Voltar

Entenda por que brincar é importante para o desenvolvimento da criança

Brincar ajuda as crianças a entender o mundo e a descobrir como seus corpos funcionam. Entenda a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e descubra como estimular experiências ricas e divertidas com os pequenos em casa, neste artigo.

Brincar faz parte da infância, principalmente as brincadeira livres, mas diante muitas atividades estruturadas, perda de áreas externas, tempo excessivo de tela e aumento da pressão na escola, as crianças tem cada vez menos tempo para brincar livremente.

As crianças estão perdendo, cada vez mais, a oportunidade de brincar ao ar livre e de se envolver em brincadeiras livres e espontâneas. Entenda a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e como propiciar esses momentos em casa. 

A importância do brincar 

Brincar é natural para as crianças e além de ser prazeroso, estimula o desenvolvimento infantil. São muitos os benefícios da brincadeira livre, como desenvolver a capacidade de se relacionar consigo mesmo e com os outros. 

A brincadeira alivia o estresse e aumenta a sensação de bem-estar. Além disso, as crianças desenvolvem habilidades como empatia, criatividade e colaboração. Quando elas são privadas de oportunidades para brincar, seu desenvolvimento pode ser prejudicado.

Brincar é essencial para o desenvolvimento infantil, tanto que é um direito de todas as crianças. Brincar é a principal atividade da infância, através da qual as crianças têm suas melhores chances de se tornarem adultos autônomos e felizes.

A importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil

Brincar é o principal veículo para o desenvolvimento infantil. Quando as crianças brincam, elas estão desenvolvendo habilidades em todas as áreas do desenvolvimento: cognitivas, físicas, de comunicação e sociais / emocionais. Através da brincadeira, elas reforçam essas habilidades de uma forma única.

Além disso, brincar promove hábitos saudáveis ​​ao envolver ativamente as crianças ao mundo ao seu redor, podemos evitar problemas de saúde, como a obesidade infantil, por exemplo.

Brincar permite as crianças superar ansiedade e medos, pois elas experimentam novas ideias e fazem conexões com suas experiências anteriores. Nas brincadeiras, as crianças tomam suas próprias decisões e começam a fazer conexões entre suas escolhas e as consequências destas.

Brincar estimula o desenvolvimento do autocontrole, habilidade fundamental para a vida adulta. As crianças brincam porque têm um desejo profundo de compreender o mundo e brincar oferece oportunidades para que regulem seus sentimentos, lidem com a frustração e se relacionem com os outros.

Brincar ajuda as crianças a desenvolver a atenção plena, além de se sentirem seguras e protegidas para experimentar novas experiências. À medida que as crianças se envolvem nas brincadeiras, elas adquirem a capacidade de estar presentes no que estão fazendo.

Como estimular as brincadeiras em casa

As crianças precisam de tempos não programados para explorar e descobrir. A aprendizagem acontece de maneira mais eficaz quando o brincar é livre, o que estimula a criatividade e a imaginação. Materiais como blocos de montar, areia, água, carrinhos de mão, pás e bolas são facilmente encontrados em casa e podem se transformar em várias brincadeiras. 

Às vezes, o propósito das brincadeiras das crianças é claro, outras é preciso dar oportunidade para que usem a imaginação e a criatividade. Um pedaço de pau, por exemplo, pode se tornar uma varinha mágica, um bloco de madeira, uma cidade para seus bonecos, e assim por diante.

O brincar livre das crianças pode ser muito proveitoso com a presença dos pais. Reserve um momento do seu dia para passar um tempo de qualidade para brincar com seu filho e fazer o que ele deseja. 

Deixe que ele defina a brincadeira e embarque nessa aventura com ele! Sua presença permite que outro nível de jogo aconteça, pois as crianças precisam da atenção dos pais. Pode ser que nas brincadeiras, eles digam de dificuldades que estão passando, como uma situação difícil com um amigo ou até mesmo se sintam encorajados a tentar algo novo e desafiador.

Você também pode ajudar a orientar as brincadeiras do seu filho e incentivá-lo a interagir com outras crianças, encorajando jogos em equipe e colaborativos.

Se restou alguma dúvida sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, deixe nos comentários.

Referências:

DE SOUZA, Cláudia Flôr. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO APRENDER DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Norma Lucia Neris de Queiroz; Diva Albuquerque Maciel; Angela Uchôa Branco. BRINCADEIRA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM OLHAR SOCIOCULTURAL CONSTRUTIVISTA.

Você também pode se interessar...

6 respostas em “Entenda por que brincar é importante para o desenvolvimento da criança”

A criança quando brinca desenvolve sua imaginação e sua criatividade, isso acontece mesmo sem perceber, pois aprimora suas potencialidades estabelecendo relações sobre os papéis sociais, seus valores, erros e conceitos, enfim, sobre as demais experiências e conhecimentos vivenciados durante a primeira infância.

A criança que brinca com outra e ao mesmo tempo não aceita a participação bate, destrói o que a outra construiu como devo proceder?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *