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Dificuldades de leitura: prevenir e remediar

As dificuldades de leitura são responsáveis por causar preocupação em pais e mães. Afinal, o receio se dá tanto pela questão psicopedagógica quanto pessoal, já que a autoestima da criança pode ficar abalada. A situação realmente não é fácil e precisa de um acompanhamento que proporcione aos pequenos o domínio de tais habilidades. Se não, deve haver estratégias que visem à busca pela facilitação do aluno frente aos desafios que podem surgir no ato de ler e interpretar.
Sim, não basta apenas saber ler, mas é preciso decifrar os códigos apresentados e interpretar o que está escrito. Diante disso, profissionais trabalham com técnicas que estabelecem formas mais diretivas dando enfoque à alfabetização. Além disso, vale salientar que a criança deve ter tanto a capacidade de leitura quanto da escrita aprimorados para que ela consiga transitar bem por essas competências.

O que é preciso para prevenir e remediar?

A dificuldade de leitura pode ser prevenida e remediada por meio da observação prévia e da posterior aplicação de intervenções e suas técnicas. Não é uma tarefa simples, principalmente por exigir um olhar aguçado sobre as habilidades que estão em jogo nesse processo, mas os especialistas envolvidos detêm os parâmetros que tendem a favorecer a recepção e a apropriação da leitura e da escrita.

Afinal, que habilidades são essas?

Para trabalhar a dificuldade de leitura de forma preventiva é necessária uma análise acerca de alguns aspectos importantes na aquisição do domínio em torno dessas capacidades. Vejam quais são:
– Habilidades visoespaciais: a forma que o pequeno se relaciona com o espaço e como a coordenação visomotora se relaciona em relação a este ambiente que está inserido. Interessante ressaltar que as crianças com autismo encontram dificuldade para trabalhar essa competência.
– Compreensão e expressão da linguagem: quando o pequeno precisa compreender, processar as informações e expressá-las.
– Percepção visual e localização no espaço: essa habilidade se relaciona à habilidade visoespacial e, dentre os pontos positivos, está a possibilidade de a criança diferenciar as letras p e b.
– Facilidade para simbolizar, memorizar e evocar a informação aprendida: aqui podemos falar sobre o conjunto de competências composto por leitura, escrita e interpretação. Dentro dele está a habilidade de simbolizar – esta por sua vez se refere à capacidade que a criança tem de representar um som de forma escrita, transformando o que ela houve em uma palavra.

Consciência fonológica: um importante aspecto na leitura

Um elemento imprescindível nas estratégias que visam à diminuição da dificuldade de leitura é a consciência fonológica. Este tema já foi tratado em outros artigos da Neurosaber, mas é sempre bom relembrar a importância que ela representa no desenvolvimento de habilidades da criança no contexto da alfabetização.
A criança consegue ler por meio da consciência fonológica. Isso ocorre porque o pequeno passa a entender que existe um som pelo qual pode ser representado por uma letra. Além disso, vale reiterar que a aquisição das habilidades de leitura e escrita estão intrinsecamente ligadas a todo esse processo.

O acompanhamento necessário para a criança

Os pais ou responsáveis devem ter em mente que o pequeno precisa de um acompanhamento que contemple a situação que ele apresenta. A dificuldade de leitura é algo que precisa ser observado e trabalhado precocemente a fim que a criança consiga utilizar as técnicas suficientes para o domínio dessas competências.
É válido lembrar que esse trabalho não é apenas voltado para o desempenho psicopedagógico do aluno. Sendo assim, o que também está em jogo é a confiança do estudante diante dos desafios que tendem a surgir ao longo de todo o seu percurso escolar. Confiança que está associada à autoestima.
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Referência:

SERRA, Dayse. Alfabetização para autistas. Neurosaber. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/12jRrcEkpqC6geOisJBX7hFleK48KPsOK/view. Acesso em: 03 dez. 2019

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1 resposta em “Dificuldades de leitura: prevenir e remediar”

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