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Desenvolvimento infantil: brinquedos servem só para brincar?

Os brinquedos são aliados fundamentais no processo do desenvolvimento infantil. Eles auxiliam no desenvolvimento cognitivo, motor, criativo e social da criança. 

Por meio dos brinquedos, as crianças também estimulam a imaginação e trabalham as vivências. Entre seus benefícios, os brinquedos são importantes na comunicação infantil.

Importância do brinquedo no desenvolvimento infantil

É por meio da brincadeira e dos brinquedos que a criança vai explorar e interagir com o mundo à sua volta. Para o desenvolvimento infantil, os brinquedos são tão necessários quanto qualquer outro estímulo.

O ato de brincar é a atividade mais importante na infância. Ele não é só importante por ser frequente, mas sim, por ser fundamental para o desenvolvimento. Segundo Albert Einstein “brincar é a forma mais elevada de pesquisa”. 

Os brinquedos auxiliam com questões como autonomia, empatia e outros sentimentos importantes. Dessa forma, no momento em que a brincadeira acontece, o brinquedo faz um papel de reprodução social e de fantasia.

Os brinquedos são atividades que proporcionam os desenvolvimentos psicológicos e culturais presentes na infância. Assim, eles podem ser vistos como objetos mediadores nos quais as crianças irão atribuir significados. Ou seja, brincar é a melhor maneira para a criança aprender. 

Aprendendo por meio dos brinquedos

O brinquedo, dentro do universo da criança, está ligado à sua imaginação. Além disso, faz parte do desenvolvimento infantil de forma significativa. Os brinquedos são responsáveis por ensinar de maneira lúdica e divertida. 

É pela brincadeira que as crianças aprendem aspectos importantes, mesmo sem perceber. O desenvolvimento infantil emocional e da personalidade também podem acontecer durante as brincadeiras. 

É importante que os adultos entendam quais são os brinquedos que mais chamam a atenção da criança. Independente de qual, o brinquedo estimula a representação e a expressão de imagens que recordam aspectos da realidade.

Ou seja, focar no meio para o pleno desenvolvimento infantil é indispensável.

Benefícios dos brinquedos no desenvolvimento infantil

Como vimos, são inúmeros os benefícios dos brinquedos para a criança. Entre eles encontramos:

  1. Melhora o desenvolvimento motor

Os brinquedos estão ligados às habilidades sensório-motoras da criança. Eles estimulam e podem até melhorar as habilidades motoras finas em crianças mais velhas.

  1. Habilidades de resolução de problemas

Um exemplo de brinquedo importante para desenvolver essa habilidade é o quebra-cabeça. Os desafios dele levam a pensar, com o objetivo de resolver um problema, estimulando essa habilidade. 

  1. Desenvolvimento social e emocional

Como já falamos anteriormente, por meio dos brinquedos as crianças desenvolvem empatia e compreendem as emoções. 

  1. Concentração

Durante a brincadeira, as crianças tendem a se concentrar por mais tempo. Focar no que estão fazendo, resultando em uma melhora de concentração. E essa é uma parte importante do desenvolvimento infantil.

  1. Estimula a criatividade e a imaginação

Os brinquedos promovem o pensamento criativo e a imaginação das crianças. Por meio da brincadeira, a criança desenvolve suas habilidades criativas criando cenários, formando diálogos e usando livremente sua imaginação. 

  1. Desenvolvem a coordenação olho-mão

Ao empilhar blocos e construir torres, por exemplo, a criança é obrigada a prestar atenção nas suas ações. Assim, precisam pensar em tomar muito cuidado, estimulando suas habilidades de coordenação olho-mão. 

Os brinquedos são aliados dos professores no desenvolvimento infantil

Por meio dos brinquedos e das atividades lúdicas o professor pode estimular a imaginação das crianças. Assim, trabalhar melhor o desenvolvimento infantil.

Elas aprendem principalmente mediante à imitação. Ou seja, é preciso que os professores fiquem atentos às brincadeiras e o que elas estão tentando representar. 

Porém, precisamos entender que até mesmo as crianças precisam de um tempo livre. Com isso, as informações serão melhor absorvidas e entendidas pelo cérebro.

Referência:

GONÇALVES, Carlos Augusto Pereira. O BRINQUEDO: AS PERSPECTIVAS DE WALTER BENJAMIN E VYGOTSKY PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA. XII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, p. 6-17, 2014.


CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 7, n. 1, p. 92-104, 2007.

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