Voltar

Dicas para criar mais independência nas crianças

A independência e a autonomia proporcionam às crianças a capacidade de se sentirem seguras consigo mesmas, de tomar decisões, de aceitar as consequências de suas ações e de ter autoestima elevada. Portanto, devemos ajudá-los a promover sua independência em relação aos bebês.

A autonomia e independência é algo que devemos desenvolver nas crianças. Muitos estudos afirmam que essas capacidades começam a se desenvolver desde a primeira infância, ou seja, nos primeiros meses de vida.

E para que uma criança desenvolva sua independência é necessário que sua família a ajude e lhe dê a oportunidade de tomar suas próprias decisões. Continue lendo esse artigo para saber mais! 

A importância da independência para crianças

Uma qualidade que todos nós valorizamos em nós mesmos e nos outros é a confiança. É exatamente isso que a independência traz para os mais pequenos.

Muitos especialistas dizem que dar a elas alguma liberdade para realizar ações diferentes tem um efeito muito positivo nas crianças: elas são mais felizes e têm mais capacidade de desenvolvimento . É simplesmente uma questão de o pequeno explorar e descobrir por si mesmo o que o rodeia para se sentir seguro para dar um passo adiante.

O desenvolvimento da autonomia das crianças afeta seu estado atual de uma forma muito direta. 

Isso não é diferente no caso da independência. Os humanos são capazes de assumir responsabilidades desde muito jovens. A nossa família tem uma grande influência nisso, pois são os primeiros com quem criamos laços e relações.

Se nós, pais, estabelecermos uma boa base de autonomia e confiança, a criança será um adulto muito mais seguro: terá mais e melhores habilidades e atitudes interpessoais, terá melhor capacidade de decisão, estará muito mais maduro e ele será uma pessoa mais feliz.

Maneiras de ensinar autonomia e independência para as crianças

Longe do que pode parecer, ensinar autonomia a crianças não é fácil. E, em muitas ocasiões, também não é a alternativa mais confortável. Porém, se você perseverar e seguir os passos a seguir, a cada dia estará contribuindo para a construção de sua independência.

1. Aproveite a tendência natural das crianças de serem autônomas

Muitas vezes, ao facilitar a vida, pela pressa ou pela simples inércia, os pais restringem essa tendência natural dos bebês. Porém, o mais positivo seria favorecê-lo e aproveitar o momento.

Certifique-se de que seu filho tenha ao seu alcance os elementos com os quais ele mais interage.

2. Estabelecer rotinas

Por exemplo, quando a criança aprende que deve lavar as mãos, o rosto e os dentes e colocar o pijama todas as noites antes de dormir, ele pode concluir essa sequência por conta própria. 

E o mesmo quando você integra isso todos os dias, quando você sai de casa, você tem que deixar elas colocarem o sapato, colocarem o casaco e levar a própria mochila.

3. Evite superproteção

Você pode sentir que está fazendo um favor, aliviando um fardo ou tornando a vida da criança mais fácil. Mas, na realidade, você o estaria privando de um aprendizado valioso que ele mais tarde precisará no mundo real.

4. Atribua a eles responsabilidades e projetos

Para promover a independência das crianças, a proatividade é importante. Ou seja, propor, sugerir e incentivá-los a se envolverem nas diversas tarefas domésticas , bem como em projetos pessoais.

Os benefícios da independência 

Como você já viu, promover a independência das crianças é uma coisa muito positiva. No entanto, preparamos uma lista dos principais benefícios :

  • O trabalho de autoestima dá às crianças um maior senso de responsabilidade. Isso significa que eles fazem sua lição de casa por conta própria e com mais eficiência.
  • Menos medos. As crianças mais independentes desenvolvem menos medo de enfrentar os desafios que a vida lhes apresenta. Eles serão mais capazes de resolver seus problemas.
  • Consciente de seus limites. No entanto, isso não os tornará imprudentes. Eles saberão perfeitamente até onde podem ir e terão regras sociais muito claras.
  • Sentir-se capaz dá às crianças uma boa auto-estima. Essa é a chave para alcançar os sucessos que se propõem ao longo de sua vida. Eles se sentirão confiantes e capazes.
  • Bons alunos. O conjunto de todos os benefícios faz com que trabalhar a independência dos mais pequenos os leve a serem melhores alunos. Eles terão um desempenho acadêmico melhor e você não terá que ir atrás deles para fazer o dever de casa.

Crianças independentes são admiráveis ​​e seu filho também pode ser, se você seguir as dicas acima. Não tenha medo de deixá-lo participar de atividades que podem gerar essa independência.

A independência permite que as crianças criem coisas por si mesmas e, mais do que tudo, aprendam a fazer as coisas sozinhas, a saber como fracassar e como superá-las.

É uma habilidade determinante para o futuro. 

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários!

Referências

LEVINE, Alexandra; PHILIPS, Laura. How to Build Independence in Preschoolers. Child Mind Institute. Disponível em: <https://childmind.org/article/how-to-build-independence-in-preschoolers/>. Acesso em: 25 out. 2021.

Você também pode se interessar...

2 respostas em “Dicas para criar mais independência nas crianças”

Que pena que só descobrir isso agora. Sou super, mega protetora, achava que estava protegendo meu filho e queria poupa-lo de sofrimento Porem, descobrir agora que estou fazendo o mal.
Meu filho já tem 13 anos, tenho como corrigir ainda essas atitudes com ele?

Olá, Andrea

É muito importante as crianças terem autonomia para o seu desenvolvimento e aprendizagem.

Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais!

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *