Voltar

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e comemoramos este dia conscientizando as pessoas com informações sobre o espectro.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo reconhece e divulga a conscientização sobre os direitos das pessoas com autismo. Saiba mais, neste artigo.

História do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação, comportamentos repetitivos e restritos que afetam a interação social e a aprendizagem.

A palavra “autismo” foi enunciada pela primeira vez em 1911 pelo psiquiatra Eugen Bleuler, que usou o termo para descrever um conjunto específico de sintomas que eram considerados sintomas de esquizofrenia com um retraimento social extremo.

Em 1943, o psiquiatra pediatra Dr. Leo Kanner caracterizou o autismo como um transtorno social e emocional e em 1944 Hans Asperger publicou seu “Artigo sobre psicopatologia do autismo”, onde descreveu o autismo como um transtorno da inteligência normal em crianças com dificuldades nas habilidades sociais e de comunicação. 

Esses artigos foram importantes para os estudos que ajudaram a classificar o autismo como um transtorno distinto da esquizofrenia, em 1980. 

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril) foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2007, para incentivar ações de conscientização sobre o espectro e apoiar a pesquisa que visa melhorar o bem-estar e a inclusão.

A noção de autismo como um espectro foi desenvolvida em 2013 pela American Psychiatric Association na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, que combinou as subcategorias de autismo e condições relacionadas em uma categoria unificada.

Linha do tempo do Dia de Conscientização do Autismo

1970 — Tratamentos Farmacêuticos

Os tratamentos incluíam injeção de secretina e risperidona para atuar nos receptores de dopamina.

1995 — Estudos sobre a Síndrome de Asperger

Como resultado de seu estudo de 30 anos, Sula Wolff publica que as crianças com síndrome de Asperger representam a extremidade mais sutil e capaz do espectro do autismo, pois se tornam independentes quando adultas e podem ter dons excepcionais.

2007 — Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo — 2 de abril —  foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

2013 — O autismo é um espectro

A American Psychiatric Association cria uma categoria unificada do espectro do autismo na quinta Edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Tradições do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo apoia as causas que promovem a conscientização sobre o TEA. Nas escolas, as crianças devem ser educadas sobre o tema e sobre a importância da diversidade. 

Essas ações são importantes para a inclusão e também para difundir os sinais de autismo para que mais pessoas possam ser educadas sobre o assunto. 

Como participar do Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Compartilhe informações online

Mesmo hoje em dia, com tanto acesso à informação, ainda existem muitas pessoas que não conhecem o autismo e suas características. Torne-se um defensor da causa educando as massas.

Participe das associações de autismo

Existem muitas pessoas com autismo ou que tenham um membro da família com o espectro que fazem parte de associações comunitárias. Entre em contato com elas para participar das atividades do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Cuide das pessoas com espectro do autismo que você conhece

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é o dia perfeito para celebrar com seus amigos e parentes com autismo! 

5 razões para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A prevalência

Em 2018, aproximadamente 1 em 59 crianças foram diagnosticadas com o espectro do autismo.

O diagnóstico precoce 

O autismo pode ser diagnosticado desde os 2 anos. A intervenção precoce é fundamental para propiciar o bem-estar das pessoas com autismo.

Condições associadas

Crianças com autismo têm maior probabilidade de sofrer outros distúrbios, como gastrointestinais ou do sono.

É incrível ser diferente!

Pessoas com o espectro do autismo podem ajudar a fazer um mundo melhor! Tudo que elas precisam é o tratamento e o apoio adequados. Pessoas como Tim Burton, Charles Darwin, Bill Gates e Albert Einstein são exemplos.

Porque o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é importante

Não existe cura, mas existem tratamentos!

Hoje em dia, existem muitas maneiras de tratar os sintomas do autismo, mas que dependem do diagnóstico. Conhecer os sinais de TEA é importante, pois auxilia no diagnóstico precoce.

Não tente mudar, comece entendendo!

As pessoas com autismo têm características e comportamentos específicos. É preciso conhecer, em cada uma delas, sua maneira única de ver o mundo.

Idade adulta e autismo

Não há cura para o autismo, mas pesquisas demonstram que as atividades que estimulam a independência aumentam o aprendizado de novas habilidades e reduzem os sintomas de autismo.

Compartilhe este artigo em suas redes e contribua com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo!

Você também pode se interessar...

1 resposta em “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”

Os temas abordados pela neurosaber sao de grande importancia para o conhecimento de profissionais da educaçao, da saúde, para pais, cuidadores, enfim para toda a sociedade. Obrigada a neurosaber pela contribuiçao que tem dado, principalmente para profissionais da educação. Isso tem feito toda a diferença na vida de muita gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *