Voltar

Dificuldade e atraso na fala pode ser Autismo?

Uma criança com atraso de fala precisa urgentemente de uma avaliação criteriosa e merece observação e intervenção precoces. Mas esta condição pode ser apenas um elemento de uma anomalia mais ampla e grave. Esta criança pode ter deficiência auditiva, uma malformação cerebral, pode ser vítima de abuso ou viver em carência afetiva. Mas ela pode também apresentar uma transtorno de desenvolvimento e o mais preocupante é o Autismo.

Existem 3 tipos de problemas ou distúrbios durante o desenvolvimento da fala ou da linguagem na criança : o atraso, a dissociação e o desvio. O atraso é quando a progressão fala ocorre mais lentamente e seu desempenho fica bem abaixo do esperado; a dissociação ocorre quando o atraso de fala ocorre de forma mais intensa quando comparado a outros quesitos do desenvolvimento;   o desvio é o mais grave : verifica-se uma aquisição totalmente anômala e sem associação com uma comunicação adequada. É neste último que se inclui o Autismo.

O Autismo acarreta um desvio no desenvolvimento da fala da criança levando-a a regredir na organização e na intenção social da fala ou ao começar a falar ( se falar ) a criança não o faz com sentido social nem de acordo com o contexto e pode ainda apresentar ecolalias, jargões e inversões de pronome ( em vez de “eu”, ele diz “ o João quer isto” ).

Outra forma inadequada e curiosa de expressar a fala comum em Autistas (especialmente os TEA Leve ou Asperger) é falar num ritmo sempre igual e sem colocar sentimento no tom e no ritmo da fala. Chamamos isto de ausência de prosódia ou prosódia monótona. Podem inclusive ter uma fala rebuscada, excessivamente formal e intelectualizada mas mesmo assim desconectada do ambiente descontraído e espontâneo a sua volta e que no mínimo chama a atenção e causa estranheza.

Portanto, atraso de fala pode ser um sinal que pode abrir várias possibilidades, inclusive o Autismo/TEA. Por este motivo, pais, escolas, médicos e profissionais não-médicos não podem ignorar a presença deste sinal clínico em qualquer criança que venha a buscar seus cuidados pois as causas são amplas e diversas. Ora pode ser algo simples e que um dia vai se resolver. Mas, por outro lado, é possível que a causa seja oriunda de um transtorno mais severo e com graves consequências no desenvolvimento infantil e que necessita de pronta intervenção, como os TEA.

Você também pode se interessar...

48 respostas em “Dificuldade e atraso na fala pode ser Autismo?”

Boa noite! Parabéns pela matéria, é muito importante para nós educadores e todos os envolvidos com estas crianças pois , o quanto antes identificamos as dificuldades do desenvolvimento das mesmas no caso a cima descrito a fala, é de extrema importância que coloquemos essa criança para um tratamento adequado visto que pode se agravar o problema principalmente nos TEA.Um grande abraço e que Deus os abençoe!!!

Dra Luciana Brites e Dr Clay Brites estou com muita dificuldade de acessar as lives ao vivo queria poder entrar ao vivo pois tenho muitas dúvidas e gostaria que me esclarecesse!!

São vários aspectos que contam.
É importante você observar sim, mas sempre procure um profissional.
Abço

Dra Luciana eu tenho um netinho que é gemilar, ele ficou 5 meses na UTI para ganhar pelo fez uma cirurgia no intestino. ele está com atraso na Fala a mãe já procurou neuro está fazendo acompanhamento com uma fono mas eu não estou vendo resultado. A mãe já pôs a escolinha, Ele responde todos os comandos,atualmente ele esta com 2 é 8 meses. Porém eu continou preocupada é gostaram muito de poder ajudar mais.

Amei sua matéria, eu tive uma aluna que falava ” Ana quer isso…. Aquilo… “. Conversei com a mãe para conversar com o pediatra, ela me respondeu com aspereza e tirou a menina da escola. Foi uma criança inesquecível em minha vida, infelizmente não pude fazer nada por ela e pelo jeito ninguém poderá se ela não aceitar que há algo diferente.

🙁

Boa tarde Luciana! Toda informação tem como objetivo informar, esclarecer, ajudar e até intervir. Sou a favor de que quanto mais estudo, melhores serão os prognósticos. Poderia citar quais foram as fontes utilizadas para a construção do seu texto? Seria fundamental citar também que o profissional formado e habilitado à tratar da fala e suas alterações (processos de comunicação em geral) é o Fonoaudiólogo. Seria maravilhoso ver um colega de profissão falando de um assunto tão enriquecedor. Quem é o Fonoaudiólogo da NeuroSaber?

Abraços,

Lílian Krasznitszky de Araújo
Fonoaudióloga.

Parabéns pela matéria, muito importante para nos educadores estarmos ciente das dificuldades da fala .Gostei muito tirei duvidas e estarei sempre lendo a matéria para estar mais informada.

QUERIA MAIS INFORMAÇÃO SOBRE UM DOS PROBLEMAS DO ATRASO NA FALA: O “ATRASO”. MINHA FILHA TEM 2 ANOS E 4 MESES MAS NÃO FALA, DIZ APENAS ALGUMAS PALAVRAS E SÃO MUITO POUCAS. JÁ OBSERVEI E NÃO PERCEBO NENHUM SINAL DE AUTISMO NELA, PELO CONTRÁRIO, ELA É MUITO SOCIÁVEL E GOSTA DE FICAR COM OUTRAS CRIANÇAS MAS A CONVIVÊNCIA DELA COM AS DEMAIS CRIANÇAS É POUCA ELA FICA MAIS É COMIGO PORQUE MORAMOS ELA E O PAI MAS FICA MAIS COMIGO. SERÁ Q ISSO INFLUENCIA NO ATRASO DA FALA DELA?

Dra Luciana e Dr Clay estou trabalhando com um adolescente com TEA e baixa visão e me preocupo em diversificar o máximo o planejamento e as atividades para que o estudante possa estar avançando em sua aprendizagem. Gostaria de estar participando de todos os cursos sobre o Autismo para ter mais interação e esclarecimentos sobre o assunto. Vocês estão de parabéns por nos dar a oportunidade de estarmos sanando nossas dúvidas e apresentar novos caminhos e alternativas para trabalharmos com nossos alunos.

Boa tarde! meu filho tem 4 anos e meio e fala como uma criança de dois anos, faz tratamento c neuro, fonodiologo, piscicologo, e ate agora ninguém sabe me dizer oque ele tem! ele é muito esperto, entende tudo, adora musica, canta todo enrolado mais canta do geito dele, porem é muito nervozo tb! alguém porfavor pode me aconselhar oque devo fazer pra descobrir oque meu filho tem?? obrigado!!!

Bom dia achei muito interessante essa matéria… Então eu sou Educadora Infantil já tive convívio com varias crianças de varias idades e tive também alguns casos de autismo…Mas eu tenho um irmão de 15 anos q simplesmente fala enrolado não aprende nada na escola ele tem um atraso bem sério, também tenho uma irmã de 11 anos q não dá pra entender quase nada q ela fala é bem complicado ela não se concentra em nada tem várias dificuldades em relação à fala concentração detalhe (ela anda na ponta dos pés) Como será q eu posso ajudar?

Boa noite
Meu filho tem 2 anos e 3 meses é gemelar prematuro. Nasceu de 28 semanas. Entretanto não teve intercorrencias. Ao contrário da irma ele não fala e não liga em brincar com ela.
Entende algumas coisas, mas outras não.
Estamos em terapia e iniciamos a escola.
Gostaria de saber se esse atraso pode ser decorrente da prematuridade e se com passar ßo tempo passa.

Olá
Meu neto vai fazer 4 anos dia 5 de maio e ainda não fala. Diz algumas poucas palavras e assim mesmo com as sílabas trocadas. Faz tratamento com Fono e psicóloga mas até agora não vimos um avanço
Gostaria de saber alguns exercícios para ajudá lo em casa.

Só o fato da criança se referir a si mesmo pelo nome, já caracteriza autismo ?
Exemplo , minha filha sempre teve olho no olho, responde quando chamada pelo nome, nunca foi se enfilheirar brinquedos, brinca normalente com os brinquedos, chama pela mamãe , pede água, biscoito…. mas costuma falar ” Ana quer “… pode ser autismo ?

Tenho um filho de 3 anos completo, no seu primeiro ano tava tudo normal, começava suas primeiras palavras, quando com 1 ano e 2 meses precisei de uma babá, então ele não desenvolveu a fala corretamente, hj ele está no maternal e a professora dele junto com a pedagoga pediu que eu o levasse no fonoaudiólogo e no neurologista, pq na escola ele não atendendo aos estímulos da educadora. Sendo que quando é contrariado ele grita, e não quer ficar sentado… e ele ainda não fala, não se comunica direito. Tô começando a ficar preocupada

bom dia tenho o meu filho esta na mesma situação ja esta com 3 anos e 7 meses e tem dificuldade na fala, quando o coloquei na escolinha ele malhorou bastante e agora ja estou na terrapia de fala e umas sessoes com a psicologa k le acompanha.

Oi sou a Maristela vó do Lorenzo hoje ele está com 2 anos e três meses e não fala nada,estamos em investigação,embora seja uma criança sociável convive muito com adulto.Ai eu tenho a seguinte pergunta todo autista não fala?

MINHA FILHA TEM 4 ANOS FALA QUANDO QUER E TMB FALA COISAS QUE NÃO ENTENDEMOS É SOCIÁVEL ADORA CRIANÇAS . ESTÁ INDO NA FONO E TO.É MUITO INTELIGENTE.

Olá Adriana,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: NeuroSaber
Instagram: @neurosaberoficial
Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá Keury,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Doutor eu tenho uma sobrinha que ela é muito inteligente ela tem 3 anos já sabe fala toda letra do alfabeto e sabe falar alfabeto inglês porém tenho uma dúvida ela anda nas ponta do pé é quando vai fala nunca fala eu sempre fala mamãe Maria que leite ou Maria é ela tbm é um amor de criança mais as vezes ela fica nervosa joga coisa no chão será que ela tem grau de autista ?

Olá Daniela,
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos.
Orientamos que procure um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Meu filho tem 4 anos e nao fala nada. De vez em Quando sai um papapa bebebe e muito raro. Não entende nada do que falo. Gosta de brincar, me olha nos olhos. Mas eu falo e ele só rir. Não sei o que fazer pra ele começar a mim entender. Acho que passou do prazo de tratamento. Será se ele ainda tem chance de começar a entender e a falar?

Olá Keury,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Orientamos que procure uma fonoaudióloga pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *