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Educação Física e suas contribuições para o desenvolvimento motor

Por acaso vocês sabem o quanto as aulas de Educação Física podem ser benéficas para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes? O que está em jogo na execução dessas aulas é a prática de diversas habilidades que, em curto e longo prazo, contribuem de maneira considerável em muitos aspectos dos estudantes.
É preciso salientar que quanto mais próximos dessas atividades, mais propensos a outros benefícios esses alunos também estarão. A interação social tende a aumentar, uma vez que os jovens passam a se comunicar mais e a ter, até mesmo, facilidade para se trabalhar em equipe; importante aspecto para a futura vida profissional e acadêmica dos pequenos e dos adolescentes.
Devido à grande solicitação de leitores, reeditamos um artigo que tratou sobre este mesmo tema no ano passado. Relembre as informações e reveja como a Educação Física é essencial.

A Educação Física e sua importância  

Em artigos anteriores salientamos a função da Educação Física no desempenho dos estudantes. Além disso, essa área da ciência é responsável por contribuir ainda mais. A Educação Física desempenha uma função interessante: a de adquirir um papel de grande relevância à medida que ela tem a função de estruturar o meio ambiente adequado para a criança e o adolescente.

O desenvolvimento motor na vida do ser humano

Não são poucas as pesquisas que revelam a seguinte constatação: o desenvolvimento motor é responsável por representar “um aspecto do processo desenvolvimentista total” e está ligado, de maneira inter-relacionada, aos campos cognitivos e afetivos acerca do comportamento humano, sendo influenciado por vários fatores.
De acordo com observações, toda sequência básica do desenvolvimento motor está embasada no desenvolvimento do cérebro, uma vez que a mudança progressiva na capacidade motora de uma pessoa, desencadeada pela interação desse sujeito com o ambiente em que está inserido e com a tarefa em que ele esteja engajado.

Educação Física e a motricidade: importante passo para o desenvolvimento motor

Importante relembrar que a Educação Física é responsável por proporcionar o aperfeiçoamento do desenvolvimento motor, sobretudo na motricidade do aluno. Além disso, habilidades como a motricidade global, a motricidade fina, o esquema corporal, o equilíbrio, a organização temporal, a organização espacial são devidamente trabalhadas. Vamos rever quais são elas.
– Organização espacial
Importante ressaltar que todas as modalidades sensoriais participam de forma relativa na percepção espacial: a audição, a visão, o tato e o olfato. A orientação espacial direciona nossa habilidade para avaliar com precisão a relação física entre nosso corpo e o meio ambiente, além de tratar as modificações no curso de nossos deslocamentos.
– Organização temporal
A organização temporal é o elemento que inclui uma dimensão lógica (conhecimento da ordem e duração, os acontecimentos se sucedem com intervalos), uma dimensão convencional (sistema cultural de referências, horas, dias, semanas, meses, e anos) e um aspecto de vivência, cujo aparecimento vem antes dos outros dois (percepção e memória da sucessão e da duração dos acontecimentos na ausência de elementos lógicos ou convencionais).
– Motricidade global
A motricidade global é aquela que envolve movimentos cujos grandes grupos musculares atuam em ação simultânea, sobretudo no que diz respeito à execução de movimentos voluntários complexos.
– Motricidade fina
A motricidade fina pode ser considerada como uma atividade de movimento espacialmente pequena, mas com grande precisão ou velocidade, executada principalmente pelas mãos e dedos; e também pelos pés.
– Esquema corporal
Já o esquema corporal é indispensável para a formação da personalidade da criança e do adolescente. Ele é a representação global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.
– Equilíbrio
O equilíbrio é o elemento cuja base primordial pertence a toda ação diferenciada dos membros superiores. Funciona assim: “quanto mais defeituoso é o movimento mais energia consome, tal gasto energético poderia ser canalizado para outros trabalhos neuromusculares.
 
Luciana_Brites Educação Física e suas contribuições para o desenvolvimento motor
 
 

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2 respostas em “Educação Física e suas contribuições para o desenvolvimento motor”

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