Voltar

Como pais podem ajudar os filhos em atividades cotidianas

Ajudar os filhos com as atividades escolares e cotidianas não é uma tarefa simples para os pais, ainda mais em tempos de pandemia e isolamento social. Pensando nisso, escrevemos este artigo com dicas e orientações para ajudá-los!

O processo de aprendizagem, para ser bem-sucedido, depende de habilidades básicas adquiridas nas experiências das crianças. Dessa forma, os pais podem ajudar no desenvolvimento dos filhos, criando oportunidades para trabalhar essas habilidades.

Uma delas é a organização diária, para que deem conta de realizar suas atividades escolares e também as de autocuidado, higiene e tarefas domésticas. Quando os pais ajudam os filhos a se organizarem, eles sentem-se mais seguros e desenvolvem a auto confiança e a autonomia.

Veja o que você pode fazer para ajudar seu filho nas atividades cotidianas.

Como ajudar os filhos em atividades cotidianas

As crianças precisam aprender a se organizar desde cedo. É muito importante para elas a organização para que possam dar conta do processo de aprendizagem e suas demandas. Ajudar nas tarefas domésticas contribui com o cuidado da casa e dá a oportunidade para a criança participar dessa organização, o que favorece o desenvolvimento de sua autonomia.

É importante inserir essas responsabilidades de acordo com a idade da criança. Começar arrumando seus brinquedos, depois o quarto, seus materiais escolares, etc. Os pais podem ajudar os filhos, no início, incentivando-os a realizar essas atividades com prazer. Convide-os para ajudar e valorize o seu esforço.

Montar um quadro com uma rotina e as atividades da semana e do dia, ajuda as crianças a visualizar o que precisam fazer. Isso diminui a ansiedade e fortalece a construção da autonomia. Você pode inserir atividades domésticas e escolares no quadro e fazê-lo com seu filho, usando cores e desenhos para diferenciar as tarefas.

Cole o quadro em algum lugar visível, pode ser no quarto da criança ou na geladeira. Assim, você pode ajudá-lo lembrando-o de olhar as tarefas do dia e incentivando-o a realizá-las. As crianças gostam de fazer atividades com os pais, por isso, quanto mais puderem participar, mais elas se sentirão motivadas a realizá-las.

Como ajudar os filhos em atividades escolares

Quando você brinca com seu filho, você o está ajudando a desenvolver habilidades sociais, a curiosidade e o raciocínio. Quando você conversa com seu filho, você o está ajudando a aprender novas palavras e conceitos, fundamentais para o processo de alfabetização.

O que quero dizer, é que a todo momento você ajuda seu filho a desenvolver habilidades importantes para o processo de aprendizagem. Mais do que ajudá-los na lição de casa, é importante ajudá-los a desenvolver habilidades essenciais para que possam dar conta das atividades escolares com mais independência.

As habilidades sociais e pessoais são imprescindíveis para a interação social na escola e para a aprendizagem. Você ajuda o seu filho a desenvolvê-las quando o conforta, quando o abraça ou o elogia pelos seus esforços, por exemplo, o que favorece o fortalecimento da confiança no outro e da autoconfiança.

Já as habilidades de linguagem são desenvolvidas desde o nascimento, quando você conversa com seu filho, quando você canta ou lê para ele. Dá mesma forma, ajudá-lo a se expressar, nomear sentimentos, contribui com o desenvolvimento dessas habilidades, fundamentais para a alfabetização.

Sabemos que não é fácil ajudar os filhos nas atividades escolares, o que pode se tornar uma dor de cabeça para os pais. Por isso, o mais importante é ajudá-los a desenvolver habilidades que favoreçam a autonomia e a independência dos pequenos. 

Como ajudar os filhos com a lição de casa

Lembre-se que não é você que deve fazer a lição de casa dos seus filhos, mas ajudar, quando necessário. O mais importante é ajudar a criança a criar hábitos e uma rotina que inclua um horário para as atividades escolares.

Mesmo se seu filho estiver na educação infantil, o seu papel é lembrá-la de fazer as lições todos os dias, de forma motivante, associando esse momento a um momento de prazer. Gradualmente, a criança percebe que essa é uma tarefa diária, como tomar banho, almoçar e escovar os dentes.

O dever de casa reforça o aprendizado da sala de aula e ajuda as crianças a praticarem habilidades importantes e a desenvolver um senso de responsabilidade. Você pode ajudar criando um ambiente de estudo bem iluminado, confortável e silencioso, com o material que ele irá precisar. Evite as distrações (como TV ou celular) e defina um horário de início e término, ainda que com alguma flexibilidade.

Enquanto seu filho faz a lição de casa, esteja disponível para interpretar as instruções da tarefa, oferecer orientação, responder perguntas e revisar o trabalho concluído. No entanto, evite dar respostas prontas e incentive-o a concluir as tarefas sozinho. Aprender com os erros faz parte do processo, por isso resista à tentação de corrigi-los sempre!

Sempre que puder, mantenha contato com os professores do seu filho para pedir orientações ou tirar dúvidas. Em tempos normais, você pode fazer isso indo à escola com frequência, mas em isolamento social, entre em contato por telefone, e-mail ou video conferencia.

Se gostou deste artigo, compartilhe-o em sua redes sociais e ajude outros pais!

Referências:

TUDGE, Jonathan et al. Parents’ participation in cultural practices with their preschoolers. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2000, vol.16, n.1 [cited  2020-10-20], pp.1-10.

Você também pode se interessar...

4 respostas em “Como pais podem ajudar os filhos em atividades cotidianas”

Devido à pandemia, qualquer ação visando à alfabetização das crianças é bem vinda. Além da profissão não ser tão valorizada quanto merecia, aqueles que formam pessoas precisam estar sempre se atualizando para fomentar exemplos de pessoas bem-sucedidas no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *