O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é algo que precisa, antes de tudo, de um acompanhamento que possa oferecer as soluções necessárias para as pessoas diagnosticadas.
Métodos além do ambiente doméstico
Em se tratando de crianças, é preciso salientar que os pais estabeleçam alguns métodos visando ao seu desenvolvimento pedagógico e social. No ambiente escolar, essa preocupação deve existir também.
Afinal, o aluno com TDAH deve contar com a compreensão do professor e de todo o grupo pedagógico da instituição a fim de oferecer as melhores técnicas de aprendizagem para o pequeno.
O que fazer para otimizar o ensino?
O artigo de hoje é voltado para aqueles profissionais que lidam com a educação. Nada mais desafiador que a função exercida por professores na busca por uma aprendizagem sólida e democrática. Vejam abaixo algumas dicas infalíveis e que podem ser muito úteis para todos vocês.
Conhecendo a condição do aluno
– É importante que o professor saiba o que é TDAH, pois não adianta receber o relatório médico com o diagnóstico e não saber como conduzir a criança no cotidiano. O educador deve ter em mente que o TDAH não é só hiperatividade.
O transtorno é responsável por causar problemas de memória operacional não verbal, atenção seletiva, atenção sustentada e função executiva. O índice de motivação para essa criança cumprir uma tarefa sem recompensa é muito menor em comparação com aqueles que não convivem com TDAH. Vale lembrar que por muitas vezes o relatório contém orientações que podem ser implementadas.
Localização na sala de aula
– A criança com TDAH deve sentar na primeira fileira, pois quando ela se encontra próxima do professor ela tem menos fatores que poderão induzi-la à distração.
Exposição de matéria com dinamismo
– A aula deve ser motivadora e dinâmica, com uma linguagem simples e objetiva, em que o aluno realmente entenda o conteúdo por sua praticidade.
Durante a aula, você deve observar se a criança está com a expressão de domínio do conteúdo. Se o aluno entendeu o que você quis falar. Por isso é importante mudar o tom de voz e repetir o conteúdo, dar ênfase a determinados pontos de sai aula que você acha válido frisar.
Instigue a criança
– Faça perguntas durante a aula, sobretudo no início da aula, dando ao aluno certo desafio; desde que isso tenha alguma recompensa que motivará o pequeno durante a exposição da matéria.
Impulsionando o interesse
– Estimule a criança a pesquisar itens da matéria como complemento. Isso é importante porque induz o aluno a fixar o conteúdo aprendido em sala de aula e a exercer a busca ativa de coisas novas da matéria dada por você.
O detalhe que não pode ser esquecido
É muito importante que desde o início do ano sejam estabelecidas regras que devem ser cumpridas em todo ano letivo. Crianças com TDAH têm dificuldade de ter noção de limite, do que pode e o que não pode. Elas demoram a entender o que deve ser feito e saber dividir as prioridades.
Existe alguma estratégia para ser usada em casa
Em casa, o aluno pode escrever um roteiro com as matérias ensinadas em sala de aula. Nesse caso, as dúvidas são elencadas. Outra possibilidade é a listagem dos passos a serem dados. Já trouxemos isso em um artigo anterior, vejam quais são:
- Fazer as tarefas de hoje;
- Selecionar dúvidas para levar ao professor;
- Verificar maiores dificuldades;
- Estudar para as provas mais próximas;
- Organizar o material para o dia seguinte; etc.
Neste quesito, a família tem papel fundamental ao ajudar a concretizar este processo e sentar com a criança para fazer suas tarefas, tirando suas dúvidas e motivando a terminá-las. A escola estimulará, assim, o engajamento dos seus educadores no cuidado em preservar o gosto de seu filho pelos estudos.
14 respostas em “Como trabalhar com o TDAH em sala de aula”
Que maravilha ,Ar a aprendizagem.
Gratidão por compartilhar seus conhecimentos.
Amo de paixão.
Existe Atividades pedagógicas para ajudar essas crianças .
Tenho filho c TDAH e sou professora! Esse tema é muito importante para nós educadores e país!
WALDERICE DOS SANTOS LIMA
TENHO TDAH E SOU LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SÉRIES INICIAIS.
Sou professora e mãe. Acho interessante saber mais sobre o assunto que, infelizmente, ainda é tratado de forma muito preconceituosa.
Mto bom…
olá tenho um filho com 22 anos ,esta com sintomas de depressão e o seu psiquiatra esta desconfiado que ele tem tdah, pelo seu histórico na infância e a dificuldade que esta enfrentando na universidade.
Muito interessante o artigo, obrigada pela sua partilha.
Meu filho tem muitas dificuldades nas avaliações ele tem TDAH, a única forma de avaliação do conhecimento que pode ser feito pela escola é através de provas?
Olá Jucimara , sim através de prova .
Eu tenho TDAH e eu adorei esse artigo. Parece até que você ta falando de mim haha. Mas de verdade, minha escola não faz nada disso e está tudo muito difícil pra mim… Estou no 8° ano e tenho medo de reprovar
Olá Ilan!
Agradecemos o carinho e a confiança.
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Foi de grande proveitosa a matéria. Como trabalho com crianças numa fairá -etária de 6 a dez anos.Preciso saber como trabalhar com crianças com esse problemas. Muito obrigada adorei
Olá Maria,
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!