Voltar

Como praticar a Fluência em leitura oral

A fluência em leitura oral é a capacidade de ler com velocidade, precisão e expressão adequada. É uma habilidade essencial na aprendizagem infantil. Saiba como praticá-la, neste artigo.

Um bom leitor é aquele que lê um texto de forma fluida, sem muitas pausas ou tropeços, com a devida compreensão do conteúdo, atenção às pontuações e com inflexão na voz.

A fluência em leitura oral é importante na aprendizagem infantil para que as crianças aprendam a ler sem hesitação ou tropeçando nas palavras, habilidades fundamentais para uma compreensão adequada. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para praticar a fluência em leitura oral com as crianças. Confira!

Como melhorar a fluência em leitura oral

Listamos abaixo algumas atividades para praticar a fluência em leitura oral. 

Leitura em voz alta 

A leitura em voz alta é muito importante, pois ela fornece um modelo de leitura fluente. Vale lembrar que essa é uma prática comum tanto na educação infantil, como no ensino fundamental. 

Mesmo que as crianças ainda não tenham sido alfabetizadas, elas precisam de um modelo frequente de leitura fluente. A leitura em voz alta é uma prática que deve iniciar na educação infantil e permanecer no ensino fundamental, antes, durante e após a alfabetização.

Ouvir e acompanhar gravações de áudio

Praticar a escuta é uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a fluência em leitura oral. Existem muitos livros em formato de áudio, mas muitos professores gravam a si próprios enquanto leem em voz alta para a turma e depois, usam a gravação com seus alunos.

Atividades lúdicas com novas palavras

Quanto mais as crianças conhecem novas palavras, mas aumentam seu vocabulário, o que é essencial para se tornarem leitores fluentes. Jogos e brincadeiras podem ser realizados em sala como atividades lúdicas, enquanto novas palavras são apresentadas aos alunos.

Revezar a leitura em voz alta

Uma maneira fantástica de melhorar a fluência em leitura oral é praticar o revezamento na leitura em voz alta. Os alunos podem escolher um livro que gostem muito, ou mesmo criar uma história em grupo. O mais importante é criar um momento de leitura em voz alta, onde cada um lê uma parte do texto.

Leitura em dupla

Alguns professores praticam a leitura em dupla com seus alunos, principalmente na alfabetização. A atividade funciona assim: os alunos se reúnem em pares e um precisa ler para o outro o texto ou livro escolhido. Elas podem se revezar por frase, parágrafo ou página. É uma forma divertida de praticar a fluência em leitura oral.

Leitura de eco

Com a leitura por eco, o professor apresenta um texto para os alunos de forma que possam acompanhar sua leitura. Pode ser um trecho de livro ou um poema, o importante é que ele seja exibido para a turma, no quadro ou em uma tela. 

Enquanto o professor lê o texto, ele vai apontando para as palavras. Feito isso, pede aos alunos para lerem o que ele acabou de ler e, da mesma forma, aponta para as palavras à medida que as crianças leem o texto.

Leitura coral

A leitura coral é uma atividade parecida com a anterior. No entanto, aqui o professor lê um determinado texto para a turma várias vezes até que os alunos se familiarizem com ele. Em seguida, a classe se junta ao professor para lerem o texto juntos. Rimas infantis, canções e poemas engraçados são fantásticos para leitura coral.

Leituras repetidas

A leitura do eco e a leitura do coral são formas de leituras repetidas. No entanto, aqui os alunos trabalham individualmente. O professor escolhe uma pequena passagem de um texto e pede aos alunos para ler a passagem várias vezes. 

Depois, pede às crianças para cronometrar as leituras e fazer um gráfico com os resultados para ter um registro visual da melhoria. Uma variação dessa atividade é definir um cronômetro para 1-2 minutos e fazer com que os alunos registrem quantas palavras leram a cada leitura, usando um gráfico para mapear o progresso.

Encontrar frases interessantes na leitura oral

Embora incentivemos os leitores iniciantes a apontar cada palavra à medida que leem, queremos que os alunos aprendam a fazer isso de forma independente. Escreva algumas frases interessantes no papel e oriente o aluno para grifá-las ou circulá-las quando elas aparecerem na leitura.

O mais importante é que os professores e os pais incentivem a leitura nas crianças desde que pequenas. A prática regular da leitura oral de diferentes tipos de textos permite aos alunos praticar habilidades fonéticas, fundamentais na alfabetização.

Praticar a fluência em leitura oral, portanto, é essencial para a aprendizagem infantil. Nossas dicas de atividades foram para a sala de aula, mas os pais podem adaptar essas atividades para fazer em casa com seus filhos! 

Se você tem mais dicas, deixe nos comentários e contribua com a discussão!

Referências:

MOUSINHO, Renata; MESQUITA, Fernanda; LEAL, Josi  e  PINHEIRO, Lia. Compreensão, velocidade, fluência e precisão de leitura no segundo ano do ensino fundamental. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.79 [citado  2021-06-14], pp. 48-54 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862009000100007&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0103-8486.

MARTINS, Maíra Anelli. Simone Aparecida Capellini. Relação entre fluência de leitura oral e compreensão de leitura.

Você também pode se interessar...

15 respostas em “Como praticar a Fluência em leitura oral”

Amei as dicas ,tenho uma filha que tem apresentado dificuldade na leitura e escrita 😭 tenho buscado formas de ajudar neste momento ,pois tem sido bem difícil já que estamos com aula remota .

Bem interessante o artigo, traz sugestões maravilhosas que veio como uma luva para fortalecer minhas ideias que já seguem essa dinâmica Para pela grande colaboração! Amei! Bem relevante!Gratidão!

Olá, Joana

Agradecemos pela confiança em nosso trabalho, continue sempre nos acompanhando 🤗

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *