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Como tratar o diagnóstico de TDAH na escola?

O TDAH na escola significa muito mais que um desafio para os professores, mas um aprendizado que educadores podem ter na função de lecionar.

É importante saber como os professores podem ajudar em casos de alunos que apresentam as características do transtorno. Depois dos pais, ninguém convive mais com as crianças e os adolescentes que a escola. Por conta disso, é imprescindível que haja total atenção aos pequenos estudantes, pois somente assim será possível detectar algum problema que esteja relacionado à aprendizagem ou aos relacionamentos com os colegas de sala.

O papel dos professores com alunos que têm TDAH

Quando o professor acompanha os alunos em seus progressos e dificuldades, fica muito mais fácil avaliar a situação dos estudantes. É bem provável que no caso de um menino ou menina com TDAH, o educador perceba algo que destoe do restante da turma. No entanto, há algumas diferenças entre garotos e garotas com TDAH.
– Meninos: eles costumam ser mais inquietos, além de não prestarem atenção às explicações dadas em sala de aula. Outra característica é que os meninos tendem a agitar mais os colegas pelo aspecto de inquietude.
– Meninas: embora elas sejam uma minoria entre as pessoas com TDAH, devemos salientar alguns traços de comportamento das meninas com esse transtorno. As garotas costumam ser mais quietas e distraídas. Elas não provocam agitação e ficam ‘no seu mundo’ desenhando, mexendo em algo que chame sua atenção ou simplesmente caladas no canto.
Nesses casos, o professor pode comunicar aos pais sobre o comportamento do (a) filho (a) e ajudá-los a procurar por acompanhamento especializado, como um terapeuta, por exemplo. É válido ressaltar que algumas escolas já disponibilizam uma flexibilização pedagógica que forneça parâmetros a fim de dar apoio ao aluno com TDAH, respeitando sempre sua condição.

O que o professor pode fazer caso ele desconfie da condição do aluno?

Caso o educador desconfie, baseado em algumas características, que o aluno tenha possibilidade de ter o TDAH, a primeira providência a ser tomada é avisar aos pais. Depois, os responsáveis pela criança ou adolescente precisam procurar ajuda especializada. O professor, então, deve mudar a apresentação dos conteúdos em sala de aula, de forma que atenda ao aluno com TDAH e a todo o restante da turma.

Como despertar a atenção do aluno com TDAH?

Certamente que não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Você, professor, pode incluí-lo nos exemplos de explicações. Sem que isso cause constrangimento, mas em situações em que a turma esteja inteirada. Outro detalhe é respeitar a vontade do aluno. Se ele não quiser participar, não insista.
Como dito anteriormente, existem escolas que dispõem de atendimento psicopedagógico. Essas instituições podem contar com o acompanhamento de profissionais que auxiliarão o estudante a uma vida acadêmica mais proveitosa, com o auxílio de medicamentos (estimulantes) receitados por outros especialistas.

O professor deve ser sempre o mediador

A importância do professor se dá, inclusive, como mediador entre os alunos. Sendo assim, é sempre bom ressaltar que o educador deve estar atento a todos os estudantes, principalmente com aqueles que não conseguem acompanhar o conteúdo dado em sala, seja por alguma dificuldade pedagógica ou pelo TDAH.
Não se esqueçam que a intervenção adequada para o TDAH envolve uma equipe multidisciplinar.

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30 respostas em “Como tratar o diagnóstico de TDAH na escola?”

Boa Noite!
Meu filho tem déficit de atenção e faz uso da Ritalina, mas encontro dificuldade por parte da escola e professores que são bastante tradicionais, dificultando a promoção e aprendizagens mais efetivas.

Leandra infelizmente muitas escolas ainda não estão preparadas para trabalhar a inclusão, mas devemos exigir os direitos adquiridos por esses alunos.

Olá Glauciane , tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!

Boa noite.
Estou em 2022, e nas escolas estaduais, os professores ainda não se adaptaram. E sempre me chamam, olham pro meu filho com raiva, mesmo eu mostrando o laudo do tdah. Estou muito triste, sem saber o que fazer, acho que vou ter que mudar ele de escola e começar e tentar um novo vínculo.

Olá Fabiana, tudo bem?

Lamentamos que isso ainda aconteça em 2022. 😥

Importante que as escolas que estejam preparada para acolher todas as crianças.

Desejamos que tudo dê certo na sua jornada, qualquer outra dúvida estamos aqui.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Muito legal da parte de vocês darem esse tipo de ajuda,descobri esse início de semestre que minha filha de 7 anos tem TDAH.
Como posso ajudar lá em casa?

Eu tenho uma filha com TDAH ela tem 4anos ela e muito imperativa e também tem retardamento mental taco de autismo eu não sei o que fazer ele perde corme o dia todo ela toma respiridona e depakei mais não dormem

olá Rosane ,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
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Meu filho tem 6 anos fez usso do respiridona e depois o médico trocou para o neuleptil com ritalina mas tenho muito medo dele fica dependente de remédio isso pode acontecer?

Boa noite!! Tenho 2 filhos com TDAH e um deles está no segundo ano do ensino fundamental .. e o que me aflige é a visão que a escola tem das crianças com TDAH !! A escola o trata como se ele fosse incapaz de aprender…até tentam seguir as recomendações sobre inclusão , mas desprezam a inteligência e criatividade que ele possui !!!!Focam no problema e não enxergam que ele precisa desenvolver sua capacidade que fica estagnada … oferecem conteúdo resumido da apostila deles e não enxergam que ele pode ir muito além daquilo que está sendo oferecido!! Me entistece isso !!!

Tive vários problemas com a Escola, que no entanto disse que minha filha deveria frequentar uma escola especial ,
para esse caso a” Escola normal”, não era indicada para ela. Sofri muito com isso pois não aceitei está atitude pois sei sobre a inclusão, onde estavam excluindo a minha filha, até mudei de escola, onde fiz a melhor escolha.

Conheço um aluno no 4º ano do E. F. com laudo de TDAH e Dislexia. não consegue ficar na sala de aula, Não demonstra interesse no ensino aprendizagem. fica andando , ou gritando ou cantando ou batendo na carteira. Quer sair da sala de aula toda hora. as vezes sai sem permissão da sala e não quer voltar. não quer aprender a ler nem escrever. Quando a professora tenta ensina-lo ele se recusa e diz não sei ler e nem tenta. ele agride os colegas. Percebe-se que nem todos os dias toma o medicamento, O que fazer para que esse aluno tenha progresso no ensino aprendizagem?

Meu filho tem TDAH ,e todo dia tenho reclamações dele na escola (pública),estava fazendo uso de Ritalina e optamos por parar o uso só que parece que não foi uma boa escolha e piorou ,chega todo dia em ksa com as tarefas incompletas,e cobro dele por que ? Ele fala p mim não sei como te explicar mãe.
Estou sem saber o que fazer .

Gostaria de saber sobre o curso para diagnóstico, atividades, como fazer relatório escolar, dentre outras informações sobre TDAH.

boa noite.
meu filho tem tdha mais a escola não me da nenhum suporte pago um psicopedagoga do meu bolso muito caro ele toma ritalina gostaria de saber quais são os direitos do meu filho na escola .

Olá Glauciane , tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!

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