Desde o momento em que as crianças nascem, elas aprendem. Na verdade, um dos períodos mais cruciais no desenvolvimento infantil é do nascimento aos 5 anos.
Oitenta e cinco a noventa por cento do cérebro de uma criança se desenvolve nos primeiros cinco anos, segundo médicos e pediatras. Isso significa que, nesta fase, ela desenvolve muitas habilidades: cognitivas, sociais, emocionais e linguagem.
Como pais, é importante garantir que os filhos estejam em lugares que nutram e incentivem esse desenvolvimento: em casa ou na escola. Por isso, é importante compreender as mudanças e os marcos de desenvolvimento das crianças.
À medida que crescem e se desenvolvem, podem apresentar dificuldades e atrasos, que podem ser detectados e tratados precocemente. Este artigo é para ajudá-lo a entender os marcos do desenvolvimento infantil e acompanhar o crescimento do seu filho.
Marcos do desenvolvimento infantil
Os marcos do desenvolvimento são um conjunto de habilidades que a maioria das crianças atinge em uma determinada idade. Os marcos ajudam pais, médicos e professores a perceber quando o desenvolvimento da criança não está acompanhado o esperado.
É importante lembrar, no entanto, que o desenvolvimento infantil varia de criança para criança. Uma pode começar a andar aos 10 meses, enquanto outra aos 15 meses. Algumas poderão falar 20 palavras aos dois anos, e outras 50 palavras ou mais.
Os marcos do desenvolvimento, como andar e falar, têm uma ampla gama do que é considerado normal nos primeiros anos, mas se os pais têm dúvidas, devem conversar com o médico de seus filhos.
Os marcos do desenvolvimento infantil podem ser divididos em quatro categorias:
- Sócio emocional: capacidade de expressar emoções de forma eficaz, seguir regras e instruções e formar relacionamentos positivos e saudáveis.
- Linguagem: capacidade de absorver e aprender a usar a linguagem.
- Cognitivo: capacidade de pensar, aprender e resolver problemas.
- Motor: capacidade de aprender habilidades motoras grossas e finas, como sentar, engatinhar e andar
Veja os principais marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos na tabela abaixo:
Idade | Sócio emocional | Linguagem | Cognitivo | Motor |
0 a 6 meses | Sorri e dá risadas com cócegas | Balbucios e arrulhos | Vira a cabeça para acompanhar sonsMovimentos dos olhos coordenados | Ergue a cabeçaRolaAssenta com apoioProcura por, agarra e leva a boca objetos |
6 a 9 meses | Entende ‘não’Ri e dá gargalhadas por prazer | Balbucia vogais e consoantes, como mama e papa. | Responde pelo seu nomeAumenta o interesse por um determinado brinquedo | Senta sem apoioFica de pé segurando as mãos de alguémEngatinhaManipula objetos com as mãos |
9 a 12 meses | Chora quando os pais saemImita sons e gestosInteresse por outras crianças | Entende e pode falar mamãe ou papaiAcena para dar tchau | Cutuca com o dedoResponde a simples solicitaçõesAponta | Levanta para ficar de péCaminha segurando nas coisasMovimento de pinça |
18 meses | Estranha desconhecidosBirrasImaginação no brincar | Fala algumas palavrasFala e balança a cabeça para dizer nãoAponta para mostrar coisas | Aponta para partes do corpoFaz rabiscosSegue orientações simples | Caminha sem apoioSegura e bebe no copoCome com colher |
2 anos | Brinca ao lado de outra criançaMostrar mais independência | Começa a formar frasesRepete palavrasAponta imagens de um livro | Começa a nomear cores e formasEmpilha blocosBrinca de faz de conta | Começa a correrFica na ponta dos pésArremessa bolas |
3 anos | Brinca com outras criançasDemonstra preocupação com amigos chorando | Se comunica com frases maioresFala seu nome e idadeResponde a perguntas simples | Empilha blocos e faz torresBrinca de faz de conta e usa mais a imaginaçãoAbre portas | Sobe e desce escadasCorre com facilidade |
4 anos | Fala sobre gostos e interessesAguça a imaginação nas brincadeiras | Fala grandes sentenças de frasesConta histórias | Sabe o nome das cores e númerosEntende conceitos como igual e diferenteReconta histórias | Pula de um pé sóAgarra bolaUsa tesoura |
5 anos | Quer ser como os amigosDistingue a realidade do faz de conta | Fala com clareza grandes sentenças Usa o tempo futuroFala seu nome e endereço | Conta até dez ou maisReproduz algumas letras e números | Pula de um pé só por mais tempoNada e escala pequenas alturas |
Vale lembrar que cada criança se desenvolve em seu tempo, os marcos servem para orientar pais e cuidadores. Diante a percepção de atrasos no desenvolvimento infantil de seus filhos nos primeiros anos de vida, a recomendação é buscar ajuda médica para averiguar.
O pediatra observa a criança e conversa com os pais para analisar os marcos de desenvolvimento. Exames clínicos também fazem parte da avaliação, como os de audição, visão e outros.
Se for detectado algum atraso no desenvolvimento, quanto mais cedo for diagnosticada a causa, melhores serão as intervenções.
Se restou alguma dúvida sobre os marcos do desenvolvimento infantil, deixe nos comentários.
Referências:
SANTOS, Márcia Elena Andrade; QUINTAO, Nayara Torres and ALMEIDA, Renata Xavier de. Avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil segundo a estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes na infância. Esc. Anna Nery [online]. 2010, vol.14, n.3 [cited 2021-03-29], pp.591-598.
8 respostas em “Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos”
sou psicologo venho seguindo vcs a um bom tenpo e adoro seus comteudos gratuittos como palesyras lives etc trazendo sempre assuntos excelente para refletnmos sobre o autismo parabens e vida longa a neurosaber
Olá Samuel,
Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber
OLA SOU ANDREIA .
Estou cursando pedagogia amo suas palestra, esta sendo muito
útil.
ESTOU AMANDO E APRENDENDO MUITO COM VOCÊS, PARABÉNS,,, O TRABALHO DE VOCÊS É DE GRANDE VALIA,,, QDO GRATUITO NÃO PERCO UM,,, COMPREENDO PORTANTO QUE TUDO TEM CUSTOS… MAS NO MOMENTO INFELIZMENTE NÃO POSSO PAGAR.
Sou estudante de pedagogia, estou adorando esses conteúdos que vcs deixam disponível, eles estão sendo muito importante para meu aprendizado em relação em conhecer mais sobre as crianças.
Livrs, comentários e artigos que tem me ajudado mro.
OLÁ! SOU CÁSSIA
SOU PROFESSORA E PSICOPEDAGOGA, QUERIA PARABENIZAR A NEUROSABER PELO TRABALHO LINDO QUE VCS VEM DESENVOLVENDO. ESTOU ADORANDO ESSES CONTEÚDOS QUE VCS ESTÃO DEIXANDO DISPÓNÍVEL QUE ESTÁ ME AJUDANDO MUITO NO MEU TRABALHO.
NO MOMENTO NÃO ESTOU PODENDO PAGAR NENHUM CURSO.
MAS PRETENDO EM BREVE.
Olá Cássia,
Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)