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Conhecendo a dislexia e a importância da equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico

Dentro do grupo das dificuldades de aprendizagem, um dos destaques é a dislexia. Sempre voltamos com este tema em nossos artigos em função da solicitação de pais e mães que apresentam suas dúvidas em relação aos sintomas, aos tratamentos e às consequências dessa condição na vida de seus filhos.
As medidas adotadas para os casos suspeitos de dislexia podem ser otimizadas por meio de uma equipe interdisciplinar, tendo em vista a presença de especialistas que tendem a auxiliar os pacientes na identificação dos sintomas percebidos nesse quadro.
Sendo assim, a abordagem deste artigo será a importância de um grupo interdisciplinar no acompanhamento e na elucidação de fatos que indiquem e confirmem a existência da dislexia. No entanto, é importante relembrar alguns dos principais pontos que a caracterizam.

Conceituando a dislexia

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem caracterizada por déficits na linguagem, seja receptiva ou expressiva. Além disso, as funções oral e escrita também podem ser impactadas. Segundo estudos, essas dificuldades tendem a se manifestar na leitura, na escrita, na ortografia e na soletração. Entretanto, existem mais duas competências que também tendem a demonstrar algo de prejudicial, tais como processamento visual e auditivo; e lidar com situações que envolvam números.
Interessante relembrar que a dislexia é um transtorno neurogenético que afeta crianças e jovens cuja demonstração se pauta em dificuldade para entender, interpretar e memorizar os conteúdos realizados por meio da leitura.
Em uma análise divulgada aqui no site da Neurosaber, mostramos que nesta condição é comum a ocorrência de trocas, inversões e omissão de letras; assim como confusões fonéticas, dificuldades de definir esquerda-direita, realizar abstrações matemáticas, falta de memorização de sequências temporais e visuais, além de vocabulário aquém e esquecimento frequentemente de fragmentos textuais.

A multidisciplinaridade e o diagnóstico da dislexia

É extremamente válido que o processo que visa a diagnosticar a dislexia seja voltado a algumas competências imprescindíveis no desenvolvimento da comunicação e da linguagem de uma pessoa. Portanto, mostraremos a seguir quais são elas.
Consciência fonológica: essa competência metalinguística é responsável por possibilitar o acesso consciente ao nível fonológico da fala; assim como a manipulação cognitiva acerca das representações neste nível.
Processamento visual: importante salientar que o processo da leitura é aquele que envolve uma série de processamento visual dinâmica; e que também exige a incorporação de informações de padrões visuais através de sequências de movimentos oculares sacádicos e também de fixação.
Diante dessas importantes competências, é possível ver como a presença de uma equipe multidisciplinar é essencial no diagnóstico e na intervenção da dislexia. Isso significa que a criança deve ser assistida por especialistas que possam trabalhar a questão da linguagem e comunicação; assim também como aqueles que lidam com o aspecto pedagógico e psicopedagógico.

Tratamento precoce

Quando o paciente passa por intervenções precocemente, as chances de os impactos emocionais e comportamentais serem afetados diminuem consideravelmente. Com isso, o pequeno tende a encontrar um caminho aberto rumo a uma alfabetização eficaz e bastante eficiente. Claro, contando com a supervisão de professores e terapeutas.
O poder dos tratamentos da dislexia está também na redução dos riscos em até 40% dos casos registrados. Vale lembrar que a dislexia não tem cura, mas técnicas multidisciplinares com intervenção psicopedagógica, fonoaudiológica e medicação. Outro detalhe que não pode deixar de ser olhado com atenção é a adaptação no ambiente escolar que deve existir.
Tudo isso é importante, pois as crianças com dislexia não demonstram muito interesse em se expressarem. A alfabetização demora mais e, por isso, o papel dos pedagogos se mostra essencial nesse aspecto de adaptação das atividades e das maneiras de se avaliar.
 
Luciana_Brites Conhecendo a dislexia e a importância da equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico
 

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3 respostas em “Conhecendo a dislexia e a importância da equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico”

ola!boa noite, este artigo foi de muita valia pois esclareceu alguns pontos que estava com dúvidas. obrigado gosto muito do trabalho de vocês.

Eu gostaria de saber se vocês tem uma clínica de atendimento multidisciplinar para o tratamento de Dislexia para indicar. Seria para meu filho de 11 anos.

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