Voltar

Jardim de infância: as crianças devem aprender a ler?

Essa é a dúvida de muitas mães: meu filho deve aprender a ler já no jardim de infância?

Quando lemos a Constituição Brasileira, vemos que a finalidade da escola é desenvolver o exercício da cidadania com liberdade e com princípios de solidariedade humana.

Assim, nesse artigo vamos ressaltar a importância de se permitir que as crianças vivam todas as etapas de uma maneira completa. Ou seja: sem pular fases que são necessárias em todo desenvolvimento.

O jardim de infância, ou, como também é chamado, educação infantil, é frequentado por crianças com menos de seis anos ou menos. Nessa etapa, elas começam a ter contato com a escola e aprendem letras e numerais.

Mas a leitura se dá em etapas graduais. Dessa forma, o aluno aprende primeiro a decodificar as letras e assim entrará na seguinte frase: a de compreender as palavras. E no final desse ciclo entenderá textos interpretativos e reflexivos.

A importância de todas as fases

O contato da criança com a leitura se dá desde a barriga da mãe, quando os pais contam histórias. À medida que entendemos que esse contato não se dá apenas no jardim de infância, concluímos que esse processo não é algo simples. Ou seja: todas as fases devem ser respeitadas.

No jardim de infância, há o conhecimento de letras e sons. Além disso, as crianças aprendem como manusear algum estilo de material escrito, como gibis, livros, revistas, e trabalham a realização de algum material de escrita coletivo etc.;

Assim, fica claro que para chegar ao nível de leitura textual completo, esses alunos precisam passar por todas as etapas. Elas não podem ser puladas, para que assim os pequenos tenham um conhecimento de forma total e sem falha.

Algumas outras habilidades essenciais para a educação infantil são encontradas em vídeo no nosso canal do Youtube.

Como trabalhar a leitura no jardim de infância?

No jardim de infância, é um momento onde desenvolvemos habilidades cognitivas, motoras e também emocionais.

Esse desenvolvimento se dá através de atividades. Um exemplo é o ato de brincar, que estimula algumas habilidades motoras e cognitivas. Por isso, qualquer demanda dada a essa criança deve ter um propósito. Se trata de uma fase onde o aluno estará em maior fase de desenvolvimento.

Assim, aprender a ler no jardim de infância está ligado mais ao processo de desenvolvimento dessa habilidade do que propriamente ao ato de ler.

Ligação essa que pode estar em consciência fonológica, reconhecimento de letras, desenvolvimento de vocabulário, entre outros…

O processo de aprendizagem no jardim de infância deve ser algo tranquilo e prazeroso. Porém, é necessário um bom planejamento para estimular as habilidades certas, no momento certo e de uma forma direta. Sem pular etapas.

Referências:

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fj%2Fpp%2Fa%2FD9zYsm8ytkb4QJbgdZhJvFC%2F%3Flang%3Dpt%26format%3Dpdf&clen=499658&chunk=true

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fsemanaacademica.org.br%2Fsystem%2Ffiles%2Fartigos%2Fleitura_e_letramento_na_educacao_infantil.pdf

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *