Voltar

A importância do movimento de pinça para a escrita

O desenvolvimento motor humano passa por diversas etapas ao longo da vida de acordo com a fase em que o indivíduo se encontra. Essas etapas são de extrema importância para a aquisição de determinadas habilidades que serão utilizadas para toda a vida.
Esse é justamente o caso do movimento de pinça e como ele é importante para a realização de tarefas cotidianas, como a escrita, por exemplo.
Talvez você não saiba, mas foi o movimento de pinça que permitiu ao homem a realização de trabalhos manuais, auxiliando inclusive durante o processo evolutivo da espécie no manuseio e construção de artigos de caça e demais ferramentas.

A importância do movimento de pinça para a escrita

Que a realização do movimento de pinça foi uma das habilidades adquiridas pelo homem durante o processo evolutivo nós aqui já sabemos, mas a pergunta que não quer calar é qual a importância do movimento de pinça para a escrita?

Pois então vamos descobrir!

Se existe algo extremamente comum é ouvirmos diversos questionamentos e comentários a respeito da qualidade da escrita das crianças, principalmente nos dias atuais.
O que acontece é que, segundo estudos da “Psicogênese da Língua Escrita” o processo da escrita em si está sendo um tanto deixado de lado pelos educadores modernos.
Esse é um processo que envolve muitas etapas que vão desde a instrumentação até habilidades psicomotoras que são as que requerem maturidade e treinamento muscular preparando dedos e braços para o ato da escrita em si.
Então, para que a criança consiga ter uma comunicação escrita legível é preciso atender a todos os aspectos que envolvem o seu crescimento, isso é, toda a conquista do esquema corporal que engloba o equilíbrio estático e dinâmico, movimentos amplos, alongamentos e o movimento de pinça bem como o treinamento da musculatura dos membros superiores.
Sendo assim, para escrever e comunicar-se com legibilidade através desse meio a criança precisa estar com o movimento de pinça muito bem treinado, definido e desenvolvido.
Assim ela conseguirá segurar o lápis corretamente, apoiar o braço de maneira adequada na mesa tendo o suporte necessário prevenindo dores decorrentes da má postura.

Como treinar e desenvolver o movimento de pinça

Para treinar e desenvolver o movimento de pinça nas crianças tanto os educadores como os pais podem oferecer ferramentas que trabalhem com essa atividade como argila e massinhas de modelar.
Trabalhos manuais como rasgar papel, enrolar bolinhas de papel, transportar materiais, desenhar, pintar ou mesmo o arremesso de bolinhas de jornal também ajudam no processo de aquisição do movimento.
Treinar desenhos de quadrados, círculos e outras formas geométricas também é fundamental para que posteriormente a criança consiga também desenhar os símbolos pertencentes ao nosso alfabeto.
Isso por que através dessas figuras geométricas as crianças desenvolvem a habilidade de executar traços horizontais, verticais, inclinados e também circulares.
Entretanto vale lembrar que os traços circulares e inclinados só aparecem mesmo na representação da criança depois que ela é capaz de cruzar a linha mediana do corpo, pois antes eles são representados tombando o papel.
O alerta então vai para a importância de o professor e também os pais estarem sempre atentos ao desenvolvimento motor da criança cuidando também para que a escrita em caixa alta não se estenda por muito tempo, pois é uma escrita simples e com representações básicas, mas que faz parte do processo de aprendizagem.
O fundamental é saber que a letra minúscula tem uma importância muito grande para a escrita, pois permite que a criança passe a identificar hastes descendentes e ascendentes e também o lado esquerdo e direito adquirindo a fineza de movimentos necessários para executá-los.

Você também pode se interessar...

56 respostas em “A importância do movimento de pinça para a escrita”

Olá,
Sou estagiaria do ensino fundamental I , primeira série e na minha sala tem uma aluna com hidrocefalia que é monivisual , tem seus dois polegares atrofiados , mão direita e mão esquerda, anda com dificuldade e não fala. Vendo as atividades,para desenvolver a escrita fina percebi que muitas não serviriam para ela pois masinha , argila ela logo leva a boca , assim como papel , tambem a atividade de enrrolar o papel para fazer bola ela nao conseguiria por conta da imobilidade dos polegares. Há outras opções que eu possa utilizar pra que senha desenvolvida a escrita fina dela ?
Obrigada

Não sei o que vai responder o site e também é muito difícil sugerir algo sem conhecer o caso de perto e a opinião de outros profissionais que certamente acompanham a criança. Na minha opinião, antes da psicomotricidade fina, tem que ser trabalhada com essa criança a motricidade ampla além de observar como ela pega nos objetos para descobrir se o polegar tem movimento espontâneo, Já que ele é fundamental para o movimento de pinça. Mas quem não o tem logo arranja um substituto. Veja crianças que não tem mãos e escrevem com os pés, ou lhes falta algum dedo e elas se viram com os outros. Se você curte trabalhar com crianças que apresentam algumas deficiências, busque uma especialização. Pelo seu interesse em buscar ajuda, provavelmente você vai encontar sempre respostas e vai ser uma ótima profissional da educação. Vá em frente.

Excelentes artigos! Simples, porém esclarecedores. Escritos de maneira cuidadosa para que um grande público possa ter acesso às informações valiosíssimas. Fico grata a vcs pela bela iniciativa.

Creio q estes exercícios de movimento de pinça podem ser usados com adultos acometidos com patologias neurologicas q ficaram limitados nestes movimentos certo?

Obrigada por me enviar este artigo pois vai me ajudar na elaboração das atividades em sala
de aula e também no estágio acadêmico na Classe Hospitalar.

Oi! Através desse artigo pude perceber a importância desses movimentos para o desenvolvimento da criança. Que as vezes não damos muita atenção a eles.
Obrigada por nos proporcionar esse exclarecimento.

Olá, sou professora de Educação Infantil e achei esse artigo de extrema relevância para o campo educacional; certamente, esse olhar sobre o desenvolvimento motor nas séries iniciais preconiza uma qualidade no processo escolar da criança como também minimiza problemas tão recorrentes na sala de aula. Eu gostaria de saber como estimular esse movimento de pinça em crianças com paralisia cerebral?

Acho essa matéria bem interessante tenho procurado fazer essas atividades com a minha turma, eles adoram sempre ficam empolgados quando sabe que vamos fazer algo diferente sempre fazem com muita vontade, pois acham que é uma brincadeira diferente. Parabéns pela matéria.

Leio essas matérias e vejo como as pessoas tem o pensamento retrografo e de pensamento em massa. Não existe forma correta de segurar o lápis para escrita, a forma correta é como a criança se sente confortável e consegue escrever de uma legível.

Gostei muito di artigo, pois defendo este método desde sempre. E um processo que tem que ser trabalhado desde o berçário

Adorei este artigo, assim como os outros artigos. Estou terminando o curso de Pedagogia e esses artigos tem me ajudado bastante, alem de um filho de 4 anos e uma filha de 17 que está no ensino médio e ainda apresenta algumas dificuldades em leitura, ou seja em interpretar os textos. Tenho buscado ajudá-la com os conhecimentos adquiridos.

Procure orientação de um Terapeuta Ocupacional, este é um profissional especializado na motricidade fina do ser humano 😉

Amei este artigo muito bom mesmo sou coordenadora da educação especial , vou passar para meus professores lerem também e discutir em nosso estudo semanal e de suma importância estes saberes sobre nossos alunos. Se realmemte comersarmos desde cedo o trabalho com eles seu desenvolvimento e mais eficaz

Sou apaixonada pelo desenvolvimento motor e costumo citar em minhas palestras que somos resultado de um grande esforço motor que é a persistência dos espermatozoides para encontrarem o início da vida.

ola. Muito enriquecedor seus artigos, certamente farão toda diferença em minha prática.Poderia me esclarecer um pouco mais sobre este parágrafo: os traços circulares e inclinados só aparecem mesmo na representação da criança depois que ela é capaz de cruzar a linha mediana do corpo, pois antes eles são representados tombando o papel.

É pena que, cada vez mais, as escolas de educação infantil estejam se ocupando demasiadamente com a alfabetização precoce. O maior agravante é que, além dos educadores, os próprios pais desconhecem a importância do desenvolvimento psicomotor das crianças.

Excelente artigo. Concordo com a Sandra Regina quando comenta sobre os professsores de educação infantil. É fato. Geralmente se preocupam em ensinar as vogais e o alfabeto e deixam de lado os fundamentos mais importantes do processo ensino aprendizagem na educação infantil, que pena! Esses profissionais precisariam na minha opinião fazerem curso de reciclagem ou pelo menos aplicar o que aprenderam na faculdade. É muita gente despreparada. Vejo pelo meu filho que está no ensino infantil. É uma aprendizagem sem foco e sem embasamento para sua aprendizagem.

Muito interessante e relevante o texto.
A aprendizagem, ao meu ver, é a soma dos aspectos cognitivos, motor, emocional e social.
Sendo que os quatro se inter-relacionam.
Habilidades cognitivas, motoras podem influenciar no aspecto emocional, por exemplo.
Bem como o inverso.
Psicóloga Araiani Menezes | [email protected]

Olá, o meu filho de 7 anos, está no 2°ano e tem polidactília, ele não consegue fazer a pinça e tem todo um jeito de pegar no lápis, mais tem dificuldade de escrever. Alguém sabe o que tenho que fazer? Procurar fisioterapia?

Exelente explanação sobre a iniciação à escrita. Trabalhei muitos anos com ensino fundamental. Adoro estudar e quero receber muitas informações. Obrigada.

Muito válido esse artigo, pois nos faz perceber a importância em acompanharmos diretamente os alunos, e de também proporcionar atividades lúdicas para que desenvolvam cada vez mais a parte motora.
Parabéns.

Quando eu fiz estagio remunerado no jardim cuidei de um menino altista tinha dificuldade para segurar então eu e a prof enrolamos EVA envolta do lapis deu bem certo para escrever e pintar.

Muito válido esse artigo, pois nos faz perceber a importância em acompanharmos diretamente os alunos, e de também proporcionar atividades lúdicas para que desenvolvam cada vez mais a parte motora.

Em tempos de pandemia , o artigo vem nos alimentar , dar suporte as nossas inintervenções , faz uma busca as nossas leituras no passado e nos dar mais suporte ao nosso planejamento em home office.

Um conteúdo muito bom, que me fez recordar da minha infância, ao iniciar na escola tinha dificuldade em segurar o lápis para escrever, meu movimento de pinça foi pouco estimulado em casa, fui direto pra primeira série. adorei o conteúdo.

Um conteúdo apresentado com clareza, que me fez recordar da minha infância, ao iniciar na escola tinha dificuldade em segurar o lápis para escrever, meu movimento de pinça foi pouco estimulado em casa, fui direto pra primeira série. adorei o conteúdo.

ESSE MOVIMENTO DE PINÇA DEVE SER MAIS TRABALHADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
OBRIGADA POR PROPORCIONAR ESSE ESCLARECIMENTO E AS SUAS FUNÇÕES,QUE PARA MUITOS PASSA DESPERCEBIDO,OBRIGADA PELO TRABALHO.

Para nós professores de Artes trabalhos manuais como rasgar papel, enrolar bolinhas de papel, transportar materiais, desenhar, pintar, recortar , modelar, colar e muito mais.
Estamos sempre trinando habilidades que facilitará a escrita.

Esse artigo só vem nos auxiliar cada vez mais nas atividades lúdicas a ser trabalhadas na parte motora com as crianças , pois essas atividades são de extrema importância para a aquisição de determinadas habilidades que serão utilizadas para toda a vida.

Conheço pessoas que não tiveram esse treinamento quando pequenas e, no entanto tem uma coordenação motora fina excelente. Gostaria de saber a que se deve isso?

Olá Sonia, Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *