Voltar

Estratégias que estimulam a aprendizagem

A aprendizagem infantil precisa ser estimulada pelos pais e professores, pois esse estímulo desempenha um grande papel na vontade de aprender da criança. Conheça estratégias simples, mas eficazes, para estimular a aprendizagem.

Toda criança deveria ser estimulada e motivada a desenvolver habilidades básicas que impactam positivamente na sua aprendizagem. É importante entender que essa estimulação não precisa ser reduzida a sala de aula.

Embora a escola exerça o papel de desenvolver a aprendizagem infantil, através de técnicas e metodologias adequadas, o crescimento intelectual, social e acadêmico se estende para além das paredes da sala de aula.

Os pais estimulam a aprendizagem de seus filhos com simples ações que podem ser incorporadas à rotina da família. Pensando nisso, escrevemos este artigo com dicas de estratégias que estimulam a aprendizagem infantil. 

Estratégias que estimulam a aprendizagem infantil

Crie um ambiente de leitura

Sabemos que a leitura é fundamental para o aprendizado. As crianças que desenvolvem o amor pela leitura têm mais motivação para a aprendizagem. Ler não apenas ajuda as crianças a desenvolver um vocabulário mais rico, mas também a aprender a processar conceitos e se comunicar. 

Os alunos que leem bem têm mais capacidade de aprender em todas as disciplinas. Dessa forma, ajudar seu filho a desenvolver habilidades de leitura é muito importante. Crie um cantinho da leitura com materiais diversos, como livros infantis, jornais, revistas, que demonstram como a leitura é importante e faz parte do dia a dia. 

Leia para ele com frequência e crie um momento de leitura em família. Tornar a leitura divertida aumenta a capacidade e a disposição da criança para aprender. Por isso, deixe seu filho escolher seus próprios livros para ler, com a sua ajuda, e torne esse momento divertido.

Incentive o seu filho a fazer escolhas

Quando se trata de educação, muitas vezes o que as crianças experimentam é o controle. Quando elas se sentem controladas, ou fora do controle, no que diz respeito à sua educação, podem ficar desmotivadas para o aprendizado. 

É importante orientá-las durante o processo de aprendizagem, mas também permitir que elas tenham controle sobre sua própria experiência de aprendizagem. Em casa ou na sala de aula, pais e professores devem fornecer opções para as crianças para que elas possam ter uma contribuição direta com a sua aprendizagem.

Quando a aprendizagem envolve os assuntos de interesse das crianças, ela se torna divertida e envolvente. Se você quer estimular a aprendizagem do seu filho, incentive-o a explorar tópicos e assuntos que o fascinam. Se ele gosta de dinossauros, ajude-o a encontrar livros e histórias interessantes e envolventes sobre eles, por exemplo.

Incentive a comunicação aberta e sincera

Incentive seu filho a expressar sua opinião sobre o que está acontecendo com sua aprendizagem, criando uma atmosfera aberta onde ele se sinta confortável para expressar seus desejos e preocupações. Quando ele fizer isso, valide os seus sentimentos. 

Quando as crianças sentem que sua opinião importa, ficam mais motivadas para a aprendizagem. Elas entendem que sua opinião é importante e se sentem seguras para falar sobre suas experiências de aprendizagem sem serem julgadas ou ignoradas.

Torne a aprendizagem divertida com jogos e brincadeiras

Usar jogos e brincadeiras como uma ferramenta de aprendizagem fornece oportunidades de desenvolvimento de habilidades e ajuda a motivar as crianças a querer aprender. Quando elas se envolvem em um jogo, experimentam o prazer de aprender e se sentem motivadas para o processo de aprendizagem.

A aprendizagem baseada em jogos e brincadeiras é uma ótima maneira para pais e professores apresentarem novas ideias, vocabulário, conceitos e conhecimento de uma forma que motiva as crianças a aprender.

Concentre-se no aprendizado

Quando o seu filho chegar da escola, pergunte a ele o que aprendeu. Embora o desempenho seja importante, focar na experiência de aprendizagem mostra às crianças que  o aprendizado real é mais importante do que os resultados e que você está mais preocupado com ele do que com o seu desempenho.

Ao focar na experiência de aprendizado do dia, você dá a oportunidade para seu filho colocar em suas próprias palavras o que viu na escola aquele dia e solidificar o que aprendeu.

Ajude seu filho a se manter organizado

Ajudar seu filho a organizar seus papéis, livros e tarefas ajuda na motivação para aprender. A desorganização é comum em crianças em idade escolar, mas também pode levar a uma sensação de sobrecarga. 

Crianças desorganizadas gastam mais tempo e esforço para se concentrar para a aprendizagem. Seja paciente, mas ajude seu filho a organizar o material escolar e as tarefas para que ele se sinta mais motivado para aprender.

Reconheça e comemore as conquistas

Por menores que sejam, é importante reconhecer e comemorar as conquistas de seu filho, principalmente  quando as crianças estão em idade escolar. Esse reforço positivo constante ajuda a mantê-las motivadas a aprender. Reconheça e celebre as conquistas do seu filho. 

Se você gostou das nossas estratégias para estimular a aprendizagem infantil, compartilhe este artigo em suas redes e ajude outras famílias!

Referências:

CARNEIRO, Rosângela Rabello  e  CARDOSO, Fabrício Bruno. Estimulação do desenvolvimento de competências funcionais hemisféricas em escolares com dificuldades de atenção: uma perspectiva neuropsicopedagógica. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.81 [citado  2020-12-13], pp. 458-469 .

PACAGNAM, Lidiane. O JOGO COMO ESTIMULAÇAO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20743/2/MD_EDUMTE_II_2012_10.pdf

Você também pode se interessar...

6 respostas em “Estratégias que estimulam a aprendizagem”

Adorei esse texto me ensinou muito a como incentivar meus filhos e futuros alunos a gostarem de estudar.

Para que a criança tenha interesse em aprender e gostar de ler, é imprescindível o estímulo da família e escola, desde os primeiros anos de vida da criança, usando essas estratégias que colaboram de forma efetiva no desenvolvimento de seu aprendizado ao longo de sua vida.

Trabalhar com crianças especiais, é sempre um desafio, porquê elas reagem de maneiras diferentes, e isso exige muito de nós, então quanto mais conhecimento obter sobre o assunto vai contribuir para que eu possa fazer um melhor trabalho e ajudar essa criança a ter um desenvolvimento, mais rápido e objetivo. Acho que todo e qualquer estudo , método ou didática é eficiente e importante para quem lhe dar com educação. Eu amo aprender, e acho que sempre tem algo novo em que eu possa aumentar meus conhecimentos.

Com certeza, percebemos que crianças estimuladas desde muito cedo com leituras e manuseio de livros e outros, apresentam maior interesse tanto pelos estudos, bem como pela leitura e com seu certeza irá se destaca nos estudos posteriornente.
Material excelente! Neurosaber sempre contribuindo.
Gratidão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *