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Jogos cooperativos para educação infantil

O período escolar é de extrema importância na vida de uma pessoa. Durante a infância, aspectos como raciocínio lógico, interação social e percepção do espaço ganham mais relevância. Um dos itens que impulsionam esse processo é a aplicação de jogos cooperativos.
Na educação infantil, essas brincadeiras auxiliam os pequenos a desenvolverem suas habilidades de maneira lúdica e bastante leve. Pode-se dizer que o fato de o professor estabelecer um jogo em que todos os alunos possam se juntar para uma missão é enriquecedor. Tudo isso promove o trabalho em equipe.
Quando as crianças se reúnem para realizar uma atividade em comum, o espírito de equipe fala mais alto e todas se juntam a fim de organizar forças para combater, lutar ou salvar um personagem específico; ou resolver uma situação.
Um exemplo é a aplicação de um jogo em que os pequenos precisam salvar uma princesa. Obviamente que essa brincadeira vem acompanhada de elementos que impulsionam a criatividade e o raciocínio da criança.
Os jogos cooperativos, embora incutam nos alunos a competição, proporcionam um aspecto competitivo saudável entre eles. Isso ocorre porque não há somente um ganhador na turma e todos podem contribuir para um bem comum.

A importância detalhada dos jogos cooperativos na educação infantil

As crianças aprendem, e muito, através dos jogos cooperativos. Todo esse conjunto de brincadeiras pedagógicas e estratégicas traz para os alunos o desenvolvimento de determinados itens, imprescindíveis para a vida dos pequenos.

Veja os itens abaixo:

– Cognição:
Esse aspecto fortalece a capacidade que as crianças têm de elaborar meios de traçar o caminho que o jogo pede. Imaginemos uma brincadeira onde todos precisam estabelecer uma forma de resolver uma situação. O jogo proposto pela professora é responsável por esse trabalho mental. As atividades incentivam a percepção da criança com a resolução de problemas.
– Interação:
Os jogos cooperativos são essenciais para as crianças a partir do momento em que elas passam a trocar experiências acerca da brincadeira. O simples fato de os pequenos se juntarem em prol de um objetivo proporciona a elas empatia pelos colegas, o que desperta a interação. Interessante notar que por mais tímida que a criança possa ser, ela conseguirá estabelecer uma comunicação com o outro.
– Psicomotricidade:
A atividade proveniente dos jogos cooperativos na educação infantil é ótima para que se trabalhe a coordenação motora do pequeno. Vale afirmar que as brincadeiras são responsáveis pelo equilíbrio da criança. O fato de todas elas criarem estratégias para impulsionar as atividades dá aos pequenos a estrutura que o corpo pede.
Com isso, elas podem trabalhar aspectos como a coordenação e a noção de espaço, tão necessária para o discernimento dos pequenos.

Dicas

Educadores podem criar diversas brincadeiras, sejam em tabuleiros, no espaço da sala, do pátio; enfim, o que não pode faltar é criatividade para impulsionar as crianças a esses jogos interessantes.
Outra sugestão é estabelecer um cronograma que elenque os dias dos jogos para que todos possam participar. O importante é que ninguém fique de fora.

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40 respostas em “Jogos cooperativos para educação infantil”

Muito importante esses momentos de atividades lúdicas.
Sou Diretora do CEI CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E VEJO A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR ATRAVÉS DO BRINCAR ESSAS ATIVIDADES PSICOMOTORAS.
Nesse sentido mim sinto grata se poder enviar tais atividades!

Obrigada em me aceitar e compartilhar teu saber ,trabalho com alunos de APAE ,estou atenta a tudo para melhorar atender meus anjos.Obrigada

Estou muito feliz por participar de seu arsenal de muita sabedoria e aprendizagem. Agradeço pela oportunidade de fazer parte dos seusensinamentos

OI, Luciana!!
Muito importante essas dicas,pois as crianças desejam sempre “ganhar” nos jogos e muitas vezes escolher amiguinhos para jogar.
Gratidão Mestra.

Obrigado por esse belo artigo.Trabalho com expressão corporal há alguns anos para pessoas de diversas deficiências e vejo como é recompensador os resultados de atividades bem elaboradas e tão simples que a psicomotricidade propõe.

Olá Luciana,
Por favor se você poder me enviar uma luz. Faço Magistério, e não trabalho com a educação infantil. Rodei em uma só matéria, Didática 3. No qual estou refazendo. Tenho que fazer um Planejamento com o jardim, e neste momento parece que minha cabeça deu um branco. Desde já muito grata.
Ana Flávia.
Abraço.

Boa tarde ,querida Luciana Brites pela matéria que são sempre muito boas e com dicas que nos ajudam a preparar as brincadeiras com jogos que estimulam a interação e criatividade de nossas crianças.Muito obrigada e parabéns pelo trabalho e carinho a nós dedicados um grande abraço e que Deus abençoe você e toda sua equipe!!

Olá Luciana, Boa noite!
Suas aulas e dicas são ótimas!!
Gostaria de sugestões de atividades para trabalhar a Psicomotricidade com crianças do berçário na faixa etária de 1 ano e 5 meses à 2 anos.
Desde já, obrigada pelo espaço,
Maria Aparecida Ferreira dos Santos. Arapiraca -AL

Bom Dia !!! Estou muito satisfeita conhecer o trabalho de vocês, o que tem me enriquecido
alem da conta. Sou prof. atuo em sala de Recursos (AEE). Especialista em Deficiência Intelectual (DI).
Muito obrigada…Estarei atenta, e buscando novos conhecimentos. Levarei a outros colegas seu endereço.

Muito bom, valioso e importante.
Seu artigo trás respostas e sugestões plausíveis,
parabéns! muito obrigada pelo acesso

Bom dia!
Seus artigos estão me ajudando muito,pois estou estudando pedagogia e exatamente este período estamos estudando
brinquedoteca e brincadeiras lúdicas

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