Voltar

Habilidades Motoras Grossas: Como identificar dificuldades na criança?

As habilidades motoras grossas envolvem o uso de grandes músculos de maneira coordenada. Aprenda sobre essas habilidades importantes para o desenvolvimento motor das crianças.

O que são habilidades motoras grossas?

As habilidades motoras grossas são habilidades fundamentais que envolvem movimentos maiores usando grandes grupos musculares – braços, pernas, pés e troncos – para mover o corpo. 

Elas são importantes para permitir que as crianças desempenhem funções cotidianas, como andar, correr, pular,praticar esportes e também formam a base para as habilidades motoras finas e se relacionam com a consciência corporal, velocidade de reação, equilíbrio e força. Saiba mais sobre todos os marcos de desenvolvimento por idade.

Ao explorar muitos tipos diferentes de movimento, seu filho pode construir confiança, motivação e competência física para se envolver em um estilo de vida ativo.

De acordo com a American Heart Association , uma dose diária de pelo menos 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa é recomendada para crianças de seis a dezessete anos. Recomenda-se que bebês e crianças pequenas façam 180 minutos de atividade ao longo do dia, com base na Academia Americana de Pediatria.

O que é necessário para desenvolver habilidades motoras grossas?

  • Força muscular: A capacidade de exercer força contra a resistência.
  • Resistência muscular: A capacidade de um músculo ou grupo de músculos de exercer força repetidamente contra a resistência.
  • Planejamento motor (muscular): A capacidade de mover o corpo com sequenciamento e tempo apropriados para realizar movimentos corporais com controle refinado.
  • Aprendizagem motora: Uma mudança no comportamento motor (muscular) resultante da prática ou experiência passada.
  • Controle postural: A capacidade de estabilizar o tronco e o pescoço para permitir a coordenação de outros membros.
  • Processamento sensorial: registro preciso, interpretação e resposta à estimulação sensorial no ambiente e no próprio corpo.
  • Consciência corporal: Conhecer as partes do corpo e compreender o movimento do corpo no espaço em relação a outros membros e objetos.
  • Equilíbrio: A capacidade de manter a posição, seja estática, dinâmica (em movimento) ou rotacional.
  • Coordenação: Capacidade de integrar vários movimentos em movimento eficiente.
  • Cruzando a linha média: A capacidade de cruzar a linha imaginária que vai do nariz da criança à pélvis que divide o corpo em lados esquerdo e direito.
  • Propriocepção: Esta é a informação que o cérebro recebe de nossos músculos e articulações para nos tornar conscientes da posição do corpo e do movimento do corpo.
  • Tônus muscular: A tensão muscular em repouso de um músculo que é a contração parcial contínua e passiva dos músculos.

Como você pode saber se a criança tem problemas com habilidades motoras grossas?

Se uma criança tem dificuldades com habilidades motoras grossas, ela pode:

  • Estar atrasado em atingir os marcos de desenvolvimento (ou seja, sentar, engatinhar, andar, correr e pular).
  • Mover-se rigidamente e não ter movimento corporal fluido ou parecer desajeitada.
  • Evitar atividade física.
  • Participar de atividade física apenas por curtos períodos (ter baixa resistência).
  • Não conseguir manter uma postura ereta quando está sentado em um tapete ou em uma mesa.
  • Ser incapaz de realizar as mesmas habilidades que seus colegas (por exemplo, pegar, chutar, pular e pular).
  • Parecer menos habilidosos do que seus colegas nos esportes.
  • Ser incapaz de seguir instruções de vários passos para completar uma tarefa física (por exemplo, pista de obstáculos).
  • Ser incapaz de planejar e sequenciar corretamente os eventos ou etapas de um processo (por exemplo, dar um passo à frente antes de lançar).
  • Deixar de realizar movimentos com segurança (por exemplo, escalada).
  • Precisar se esforçar mais do que seus colegas para concluir uma tarefa.
  • Perder a habilidade previamente dominada se não continuar praticando.

Que outros problemas podem ocorrer quando uma criança tem dificuldades motoras grossas?

Se uma criança tem dificuldades motoras grossas, ela também pode ter dificuldades com:

  • Habilidades de desenho e lápis que faltam em um resultado hábil.
  • Escrever e desenhar por longos períodos de tempo.
  • Atividades da Vida Diária (vestir-se de forma independente, segurar e usar talheres).
  • Manter a postura sentado no chão ou em uma mesa.
  • Ter baixos níveis de energia.
  • Parecer cansada ​​e demorar mais para responder aos estímulos ao seu redor.
  • Mastigar e engolir alimentos.
  • Driblar de forma inadequada.
  • Demonstrar má articulação dos sons.
  • Ter dificuldades com a manipulação de pequenos brinquedos e utensílios.

Referências

Costa, Leonardo Gasques Trevisan, et al. “Associações entre habilidades motoras grossas e rendimento acadêmico de escolares brasileiros.” Saúde e Desenvolvimento Humano 8.1 (2020): 67-86.

Piek, JP, Dawson, L. Smith, LM, & Gasson, N. O papel do desenvolvimento motor fino e grosso precoce na capacidade motora e cognitiva posterior . Ciência do Movimento Humano . 2008; 27(8):668-681. doi:10.1016/j.humov.2007.11.002.Westendorp, M, Hartman, E, Houwen, S, Smith, J e Visscher, C. A Relação entre Habilidades Motoras Grossas e Desempenho Acadêmico em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem . Pesquisa em Deficiências do Desenvolvimento . 2011; 32(6):2773-2779. doi:10.1016/j.ridd.2011.05.032.

Você também pode se interessar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *