Pesquisas têm demonstrado cada vez mais que a dificuldade em esperar recompensas, gratificações e o cumprimento de expectativas positivas frente a atividades do cotidiano unem pacientes obesos e portadores de TDAH. Tanto um grupo quanto o outro apresentam problemas em tentar se controlar quando querem algo ou almejam atingir logo um objetivo.
A busca desenfreada por urgente gratificação costuma levar a muitos problemas no cotidiano, como decisões precipitadas, falas inoportunas durante diálogos, impulsividade motora, reações emocionais exacerbadas e sintomas opositivo-desafiadores. Nos obesos, a busca pelo alimento pode ser interpretada como um atalho para reduzir o sofrimento de esperar gratificações. No TDAH, mudanças de humor, envolvimento com delinquência, drogadição e abandono de atividades sem recompensa imediata.
Estudos desenvolvidos no Centro de Pesquisa em Dependência Química da McMaster University e no St. Joseph’s Healthcare Hamilton com publicações no periódico Biological Psychiatry: Cognitive Neuroscience and Neuroimaging e Psychological Medicine têm mostrado também a associação frequente de TDAH com obesidade e a causa seria esta dificuldade em esperar recompensas.
Trabalhos têm mostrado que o TDAH aumenta em três vezes o risco de obesidade e está consolidado na literatura o risco maior de se envolver com drogas lícitas ou ilícitas. Para mais informações, acessem!
Dificuldade em esperar recompensas no cotidiano: um problema para obesos e portadores de TDAH
