Voltar

Desenvolvimento Cognitivo: percepções, reações e competências

O desenvolvimento cognitivo infantil é a peça-chave para dar à criança todas as condições de uma vida saudável e independente. Imagina o seu filho no ambiente escolar. Por mais que ele dependa de auxílio dos educadores e dos ajudantes de turma para algumas tarefas, é inegável que seu pequeno saberá lidar com algumas situações, por exemplo: integrar-se a uma brincadeira junto dos demais coleguinhas.
A cognição de uma pessoa favorece essa e outras assimilações, a partir do momento em que tal aspecto é responsável não só pelo papel social a que a criança está sujeita, mas a outros pontos tão cruciais quanto.

Que áreas são influenciadas pelo desenvolvimento cognitivo infantil?

Além de contribuir para a construção da noção do ‘ser-estar social’ do pequeno, é importante elencar as demais contribuições que são provenientes do desenvolvimento cognitivo da criança.
Quando a cognição de seu filho está em formação, o amadurecimento dessas faculdades também está em franca evolução. O conjunto de habilidades provenientes do desenvolvimento é responsável pelos seguintes aspectos: coordenação motora, linguagem, psicomotricidade e adaptação.
Tendo por base todos esses eixos, percebe-se que algum sinal de atraso pode significar uma preocupação bastante pertinente, pois influenciam diretamente na autonomia da criança diante de seus desafios.

A importância da cognição na vida das pessoas

Ao longo de nossos artigos, você deve ter lido algo a respeito da cognição, certo? Mas você sabe o significado desta palavra? Explicaremos novamente. Cognição é a habilidade de processar informações com o intuito de proporcionar ao indivíduo a capacidade de perceber, compreender, integrar-se e responder aos vários estímulos presentes no ambiente. Isso permite à pessoa a pensar e avaliar alguma atividade social ou tarefa.
Interessante notar que esse processamento ocorre no cérebro, induzindo a ativação ou trabalho de determinadas partes cerebrais. Para que tudo corra bem, é necessário que essas regiões estejam íntegras e acompanhem a idade da criança e sejam responsáveis por uma conexão que favoreça os estímulos percebidos pelo pequeno. Isso influencia todo o processo de aprendizagem e a capacidade adaptativa.

O que pode ser feito diante de algum problema apresentado?

Quando se percebe algum atraso no desenvolvimento cognitivo de uma criança, a primeira providência a ser tomada é procurar auxílio especializado, cujas intervenções procuram favorecer ao máximo o aperfeiçoamento das competências do pequeno.
Além disso, a importância de se atentar quanto a algum atraso nessas habilidades está no poder que um tratamento pode oferecer à criança antes mesmo de sua inserção na vida escolar.

Qual o papel do desenvolvimento cognitivo na alfabetização?

É importante salientar que quando os aspectos referentes à cognição são trabalhados, simultaneamente à idade escolar dos pequenos, o rendimento dos alunos tende a ser aprimorado, sobretudo em leitura e escrita. Isso se deve ao fato de habilidades ligadas à consciência fonológica e espacialidade serem estimuladas desde então.
Contudo, é preciso que se que tenha o acompanhamento de um profissional que possa auxiliar na condução de alguma intervenção, caso seja necessária. Por meio dessas terapias, a criança terá a chance de apresentar um rendimento satisfatório em seu desenvolvimento.
 
Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.
PEPI Desenvolvimento Cognitivo: percepções, reações e competências

Você também pode se interessar...

8 respostas em “Desenvolvimento Cognitivo: percepções, reações e competências”

muito bem explicado, tenho uma filha com problema cognitivo hoje ela tem 25 anos. quando recebi a noticia que ela tinha um pequeno problema ,não poderia imaginar com iria lidar com problema.ao passar do tempo fui aprendendo como lidar com a situação. nos primeiro anos de vida dela tinha esperança que ela teria melhoras ficava na espera que ela iria regredir,mais não,ela veio andar com 2 anos e alguns dias,teve acompanhamento com todos os especialista da areia,não foi nada fáscio .hoje ela esta em uma escola especial ,não fala, mais consigo lhe da com a situação,ela e minha amiguinha que amo muito ,hoje somos companheira,tenho um filho de 14 anos veio depois dela,amo meus filhos de uma maneira igual,sei que minha filha e muito feliz e amado por todos nos,

Olá, excelente artigo, teria a possibilidade de dividir com a gente a referência bibliográfica do material postado? Grato.

Olá! Desejo a referência deste artigo, não tenho como citar em meu trabalho, sem o auto do artigo. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *