Ler em voz alta é muito importante no processo de ensino e aprendizagem. Isso fornece um modelo de leitura fluente. Essa prática é muito utilizada com crianças da educação infantil. Além disso, também usa-se nos anos iniciais do ensino fundamental
Ler em voz alta ajuda as crianças a desenvolverem ligações positivas com o livro e a leitura. Aliás, também estimula a imaginação. Assim, entre todos esses fatores, a leitura em voz alta expõe as crianças ao vocabulário. Além de trabalhar a gramática correta, aumenta sua atenção e concentração.
Podemos perceber, então, que ler em voz alta é uma prática que propicia muitos benefícios para a criança em desenvolvimento.
Porém, e quanto aos adolescentes e alunos que já estão fora da educação infantil? Neste artigo, vamos explicar as vantagens de continuar a ler em voz alta.
Importância de ler em voz alta
Quando os alunos ainda são crianças, a leitura em voz alta é uma experiência agradável. Isso porque ela estimula a criatividade e traz uma sensação de conforto. Mas, conforme vão crescendo e aprendendo a ler de forma independente, perdem o interesse por essa atividade.
O ato de ler em voz alta apresenta benefícios para todas as idades. Assim, cada estágio do desenvolvimento apresenta novos desafios, como uma leitura mais complexa e vocabulários específicos.
Pesquisas realizadas mostram que a leitura em voz alta continua a beneficiar os alunos para além da Educação Infantil. Dessa forma, esses alunos apresentam técnicas avançadas de leitura e uma maior compreensão sobre o assunto. Ou seja: essa prática também demonstra um maior interesse dos estudantes frente à leitura. Além disso, reduz o estresse relacionado à ela.
Ler é muito mais do que saber o significado das palavras. É compreender o texto, ser capaz de interpretar e conseguir refletir logicamente. Porém, é comum que muitos deles apenas leiam superficialmente e mecanicamente os textos. Dessa maneira, vamos falar sobre os benefícios dessa leitura para adolescentes.
Benefícios da leitura em voz alta para adolescentes
Ler em voz alta permite que os alunos possam repensar em estratégias para a leitura. Dessa forma, o professor pode usar essa prática para fazer perguntas para os seus alunos. Além disso, pode ajudar a compartilharem os pensamentos e instigar conexões com diversos textos.
Isso contribui para o entendimento dos estudantes. Aliás, os alunos também podem ter a oportunidade de praticar habilidades de escuta, atenção e concentração.
Existem algumas estratégias de leitura. Veja abaixo alguns exemplos:
1. Pensar em voz alta
O pensamento em voz alta estimula os alunos a fazerem conexões e lerem de uma forma crítica. Ou seja: isso faz com que o pensamento crítico também seja trabalhado.
2. Verificar a compreensão
Muitos alunos conseguem ler os textos, mas apresentam dificuldades na compreensão. Assim, o professor precisa monitorar a compreensão dos estudantes e reler o texto quando necessário.
3. Ler em voz alta ajuda a visualizar o texto
Estimule o adolescente a usar a imaginação para tentar visualizar o que está sendo lido. Além disso, incentive-os a desenhar ou escrever para expressarem seus pensamentos.
4. Faça perguntas
Questione sobre o que foi lido e instigue-os a pensarem sobre o texto lido. Faça com que pensem e apliquem exemplos no seu dia a dia. Dessa forma, compreenderão melhor o assunto.
Muitos pais e educadores abandonam a leitura em voz alta quando as crianças já estão maiores. Porém, pesquisas nos mostram que ela pode ter um impacto positivo na educação. Além de todos esses benefícios, ler em voz alta estimula o interesse de leitura em crianças e adolescentes.
Referências:
WHY Reading Aloud Never Gets Old. Edutopia, 2021. Disponível em: https://www.edutopia.org/video/why-reading-aloud-never-gets-old. Acesso em: 02 dez, 2021.
READING Aloud to Middle School Students. Edutopia, 2021. Disponível em: https://www.edutopia.org/article/reading-aloud-middle-school-students. Acesso em: 02 dez, 2021.