Voltar

Distúrbio do processamento sensorial no TEA

As crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) podem demonstrar características peculiares e que precisam de um acompanhamento dos pais e de outros profissionais que impulsionem nelas desenvolvimentos e práticas que visem à adequação de seus costumes ao dia a dia. Por isso, é muito importante que você, adulto, tenha total atenção quanto às atividades direcionadas aos pequenos.

 

Falando sobre processamento sensorial no TEA

O processamento sensorial de uma criança com TEA oferece alguns traços e que merecem ser expostos aqui. Você por acaso já reparou se seu filho ou outra criança de seu convívio apresenta uma predileção específica por determinado alimento (que tenha uma textura peculiar)? Talvez não seja sabido por muitos, mas essa característica faz parte do aspecto sensorial de um autista.

Isso acontece porque a criança apresenta alterações dos sentidos que configuram sua percepção sensorial sobre as coisas, a saber: audição, olfato, tátil, visual e paladar. Nesse caso, o autista também pode manifestar o que chamamos de TPS (Transtorno de Processamento Sensorial), que configura um desordenamento das habilidades sensoriais. As consequências dessa desorganização são a hipersensibilidade ou a hipossensibilidade apresentada pela criança.

Para você se situar, vale citar um exemplo: a criança se incomoda nitidamente com um determinado cheiro. Isso é reflexo da hipersensibilidade (hiper – acima, muito, intenso). Já a hipossensibilidade se apresenta pela escassez do sentido de determinada habilidade da pessoa.

É importante ressaltar que essas demonstrações podem levar a criança a ter prejuízo na cognição, no comportamento e no campo emocional.

Importante saber!

Toda vez que se fala de crianças com TEA um detalhe deve ser levado sempre em conta: a particularidade de cada um dos pequenos. Isso significa que o processamento sensorial, nesses casos, apresenta especificidades quando o assunto é a reação diante de alguma situação que configure a sensibilidade. Portanto, não se deve nunca generalizar, pois cada criança pode apresentar uma característica diferente.

Qual tratamento pode ser eficaz?

Uma criança autista precisa passar por tratamentos que ofereçam a ela condições de se socializar não só com as pessoas, mas com o ambiente a que está inserida. Na esteira do processamento sensorial, é válido dizer aqui que a Terapia de Integração Sensorial atua de forma que ameniza a característica identificada no pequeno. Nesses casos, o profissional procura, através de atividades específicas, introduzir na criança a capacidade de administrar os estímulos provenientes do campo dos sentidos. Além disso, vale dizer que tal tratamento procura agir como um instrumento que vise ao atendimento das necessidades da criança.

Nunca force a criança a nada

É imprescindível saber que a criança com TEA não deve ser forçada a nada. Lembre-se que ela tem gostos e comportamentos especiais. Então, é sempre válido reforçar que o autista infantil, especialmente, deve ser apresentado aos poucos a tudo que se apresenta como novidade, isso inclui alimentação, objetos, sons, etc. Um tratamento que cuide dessa parte é indispensável por conta disso. Procure terapeutas e profissionais que possam auxiliar o seu pequeno a ter uma vida muito mais leve, socialmente tranquila e divertida.

 

Você também pode se interessar...

18 respostas em “Distúrbio do processamento sensorial no TEA”

muito esclarecedor, que bom ter acesso a informações tão preciosas, parabéns vocês tem feito um excelente trabalho.

Meu filho tem 4 anos mas nao tenho certeza que ele é autista. Nesse ultimo ano percebi comportamentos diferentes com ele. Pode estar um dia super quente, mas ele so usa roupas compridas e meias mesmo que sinta que esta soando ele nao consegue usar roupas curtas e esta sendo um desafio pra mim. Se eu forco ele trocar de roupa, ele faz coco e xixi na calca. Nao acredito que isso seja normal. Por favor me tirem essa duvida

Olá, Boa noite!
Interessantíssimo esse estudo!
Os tópicos são excelentes, um aprendizado rico em toda sua estrutura.
Tudo anotadinho, rsrsrsrs…
Parabéns!

Olá, minha filha tem 19 anos e é portadora da síndrome de Williams e autismo sofremos com esse problema desde o seu nascimento, ela tem pânico de alguns barulhos, ultimamente ,tem piorado ,à ponto de nos impedir até de sair de casa com ela ,cachorro latindo,crianças gritando,pessoas falando em tom de briga ,são suficientes para ela ter uma crise,não sei mais o que fazer! Mas a sua matéria é muito importante e esclarecedora, parabéns!

Minha querida, parabens por ser uma mãe tão dedicada, continue lutando por sua filha, buscando tratamentos e principalmente peça ajuda a Deus e creia que sua filha pode sim ter uma melhora gradativamente ou até num piscar de olhos, sabe porque? Deus pode mudar tudo, Deus é poderoso e quer sempre ajudar aqueles que esperam nEle. Desejo a voce e toda sua família bençãos grandes e cura pra sua querida filha, em nome de Jesus, amém. Confie e espere, leia também Salmos 40

Meu filho tem 3 anos e esbarra em tudo, tropeça muito, cai sem causa aparente, esquece rapidamente da dor, possui todas as características de hipossensibilidade. No entanto, não parece ser autista. Olha nos olhos, interage, gosta de chamar atenção, chega a ser chato com essa necessidade de ser notado. É extremamente impaciente e age sempre por impulso. Me bate e me morde muito, sou cheia de hematomas. Já fiz de tudo, mas parece que não surge efeito, pois age sem pensar. Quando está mais calmo sempre me pede desculpas. Ele não para quieto nem sequer um instante.

Nao existem so crianças autistas! Ao abordar dessa forma a impressão que se tem é que o autismo so acontece em crianças o que não é verdade. O autismo acompanhara a pessoa pelo resto de sua vida. Meu filho tem 22 anos e tem pouca coisa na internet sobre tratamentos para adultos.

Olá Efigenia,
Ainda não temos um conteúdo sobre este tema em adultos
Mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também.
Obrigada pelo contato!

Oi me chamo Carine o meu filho tem treze anos ele nao se consentra em tatefa alguma na escola chupa lingua o tempo todo dormindo também , aperta a propria roupa entre os dedod pir muito minutos faz isso o dia todo não se comporta em kugarvalgum quan edta na rua nao mim obedece ja tentei acompamhamento medicobumas tres vezes todas sem sucesso sera que ele e altista , imperativo embola também as palavras estou desesperada !!!!

Meu neto tem 4 anos ele adora caminhões e carros quando ele veio ele balança os braços e fica de ponta de pé se ele assiste alguma coisa na TV e passa qualquer transporte ele sacode as mãos e fica de ponta de pé e morde bastante as mãos elas são grossas de tanto ele morder ele é muito inteligente conhece todas as letras do alfabeto e todos os números ele adora crianças repete tudo que as crianças falam mas não sabe falar direito e ainda faz cocô na fralda o que devo fazer

Sensação de formigamento pelo corpo tem ligação à hiposensibilidade? Existe algo a fazer para melhorar esse formigamento?

Olá,o meu filho tem 3anos e apresenta um comportamento bem peculiar,ele tem medo de barulho de avião , fogos de artifício ,barulho de moto ,passarinho….e e isso vai além ele não gosta da textura de balão,e nem de se sujar com alguns alimentos….ele não fala direito ,anda na ponta dos pés ,brinca com os brinquedos de forma diferente….por favor alguém me ajude o que eu deve fazer ,qual médico devo procurar??

Meu filho de 15 anos autista não verbal faz as vezes xixi na roupa e não se incomoda de ficar mijado. Isso pode ser características de hipossensibilidade ?

Olá, Vando!

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso .É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *