Voltar

Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos

Desde o momento em que as crianças nascem, elas aprendem. Na verdade, um dos períodos mais cruciais no desenvolvimento infantil é do nascimento aos 5 anos.

Oitenta e cinco a noventa por cento do cérebro de uma criança se desenvolve nos primeiros cinco anos, segundo médicos e pediatras. Isso significa que, nesta fase, ela desenvolve muitas habilidades: cognitivas, sociais, emocionais e linguagem. 

Como pais, é importante garantir que os filhos estejam em lugares que nutram e incentivem esse desenvolvimento: em casa ou na escola. Por isso, é importante compreender as mudanças e os marcos de desenvolvimento das crianças. 

À medida que crescem e se desenvolvem, podem apresentar dificuldades e atrasos, que podem ser detectados e tratados precocemente. Este artigo é para ajudá-lo a entender os marcos do desenvolvimento infantil e acompanhar o crescimento do seu filho.

Marcos do desenvolvimento infantil

Os marcos do desenvolvimento são um conjunto de habilidades que a maioria das crianças atinge em uma determinada idade. Os marcos ajudam pais, médicos e professores a perceber quando o desenvolvimento da criança não está acompanhado o esperado.

É importante lembrar, no entanto, que o desenvolvimento infantil varia de criança para criança. Uma pode começar a andar aos 10 meses, enquanto outra aos 15 meses. Algumas poderão falar 20 palavras aos dois anos, e outras 50 palavras ou mais.

Os marcos do desenvolvimento, como andar e falar, têm uma ampla gama do que é considerado normal nos primeiros anos, mas se os pais têm dúvidas, devem conversar com o médico de seus filhos.

Os marcos do desenvolvimento infantil podem ser divididos em quatro categorias:

  1. Sócio emocional: capacidade de expressar emoções de forma eficaz, seguir regras e instruções e formar relacionamentos positivos e saudáveis.
  2. Linguagem: capacidade de absorver e aprender a usar a linguagem.
  3. Cognitivo: capacidade de pensar, aprender e resolver problemas.
  4. Motor: capacidade de aprender habilidades motoras grossas e finas, como sentar, engatinhar e andar

Veja os principais marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos na tabela abaixo:

IdadeSócio emocionalLinguagemCognitivoMotor
0 a 6 mesesSorri e dá risadas com cócegasBalbucios e arrulhosVira a cabeça para acompanhar sonsMovimentos dos olhos coordenadosErgue a cabeçaRolaAssenta com apoioProcura por, agarra e leva a boca objetos
6 a 9 mesesEntende ‘não’Ri e dá gargalhadas por prazerBalbucia vogais e consoantes, como mama e papa.Responde pelo seu nomeAumenta o interesse por um determinado brinquedoSenta sem apoioFica de pé segurando as mãos de alguémEngatinhaManipula objetos com as mãos
9 a 12 mesesChora quando os pais saemImita sons e gestosInteresse por outras criançasEntende e pode falar mamãe ou papaiAcena para dar tchauCutuca com o dedoResponde a simples solicitaçõesApontaLevanta para ficar de péCaminha segurando nas coisasMovimento de pinça
18 mesesEstranha desconhecidosBirrasImaginação no brincarFala algumas palavrasFala e balança a cabeça para dizer nãoAponta para mostrar coisasAponta para partes do corpoFaz rabiscosSegue orientações simplesCaminha sem apoioSegura e bebe no copoCome com colher
2 anosBrinca ao lado de outra criançaMostrar mais independênciaComeça a formar frasesRepete palavrasAponta imagens de um livroComeça a nomear cores e formasEmpilha blocosBrinca de faz de contaComeça a correrFica na ponta dos pésArremessa bolas
3 anosBrinca com outras criançasDemonstra preocupação com amigos chorandoSe comunica com frases maioresFala seu nome e idadeResponde a perguntas simplesEmpilha blocos e faz torresBrinca de faz de conta e usa mais a imaginaçãoAbre portasSobe e desce escadasCorre com facilidade
4 anosFala sobre gostos e interessesAguça a imaginação nas brincadeirasFala grandes sentenças de frasesConta históriasSabe o nome das cores e númerosEntende conceitos como igual e diferenteReconta históriasPula de um pé sóAgarra bolaUsa tesoura
5 anosQuer ser como os amigosDistingue a realidade do faz de contaFala com clareza grandes sentenças Usa o tempo futuroFala seu nome e endereçoConta até dez ou maisReproduz algumas letras e números Pula de um pé só por mais tempoNada e escala pequenas alturas

Vale lembrar que cada criança se desenvolve em seu tempo, os marcos servem para orientar pais e cuidadores. Diante a percepção de atrasos no desenvolvimento infantil de seus filhos nos primeiros anos de vida, a recomendação é buscar ajuda médica para averiguar.

O pediatra observa a criança e conversa com os pais para analisar os marcos de desenvolvimento. Exames clínicos também fazem parte da avaliação, como os de audição, visão e outros.

Se for detectado algum atraso no desenvolvimento, quanto mais cedo for diagnosticada a causa, melhores serão as intervenções.

Se restou alguma dúvida sobre os marcos do desenvolvimento infantil, deixe nos comentários.

Referências:
SANTOS, Márcia Elena Andrade; QUINTAO, Nayara Torres  and  ALMEIDA, Renata Xavier de. Avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil segundo a estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes na infância. Esc. Anna Nery [online]. 2010, vol.14, n.3 [cited  2021-03-29], pp.591-598.

Você também pode se interessar...

29 respostas em “Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos”

sou psicologo venho seguindo vcs a um bom tenpo e adoro seus comteudos gratuittos como palesyras lives etc trazendo sempre assuntos excelente para refletnmos sobre o autismo parabens e vida longa a neurosaber

Olá Samuel,
Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

ESTOU AMANDO E APRENDENDO MUITO COM VOCÊS, PARABÉNS,,, O TRABALHO DE VOCÊS É DE GRANDE VALIA,,, QDO GRATUITO NÃO PERCO UM,,, COMPREENDO PORTANTO QUE TUDO TEM CUSTOS… MAS NO MOMENTO INFELIZMENTE NÃO POSSO PAGAR.

Sou estudante de pedagogia, estou adorando esses conteúdos que vcs deixam disponível, eles estão sendo muito importante para meu aprendizado em relação em conhecer mais sobre as crianças.

OLÁ! SOU CÁSSIA
SOU PROFESSORA E PSICOPEDAGOGA, QUERIA PARABENIZAR A NEUROSABER PELO TRABALHO LINDO QUE VCS VEM DESENVOLVENDO. ESTOU ADORANDO ESSES CONTEÚDOS QUE VCS ESTÃO DEIXANDO DISPÓNÍVEL QUE ESTÁ ME AJUDANDO MUITO NO MEU TRABALHO.
NO MOMENTO NÃO ESTOU PODENDO PAGAR NENHUM CURSO.
MAS PRETENDO EM BREVE.

Boa tarde, tenho lido os artigos da Neuro saber, sou Fisioterapeuta e Professora, são muito bons e tem me ajudado bastante. Obrigada a todos!

Tenho duas filhas e cada uma se desenvolveu de maneira bem diferente. A mais velha fazia as coisas de maneira mais “precoce” e a mais nova sempre demorou um pouco mais para fazer as coisas. Mas o desenvolvimento de ambas foi ótimo

Estou muito feliz, vi que minha pequena Stella, de 3 anos está com o desenvolvimento muito precoce, pode ser devido às atividades extra escolares, natação, ballet e curso de inglês, mas é muito bom ver como minha filha é inteligente

Olá Felipe, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Boa tarde! Discordo da frase “cada criança se desenvolve no seu tempo” existe um tempo pré estabelecido para cada função de acordo com a idade, quando a criança não acompanha esse tempo já pode ser considerado atraso, o que deve ser levado em consideração é a estimulação do ambiente em que a criança está inserida, mas se a criança é devidamente estimulada e não apresenta as funções, está com atraso e o indicado é buscar ajuda imediata e não esperar pelo “tempo dela”.

Olá Geisy, tudo bem?

É importante conhecer os marcos infantil para poder buscar ajuda de um especialista, mas sem esquecer que cada criança se desenvolve em seu próprio tempo, para não haver uma cobrança antes do tempo. Em nosso Blog temos artigos sobre o assunto, vale a pena conferir!!!

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá sou neuropsicopedagoga e me identifico com suas postagens ,tem me ajudado a tirar muitas dúvidas.

Olá Siara, tudo bem?

Que bom, ficamos muito felizes com o seu feedback. Fica ligada nas nossas redes pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Obrigada Suzana pelo carinho, ficamos felizes que todo conteúdo que preparamos esta te ajudando, saiba que estamos aqui 🥰🥰Conte com nossa equipe sempre precisar!
Camilla -Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *