Voltar

Criatividade infantil: 5 atividades para estimular os pequenos

Sabemos que a criatividade infantil deve ser estimulada não só na escola ou nas atividades educacionais, como também em casa. Nesse período pandêmico ficou ainda mais claro a necessidade e a importância do brincar com bons estímulos que ajude no desenvolvimento criativo, intelectual, motor e tantos outros que são de suma importância para sua construção.

A importância de se estimular a criatividade infantil

 

Para o famoso pediatra Donald Woods Winnicott, nós já nascemos com a criatividade e é durante a infância que desenvolvemos ela voltada para a construção da nossa própria identidade. Entendemos também a necessidade de se brincar para uma criança, por isso recomendamos a leitura do artigo sobre os benefícios cognitivos da brincadeira que também está disponível em nossa página. 

Por isso pensamos nesse artigo que conta com cinco atividades que ajudam a estimular a criatividade infantil e desenvolver de uma forma simples brincadeiras que poderão ser realizadas em casa! 

1.Massinha de modelar

Pode parecer algo muito simples, mas a massinha nos permite infinitas possibilidades, pois com elas as crianças podem criar personagens, bichos, cores, imagens e inúmeras possibilidades. 

Pode se tratar de uma brincadeira com algum comando, por exemplo, ser pedido para a criança representar algo ou simplesmente deixar com que ela mesmo crie seus objetos de acordo com seus desejos.

Atividade essa que pode começar na cozinha mesmo, com a fabricação das suas próprias massinhas, onde eles poderiam escolher as cores que desejam para essa brincadeira. 

2. Faz de conta para a criatividade infantil 

Que existem milhares de livros sobre histórias fictícias nós já sabemos, mas que tal deixar que a própria criança crie a sua? 

Pode ser através de uma música onde ela irá colocar os objetos que está vendo ou criar uma história com eles. Isso é algo muito legal que pode ser trabalhado com os próprios brinquedos que elas já têm em casa, fantoches, livros, ou usando objetos da própria casa.

3. Palavras proibidas.

Essa atividade é bem simples e pode ser feita em qualquer lugar. Se trata de um momento onde os pais permitem que a criança faça qualquer tipo de pergunta, e a partir disso as respostas não podem conter sim, não ou talvez. Um exemplo: a criança pergunta para o pai se ele gosta da cor azul e a resposta terá que ser de uma forma onde as palavras que foram estipuladas como proibidas não sejam usadas.

Nessa atividade pode ser proposto que cada um faça uma pergunta por vez. Assim, a criança trabalhará a criatividade e o pensamento para formular respostas e perguntas.

4. Teatro 

Nessa atividade pode ser feito um show de talentos com toda a família onde cada um escolherá qual personagem será. O diferencial é de que os outros participantes escolham por qual situação cada personagem irá passar. Um exemplo: a criança escolhe ser uma árvore e os pais escolhem que terá que ser feito uma encenação onde essa árvore estará em um vendaval.

É uma ótima atividade para desenvolver a criatividade e até mesmo arrancar boas risadas das crianças.

Se soltem !

5. Customização

Por último, mas não menos importante, trazemos a customização como uma alternativa. Para esse momento pode ser escolhido um objeto, uma foto, uma roupa, enfim, várias possibilidades.

Nessa atividade, os pequenos podem colocar novas imagens, brilhos, papéis, cores e texturas no objeto escolhido, dando assim a eles um momento de colocarem em prática sua personalidade e criatividade.

Respeite o momento.

Entendemos que sempre queremos que nossos filhos se desenvolvam rápido, mas é sempre válido lembrar que a criança nunca deve ser forçada a realizar nenhuma atividade, pois assim, terá efeito reverso.

Entenda os sinais e caso ele queira trocar de brincadeira, pare e volte para as atividades com estímulos em outro momento.

Referências:

https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss17_01.pdf

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2008000200014

https://www.scielo.br/j/pcp/a/8MJjD3fdG4HKDHRQzjyqRGd/?lang=pt

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *