Voltar

Estratégias de leitura para incorporar no seu dia a dia

Adoramos compartilhar nossas histórias favoritas e os assuntos pelos quais somos apaixonados, e isso com a intenção de despertar o interesse das crianças pela leitura. Mas ajudar uma criança a desenvolver o mesmo interesse requer habilidades básicas de leitura para compreender.

Muitas crianças veem a leitura como uma tarefa árdua, especialmente se estiver vinculada a planos de aula ou ao aprendizado de informações complexas. Professores e pais podem ajudar a despertar a paixão de uma criança pela leitura, incorporando atividades focadas na construção de habilidades de leitura para melhorar a compreensão e o envolvimento.

Separamos aqui algumas estratégias de leitura simples e eficazes para ajudar as crianças a desenvolver habilidades de leitura no dia a dia.

A importância da leitura no dia a dia 

As evidências sugerem que as crianças que lêem para se divertir todos os dias não apenas têm um desempenho melhor em testes de leitura do que aquelas que não o fazem, mas também desenvolvem um vocabulário mais amplo, maior conhecimento geral e uma melhor compreensão de outras culturas.

Na verdade, é mais provável que ler por prazer determine se uma criança vai bem na escola do que sua origem social ou econômica.

Mesmo para crianças que não têm grandes hábitos de leitura, ela é uma grande parte da vida. E há muitas maneiras de desenvolver habilidades de linguagem e leitura que não envolvam a leitura de livros ou livros didáticos. 

Estratégias de leitura para incorporar no seu dia a dia

Aprender a ler significa ouvir e compreender, bem como descobrir o que está impresso na página. Quando a criança ouve histórias, elas são expostas a uma ampla gama de palavras. 

Isso ajuda elas a construírem seu próprio vocabulário e melhorar sua compreensão quando ouvem, o que é vital quando começam a ler. 

É importante que elas entendam como as histórias funcionam também. Mesmo que seu filho não entenda todas as palavras, ele ouvirá novos sons, palavras e frases que poderá experimentar, copiando o que ouviu.

Descubra o que os interessa, ajude-os a encontrar livros que sejam envolventes e divertidos e passe tempo lendo os livros que trazem juntos da escola. Aposte nessas estratégias de leitura: 

Fale sobre TV e Filmes

Incentive as crianças a contarem sobre os programas que assistiram. Peça que recontem o enredo e descreva os personagens para construir seu senso de narrativa, história e habilidades de compreensão geral.

Leitura de livros engraçados  

Compartilhe quadrinhos, artigos, piadas e histórias que fazem as crianças rirem. 

Leia-os em voz alta durante o café da manhã ou faça disso um ritual depois da escola. Peça a eles para lhe contar suas histórias engraçadas prediletas.

Seja o exemplo 

Deixe as crianças verem o que você gosta de ler para se divertir. É importante mostrar que você gosta de ler e dedicar tempo para isso, se espera que ele acredite que ler é fundamental para a diversão.

Interativo é interessante

Use a Internet para explorar um assunto de que eles gostem. Tente encontrar sites que incluam gráficos ou jogos divertidos e não tenham muito texto.

Vá para as horas de histórias, leituras e peças de teatro 

Mostre que muitas crianças e adultos gostam de livros, indo a leituras e horas de histórias em sua biblioteca ou livraria local. As peças de teatro são especialmente boas, pois são uma forma de literatura projetada não para ser lida, mas vista.

À medida que se implementam mais atividades de leitura no dia a dia, as crianças encontrarão melhorias no vocabulário, habilidades de escrita, resolução de problemas, concentração e desenvolvimento cognitivo para ajudar a construir uma base sólida para o aprendizado futuro.

E se você quiser saber mais sobre isso, assista esse vídeo com a Lu:

Referência

Edutopia. 6 Techniques for Building Reading Skills—in Any Subject. 2016. Disponível em <https://www.edutopia.org/article/6-techniques-building-reading-skills-susan-barber> Acesso em 11 out 2021. 

Você também pode se interessar...

1 resposta em “Estratégias de leitura para incorporar no seu dia a dia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *