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Erros que podem atrasar a inclusão escolar

Conheça os erros mais comuns que podem causar atraso na inclusão de alunos, neste artigo.

A inclusão escolar é uma grande conquista da educação, pelo reconhecimento e aceitação da diversidade nas escolas e por todos os benefícios que isso acarreta. No entanto, ainda é um desafio para os professores que, muitas vezes, não contam com o apoio necessário para superar as dificuldades que encontram em sala de aula.

Família, escola e profissionais especializados devem trabalhar juntos para evitar erros que podem atrasar a inclusão de alunos com necessidades especiais. Quando todos aceitam a responsabilidade de encarar os desafios da inclusão, aprendemos juntos a superar esses erros e encontrar as melhores estratégias para usar em sala de aula.

Neste artigo, vamos abordar os erros mais comuns em salas de aula inclusivas e como evitá-los. Confira!

Erros que podem atrasar a inclusão de alunos

Antes de abordar os erros mais comuns que podem atrasar a inclusão de alunos, é importante lembrar que somos seres humanos e erramos. Só erra quem se arrisca, portanto os professores também precisam aprender que eles fazem parte do seu processo de aprender a incluir.

O mais importante é se manter constantemente em formação e buscar sempre o apoio da família e de profissionais especializados para poder superar os desafios da inclusão. Veja agora, os erros mais comuns que podem atrasar esse processo e como evitá-los.

Planejamento inadequado

A educação inclusiva, para ocorrer, de fato, precisa de um planejamento adequado. Isso quer dizer que o professor precisa conhecer o seu aluno, suas características, habilidades, dificuldades e necessidades para considerá-las no seu plano de aula.

Um planejamento pedagógico adequado não diferencia o conteúdo que será trabalhado com os alunos em sala de aula, mas cria estratégias diferenciadas para abordá-lo. Para isso, o professor precisa do apoio da família e de profissionais que atendam o aluno com necessidades especiais fora de escola, para juntos, pensarem nas melhores estratégias.

Instrução padronizada

Quando os professores encontram estratégias que funcionam com um aluno, podem cair no erro de acreditar que elas serão eficazes com todas as crianças. A verdade, porém, é que muitos alunos, especialmente aqueles com dificuldades de aprendizagem, requerem abordagens diferentes conforme suas necessidades evoluem.

Dessa forma, mais uma vez, o dialogo com a família se torna fundamental. Isso porque só será possível encontrar uma estratégia eficaz para a aprendizagem do aluno, se o professor conhecê-lo bem. A comunicação sempre aberta entre família e escola é essencial para evitar que esse erro aconteça.

Rotulação dos alunos

Quem nunca se surpreendeu com um aluno em sala de aula quando ele realiza algo que não esperávamos? É comum que os professores, num primeiro momento, enxerguem seus alunos com dificuldades de aprendizagem, como menos capazes.

Isso pode acontecer quando faltam informações sobre a criança, seu diagnóstico e suas características mais comuns. No entanto, os professores precisam acreditar na capacidade de seus alunos de aprender, independente das dificuldades e limitações que apresentam. 

Mantenha as expectativas altas sobre todos os seus alunos e, ao mesmo tempo, defina metas realistas e viáveis para eles. As crianças precisam saber que seus pais e professores acreditam nelas. Incentive seu aluno a superar suas dificuldades, ajudando-o no que for preciso.

Priorizar a socialização

Esse é um erro muito comum, priorizar a socialização à aprendizagem. Existe uma diferença entre integrar e incluir: a integração considera suficiente a presença de pessoas com necessidades especais em um ambiente e a inclusão diz de uma inserção total, com participação ativa de todos.

Dessa forma, o conteúdo trabalhado em sala de aula deve ser ensinado para todos os alunos, ainda que com estratégias diferenciadas. Deixar a aprendizagem dos alunos com dificuldades em segundo plano e priorizar a socialização é integrar e não incluir.

Avaliar da mesma forma todos os alunos

A avaliação dos alunos é outro ponto delicado na inclusão. Isso porque cada um deve ser avaliado de acordo com a sua evolução e progresso, e não de forma homogênea. Especialistas entendem que a avaliação deve ser parte do processo de ensino e aprendizagem, e não o ponto principal.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a avaliação do desempenho do aluno deve ser continua e cumulativa, onde os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos. Mais importante que comparar os alunos de uma turma é reconhecer o que cada um aprendeu e registrar seus avanços e dificuldades. 

Cometemos erros pois somos humanos, isso não desqualifica nenhum professor, mas demonstra que está no caminho, tentando acertar. O mais importante  é refletir sobre os erros e reconhecer quando eles ocorrem na prática da inclusão, para poder evitá-los e superá-los.

Se você conhece mais erros que podem atrasar a inclusão dos alunos em sala de aula, deixe nos comentários e contribua com a discussão.

Referências:

OLIVA, Diana Villac. Barriers and resources to learning and participation of inclusive students. Psicol. USP [online]. 2016, vol.27, n.3 [cited  2020-11-02], pp.492-502.

SALGADO, Andressa Mattos. IMPASSES E PASSOS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS E PSICÓTICAS: o trabalho do professor e o olhar para o sujeito.

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