Voltar

Desenvolvimento infantil: brinquedos são importantes?

Para o desenvolvimento infantil, os brinquedos são tão necessários quanto qualquer outro estímulo. Isso porque desenvolvem a criatividade, o sistema motor e psíquico e trabalham a relação dos pequenos com o mundo.

O ato de brincar, individualmente ou em conjunto, trabalha de uma forma mais despretensiosa e leve questões de desenvolvimento básico. Assim, o uso dos brinquedos pode auxiliar esse processo.

Nós já falamos aqui no blog sobre Os benefícios cognitivos da brincadeira. Dessa forma, vamos continuar o assunto e tratar sobre a importância desses brinquedos para o desenvolvimento infantil.

A importância dos brinquedos para o desenvolvimento infantil

Quando falamos de brinquedos importantes para o desenvolvimento, não falamos somente daqueles que são comprados. Mas também daqueles que podem ser construídos em casa. Ou seja, qualquer objeto pode virar motivo de uma brincadeira para uma criança. Aliás, esses são os momentos onde se deve abusar da criatividade!

No momento em que a brincadeira está rolando, o brinquedo faz um papel de reprodução social e de fantasia. Dessa forma, ele é importante para as seguintes áreas do desenvolvimento:

  • Motora
  • Cognitiva
  • Criativa
  • Social.

Assim, seja para trabalhar a criatividade, emoções ou questões do dia a dia, podemos usar os brinquedos como aliados. Podem ser massinhas, bolas, bonecas, panelas ou copos. Ou seja: absolutamente tudo pode ajudar a enriquecer o processo de desenvolvimento infantil.

A multifuncionalidade dos brinquedos

Como já citamos, qualquer objeto pode virar um brinquedo que ajude no desenvolvimento infantil. Assim, basta entendermos qual funcionalidade queremos dar a eles.

Por exemplo: bolinhas de algodão e colheres parecem muito simples. Mas podem virar um ótimo brinquedo para desenvolver a habilidade motora.

Dessa forma, conclui-se que a funcionalidade não está somente naqueles brinquedos que compramos. Portanto, abre-se um horizonte de possibilidades e formas de se trabalhar o desenvolvimento infantil.

Segundo Albert Einstein, “o brincar é a mais alta forma de pesquisa”. Dessa maneira, os brinquedos auxiliam com questões como autonomia, empatia e outros sentimentos importantes.

Para isso, entenda qual forma de brincar chama mais atenção do seu filho. Assim, intercale entre brinquedos que a criança já tenha e outros objetos da sua
casa. Alguns simples minutos de brincadeiras podem se transformar em algo totalmente produtivo.

Caso tenha se interessado e queira alguns exemplos práticos, segue uma lista de outros artigos do nosso blog:

Focar no melhor meio para o desenvolvimento da criança é o ponto alto de tudo que envolve a vida dos pequenos.

Porém, precisamos entender que até mesmo as crianças precisam de um tempo livre. Com isso, as informações serão melhor absorvidas e entendidas pelo cérebro.

Dessa forma, recomendamos que o uso de brinquedos com funcionalidade seja, de certa maneira, intercalado com brincadeiras livres.

Para que esses momentos, acima de tudo, sejam prazerosos e alegres para os pequenos.


REFERÊNCIAS:
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Feducere.bruc.com.br%2Fcd2009%2Fpdf%2F2693_1263.pdf&clen=129738&chunk=true

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812007000100009

Você também pode se interessar...

1 resposta em “Desenvolvimento infantil: brinquedos são importantes?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *