depois recite sílaba por sílaba.

Ensine os nomes das letras e seus sons

É claro que o ensino formal das letras é feito na escola, mas os pais também podem ensiná-las. Têm muitos brinquedos e jogos, livros, quebra-cabeças, que ajudam as crianças a aprender essa habilidade. Você pode tornar esses momentos divertidos e a leitura vai sendo assimilada com prazer.

Ouça o seu filho ler

Quando seu filho começar a levar livros da escola para casa, peça para ele ler para você. Se a leitura tiver erros, peça, gentilmente, para ele ler novamente. Lembre-se de não forçar o tempo da criança. Você pode também alternar, lendo alguns trechos para ela. Estudos mostram que a leitura oral repetida torna os alunos melhores leitores, mesmo quando isso é feito em casa.

Incentive a escrita

A alfabetização envolve leitura e escrita. Ter livros e revistas disponíveis em casa e ter o hábito de ler ajuda a despertar o interesse pela leitura. Escrever bilhetes, cartas, usar giz de cera, lápis, criar histórias. Promover a escrita é tão importante quanto promover a leitura.

Faça perguntas

Quando seu filho estiver lendo um texto ou história para você, peça a ele para recontá-la. Se for uma história, pergunte sobre o que aconteceu. Se for um texto informativo, peça a ele para explicar sobre o que era. Ler envolve não apenas soletrar palavras, mas compreender o que foi lido. Desenvolver a habilidades de compreensão da leitura faz parte do processo de alfabetização.

Faça da leitura uma atividade regular em sua casa

Faça da leitura uma parte de sua vida diária e as crianças aprenderão a amá-la! Separe um tempo para que todos desliguem a TV e a internet e possam se dedicar a ler. Faça com que seja um momento divertido e quando terminarem façam algo juntos, como ver um filme com pipoca. O objetivo é tornar a leitura uma parte agradável e regular da rotina da sua família.
Gostou das nossas recomendações para os pais apoiarem a alfabetização em casa? Se você tem mais dicas, deixe nos comentários e contribua com a discussão.
 
Referências:
DI NUCCI, Eliane Porto. Interesses e dificuldades dos pais na alfabetização dos filhos. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 1997, vol.1, n.2-3 [cited  2020-06-24], pp.23-28. 
MAGGI, Daniela Orbe. A influência da família no processo de alfabetização. 

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *