Voltar

Como planejar as atividades escolares em casa?

Na pandemia do coronavírus, devido ao isolamento social, as crianças estão em casa. Como fazer o planejamento das atividades escolares?

Os pais sentem necessidade de ajuda para enfrentar o desafio de estar com os filhos em casa em tempo integral. As escolas estão fechadas e as crianças, em casa. Durante esse período, os pais precisam reconstruir a rotina e, muitas vezes, sentem-se perdidos em como fazer isso.

Neste artigo, vamos abordar os pontos mais relevantes para considerar no planejamento de atividades escolares em casa. Vamos falar da importância do estabelecimento de horários para estudar, mas também para o lazer. Confira nossas sugestões sobre como planejar a nova rotina de estudos na quarentena.

Planejamento das atividades escolares em casa

Em primeiro lugar, é importante lembrar de deixar claro para as crianças que elas não estão de férias. Por isso, precisam manter a rotina de estudos nesse tempo que estarão fora da escola.

Antes de fazer o planejamento das atividades escolares, crie uma rotina com o seu filho, com atividades para os dias da semana e para os fins de semana. Defina horários para dormir e acordar, semelhantes aos que praticavam no dia a dia escolar. 

Como criar um planejamento das atividades escolares em casa

Os pais podem começar o dia escolar com a criança, com uma lista de horários, dos assuntos e atividades do dia, criando períodos de 30 a 45 minutos para trabalhar cada tema.

Para as crianças do ensino fundamental, uma manhã pode incluir períodos para estudar, pausas para descanso e um tempo para brincar. Após o almoço, você pode fazer o mesmo, respeitando a idade de seu filho e o tempo que deve ser destinado às atividades escolares.

Para concluir o dia, uma ótima dica é incentivar seu filho a fazer um resumo ou revisar o que aprendeu. 

Os desafios da Educação Online

Enquanto as escolas estão fechadas, as aulas, em sua maioria, estão sendo online, com instruções e tarefas virtuais. É importante garantir que, tanto você como seu filho, estejam familiarizados com a plataforma onde serão realizadas as aulas. 

Geralmente, as escolas fornecem essas instruções, mas sempre que tiver dúvidas sobre o seu funcionamento, pergunte ao professor do seu filho e aprenda com ele.

Exercício físico e interação social

O exercício físico é fundamental para as crianças, principalmente na pandemia, quando estão mais em casa, sem se movimentar muito. Sempre que puder, promova brincadeiras onde seu filho possa correr, pular, caminhar, se movimentar. 

Mesmo isolados, os pais podem ajudar as crianças a se conectar com seus amigos através da tecnologia. Incentive os encontros virtuais com os colegas, sempre considerando o uso razoável dos aparelhos tecnológicos e o tempo destinado a eles.

Tempo de lazer

Inclua na sua nova rotina atividades variadas de lazer, como brincar, ler, ver televisão e outras mídias. Nesses momentos, o mais importante é propiciar a criança relaxamento e prazer, sem se preocupar muito com objetivos para as atividades.

Uma dica é tentar fazer com que a maior parte das atividades de lazer seja ativa, mental ou fisicamente. Entretenimento passivo e sedentário pode ser um problema e levar a prejuízos de saúde e condicionamento físico.

Reduza a ansiedade do seu filho em relação ao COVID

Sempre que sentir necessidade, dê explicações sobre o COVID-19 para seus filhos, isso ajuda a manter a calma nesta situação que estamos vivendo. Conversar sobre o tema e os sentimentos que aparecem, reduz a ansiedade das crianças.

Assim como os pais protegem seus filhos e familiares do COVID-19, explique para as crianças como elas podem se proteger e a outras pessoas. Até mesmo as crianças pequenas conseguem entender isso quando explicamos com calma, sem alardes. 

Esteja sempre atento às reações emocionais, tanto as suas como as do seu filho, neste momento difícil. Estudos revelam que quando vivemos tempos de estresse prolongado, estamos expostos ao aumento de:

  • Brigas no ambiente familiar, uma vez que as crianças ficam mais tempo juntas. Esteja pronto para ajudar a mediar conflitos, conversando sobre como resolver problemas com seus filhos.
  • Brigas e tensão entre os pais. 
  • Depressão.

Por todos esses motivos, é preciso pensar bem no planejamento das atividades escolares em casa, para garantir uma rotina saudável para toda a família na pandemia. 

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e conta como você tem feito em casa para realizar as atividades escolares.

Referências:

https://g1.globo.com/fique-em-casa/aulas-e-atividades/noticia/2020/03/26/como-montar-um-plano-de-estudos-para-as-criancas-que-seja-adequado-a-rotina-de-isolamento-por-causa-do-coronavirus.ghtml
https://nyulangone.org/news/schools-out-parents-guide-meeting-challenge-during-covid-19-pandemic

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *