Voltar

Conheça os 6 níveis das habilidades de escuta da criança

Para falar sobre as habilidades de escuta, a parada obrigatória é a consciência fonológica. A partir dela podemos considerar também a alfabetização como uma etapa extremamente importante para o desenvolvimento da criança.

A consciência fonológica, a alfabetização e o desenvolvimento cognitivo e linguístico

Importante ressaltar que para que a consciência fonológica se estabeleça de maneira adequada, torna-se necessário que o desenvolvimento cognitivo ocorra em paralelo com o desenvolvimento linguístico.
Portanto, com o objetivo de auxiliar esse processo, é imprescindível trabalhar as habilidades de rimas, aliterações, consciências das palavras, consciência silábica e consciência fonêmica. No entanto, o assunto de hoje ficará restrito às habilidades de escuta da criança. Vocês por acaso sabem quais são elas? E os níveis que cada uma tem?

Os níveis das habilidades de escuta da criança

Os níveis que medem a capacidade das crianças seguem uma sequência de desenvolvimento reconhecida (COOK; WILLIAMS, 1985). Essa é uma habilidade bem importante, pois é a partir da atenção que conseguimos focar em um estímulo, melhorando as habilidades atencionais.

  • Nível 1 (0 a 1 ano): caracterizado por extrema distração, a atenção da criança passa de um objeto, pessoa ou evento para outro rapidamente.
  • Nível 2 (1 a 2 ano): a criança pode se concentrar em uma tarefa concreta de sua própria escolha, mas não tolerará qualquer intervenção de um adulto, seja verbal ou visual.
  • Nível 3 (2 a 3 anos): a atenção ainda é canalizada em um único canal, a criança não pode atender a estímulos auditivos e visuais de diferentes fontes. A criança não pode, portanto, ouvir as instruções de um adulto enquanto ela está brincando, mas pode mudar toda a sua atenção para o falante e voltar para o jogo, com a ajuda do adulto.
  • Nível 4 (3 a 4 anos): a criança ainda deve alternar sua atenção total, visual e auditiva, entre o falante e a tarefa, mas agora ela faz isso espontaneamente.
  • Nível 5 (4 a 5 anos): a atenção da criança agora é de dois canais, isto é, ela entende instruções verbais relacionadas à tarefa sem interromper sua atividade para olhar para o falante. Seu período de concentração ainda pode ser curto, mas a criança pode ser ensinada em grupo.
  • Nível 6 (5 a 6 anos): canais auditivos, visuais e manipulatórios são totalmente integrados e a atenção é bem estabelecida e sustentada.

A alfabetização e seu poder sobre o aprendizado

É um processo de aquisição de habilidades cognitivas básicas responsáveis por contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da capacidade de conscientização social e da reflexão crítica como base de mudança pessoal e social (UNESCO, 2006).
Quando falamos que alfabetização é a habilidade de aquisição cognitiva básica, estamos falando, portanto, da habilidade de leitura e escrita. Ainda, de acordo com a UNESCO, existem quatro eixos de compreensão do que é alfabetização:
1) Ela é resultado de um processo de aquisição de habilidades específicas.
2) É aplicada, praticada e situada de acordo com o contexto.
3) É composta por um processo de aprendizagem e aquisição de habilidades básicas. Ela precisa ter início, meio e fim, pois servirá de base para o aprendizado da criança. Primeiro, é preciso aprender a ler, para depois ler para escrever.
4) Ela compreende o domínio do texto, compreensão.

O acompanhamento adequado na escola e em casa

Diante das informações acima, vocês puderam observar como é importante o fato de a criança ser devidamente assistida por uma equipe pedagógica, cujas habilidades de escuta sejam devidamente estimuladas na escola e até mesmo em casa. Além disso, a alfabetização também é potencializada.
Referência
BRITES, Luciana. Consciência fonológica: manual teórico e prático. Arapongas: Neurosaber, 2019.
 

 

Você também pode se interessar...

1 resposta em “Conheça os 6 níveis das habilidades de escuta da criança”

Excelente artigo, aliás tenho aprendido muiiiiito com vcs través desses textos, das lives, dos vídeos, vcs são excelentes!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *