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O que diferencia o grau de autismo?

O Transtorno do Espectro Autista tem uma ampla variedade de severidade dos sintomas. O que diferencia o grau do autismo é o nível de dependência e a necessidade de suporte. Saiba mais.

Até 2013, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) classificava os tipos de autismo em: transtorno autista; síndrome de Asperger; transtorno invasivo do desenvolvimento não especificado e transtorno desintegrativo da infância. Hoje, todos fazem parte de um único diagnóstico, o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No entanto, a terminologia anterior não foi completamente eliminada e alguns médicos ainda fazem o diagnóstico com base nela, o que pode ser confuso. Neste artigo, vamos falar dos diferentes graus de autismo, baseado nas informações atuais do DSM-V. Confira!

Quais são os sintomas do autismo?

Os sintomas mais comuns do autismo envolvem dificuldades de comunicação e interação social. As habilidades de aprendizado, raciocínio e resolução de problemas também são afetadas. A presença de deficiência intelectual é muito comum no autismo(50%) ainda que altas habilidades também possam estar presentes no espectro (5–10%).

Cada indivíduo é único — enquanto algumas pessoas com autismo apresentam sintomas graves, outras apresentam um grau leve ou moderado. Dessa forma, é importante que os  pais e professores fiquem atentos aos sinais de autismo. São eles:

  • a criança não responde quando chamam seu nome;
  • evita o contato visual;
  • não compartilha objetos;
  • não gosta de contato físico;
  • não aponta;
  • repete palavras ou frases;
  • realiza movimentos repetitivos;
  • dificuldade de expressar necessidades;
  • brinca sozinha;
  • dificuldade de adaptação à mudança;
  • hipersensibilidade ao som, cheiro, sabor, visão ou toque;
  • necessidade de organização ou comportamento rígido;
  • fala e habilidades de linguagem atrasada;
  • perda de habilidades aprendidas anteriormente;
  • dificuldade em ler a linguagem corporal, expressões faciais e outras pistas sociais;
  • não entende sarcasmo, provocação ou figuras de linguagem;
  • fala em tom monótono;
  • dificuldade em se relacionar.

Tipos de autismo 

Embora a diferenciação dos tipos de autismo não seja mais tão usada hoje, é bom entender do que se trata. No entanto, quando o autismo é classificado por tipos, o diagnóstico se torna mais complicado, pois as diferenças entre eles podem não ser nítidas.

O diagnóstico único de TEA tira a ênfase da categorização e a coloca na intervenção precoce e no acesso a serviços essenciais. No entanto, é preciso conhecer os tipos de autismo, pois muitos diagnósticos foram realizados antes de 2015. São eles:

Síndrome de Asperger

A síndrome de Asperger está na extremidade leve do espectro. Pessoas com Asperger são consideradas de alto funcionamento, com inteligência normal a acima da média. 

Os sinais e sintomas incluem: prejuízo na interação social; dificuldade em ler expressões faciais, linguagem corporal e dicas sociais; não compreender ironia, metáfora ou humor; falta de contato visual e comportamentos repetitivos. 

Transtorno invasivo do desenvolvimento

Esse diagnóstico era dado quando um transtorno do desenvolvimento não atendia aos critérios para autismo, síndrome de Asperger, síndrome de Rett ou transtorno desintegrativo infantil. Também chamado de “autismo atípico”.

Os sinais incluem: déficits no comportamento social, fala e linguagem mal desenvolvidas, dificuldade em aceitar a mudança, comportamentos repetitivos, entre outros.

Transtorno autista

O transtorno autista estava na extremidade grave do espectro, com os seguintes sintomas: dificuldade na interação social, problemas de comunicação, comportamentos repetitivos, distúrbios de sono e alimentação, entre outros.

Crianças no extremo do espectro preferem brincar sozinhas, têm pouco ou nenhum interesse pelos outros, nem pelo mundo exterior e necessitam de um alto nível de suporte.

Transtorno desintegrativo infantil

Uma criança com esse transtorno atinge marcos de desenvolvimento normais nos primeiros anos. Depois disso, há um rápido declínio nas habilidades de linguagem e comunicação, sociais, de autocuidado e motoras. O transtorno desintegrativo da infância estava na extremidade grave do espectro.

Porque essa terminologia não é mais usada por médicos?

O espectro aborda uma ampla gama de atrasos no desenvolvimento e gravidade dos sintomas. O TEA inclui pessoas com traços de autismo leve, moderado e severo, englobando todos os níveis de inteligência e vários graus de comunicação e habilidades sociais.

As diferenças entre um grau e outro podem ser sutis e difíceis de identificar. No entanto, o diagnóstico ajuda a definir as melhores intervenções, considerando as necessidades individuais.

Quais as diferenças entre os graus de autismo?

Segundo o DSM-V, o grau de autismo é medido pela gravidade do comprometimento. A maioria das pessoas com TEA têm algum nível de deficiência intelectual e o grau varia de leve(nível 1) à severo(nível 3), passando pelo moderado(nível 2).

Grau leve (nível 1)

Nesse grau de autismo, a pessoa necessita de pouco suporte, tem dificuldades na comunicação, mas sem que isto limite sua interação social. Problemas de organização e planejamento podem prejudicar a independência.

Grau moderado (nível 2)

O grau de autismo moderado apresenta déficits nas habilidades de comunicação verbais e não verbais, mas com menos intensidade do que o nível 3 (severo). Devido às dificuldades de linguagem, necessitam de suporte para o aprendizado e interação social.

Grau severo(nível 3)

As pessoas com grau severo de autismo precisam de ainda mais suporte, pois apresentam déficits de comunicação graves. Também têm muita dificuldade nas interações sociais e capacidade cognitiva prejudicada. Tendem ao isolamento social e podem apresentar alta inflexibilidade de comportamento.

Como é feito o diagnóstico de autismo?

Não há um teste para diagnosticar o TEA. O diagnóstico é feito pela avaliação comportamental da criança e conversas com pais e cuidadores. A intervenção precoce está associada a efeitos positivos de longo prazo, portanto o diagnóstico precoce favorece o desenvolvimento da criança.

Agora que você já sabe o que diferencia o grau de autismo, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras famílias!

Referências:

SILVA, Micheline  e  MULICK, James A.. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.1 [citado  2020-08-20], pp. 116-131 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100010&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1414-9893.

OLIVEIRA, Karina Griesi e SERTIÉ, Andréa Laurato.Transtornos do espectro autista: um guia atualizado para aconselhamento genético. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/eins/v15n2/pt_1679-4508-eins-15-02-0233.pdf

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32 respostas em “O que diferencia o grau de autismo?”

Foi muito importante para mim entender um pouco sobre o autismo,essa semana vou levar minha filha no neuro,pois ela tem dificuldades para ler,ela está sendo acompanhada pela psicóloga.

A criança que anda na s pontas do pé
Pode ser diagnosticada como um grau leve de autismo?
Preciso entender melhor sobre o assunto.
Tenho muito interesse.
Se poderem me retornar tirando minhas dúvidas ,agradeço.

Olá Vilma tudo bem? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos .
Orientamos que procure um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso.

Tenho uma filha de 2anos, ela brinca com outras crianças mas prefere brincar sozinha, fala apenas mãe, vó, vô. Faz barulhos mas não fala nada sentimos que ela é muito irritada e qualquer coisa quer bater nas irmãs. Tem uma mania de limpeza não pode ver uma vassoura ou pano que quer limpar. Tem dias que ela está extremamente agitada e chorosa mas tem dias melhores. Será que isso já é um sinal para levar em um neurologista?

Eu tenho 30 anos não tenho diagnostico de autismo pois nunca fui ao médico para saber, mas tenho todos os sintomas de autismo leve.A minha infância pelos comentários de familiares sempre foi de dificuldade de interação social, demorei a andar falar e só hoje percebo que não tive uma infância normal.Será que tenho autismo?

Tenho 22 anos, também não sou diagnosticada, só que falei errado até os 11 bem errado , e até hj falo algumas palavras errada, e meu sentido é muito sensível mesmo, e me esqueço das coisas muito rápido , faço faculdade e é um esforço imenso , imenso mesmo pra me tentar seguir ao menos um rumo ,etc …… E sempre senti que nunca fui compreendida, por ninguém ah é falta disso daquilo nunca fui compreendida, até hj conversando com um professor ele me perguntou se tenho algum grau de autismo, e comecei a chora…. Tipo do nada só conversando com ele ..

Meu filho está em processo de investigação tem 2 anos não fala uma palavra não consegue manter contato visual só gosta de estar comigo não me dá beijo nem abraços não come nada ainda somente mama fico muito preocupada e com muito medo ….

Olá, Mariana.

Entendemos que se sinta preocupada e com medo nesse processo de investigação. Acompanhar nosso trabalho com certeza irá ajudar.
A informação técnica e de qualidade seguida do diagnóstico de um profissional responsável é a melhor forma de lidar com esse tipo de situação.

Ressaltamos que o diagnóstico e acompanhamento requerem avaliação interdisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria.

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Bom dia meu nome é Patrícia e tenho um neto que se chama Arthur que depois que começou a andar com 1 ano sempre foi muito agitado mas depois de 3 anos ele foi se acalmando e justamente agora que ele está mais calmo a creche mandou ele no neurologista pediátrico que me disse que ele está com quadro leve de autismo e já entrou logo na primeira consulta com medicação zargus queria saber se está certo?

Olá Patrícia!

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso.

É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

OLÁ!

DESCOBRIMOS QUE NOSSA FILHA TEM AUTISMO LOGO APÓS AO NASCER.

1-NÃO PEGOU PEITO, TINHA MUITA DIFICULDADE PARA PEGAR O BICO E TINHA UMA FOME FORAZ.
2-ADORAVA A MAMADEIRA DE BORRACHA.
3-FICOU EM PÉ DE 9 PARA 10 MESES E ANDA NA PONTA DOS PÉS ATÉ HOJE.
4-O PRIMEIRO BRINQUEDO QUE COMPREI, ERA UM TAPETE COLORIDO COM VÁRIOS, ELA SÓ QUERIA ARGOLA PENDURADA, IGNOROU O RESTANTE.
5-SÓ COMEÇOU ESBOÇAR FALA COM 2 ANOS SÓ PAPAI, MESMO ASSIM, SÓ FOI FALAR MESMO MAMÃE AOS 3.
6-VIDRADA EM OLHAR TUDO.
7-MUITO QUIETA ATÉ OS 4 ANOS, DEPOIS SÓ ACELERANDO, HOJE TEM 8.
8-DEMONSTROU ISOLAMENTO AOS 3 ANOS.
9-ANDOU DE BICICLETA SEM NINGUÉM ENSINAR AOS 5 ANOS.
10-ADORA DANÇAR/ PULAR E BALANÇAR.
11-COM 4 ANOS, BATEU NA TURMA INTEIRA DA SALA.
12- JOGA VERDE PARA COLHER MADURO O TEMPO TODO, MUITA MENTIRA.
13- DESMONTRA EXPLOSÃO COM AGRESSIVIDADE E QUEBRA TUDO. ISSO EM TEMPOS. MELHORA E PARA.
14- O NÃO É AFRONTA E GERA BIRRA.
15- REPETE AS COISAS 1.000 VEZES SE NECESSÁRIO.
16- COME DE TUDO, DORME MUITO BEM E FALA SOZINHA.
17- APRENDE O QUE QUER E NÃO ESQUECE.
18- JA DECIDIU O QUE VAI SER QUANDO CRESCER, SEM DÚVIDAS NENHUMA E ENCHE A BOCA PARA FALAR.

Carlos que linda a descrição que vc fez da sua filha. Com certeza ela será uma mulher de muita personalidade.
Parabéns por ser escolhidos por

Moço o meu tem ou teve essas características, porque hoje já está com 14 anos, e ando rodando, pelas as áreas médicas pelo o diagnóstico, até agora só de TDAH, ele tem muito mais que isso.

Meu filho tem 1 ano e 8 mês Já foi diagnosticado com autismo mas ainda n sei o grau dele

Meu filho de 9 anos é muito carinhoso ,gosta de ir pra escola mas o que aprender hoje amanhã já não sabe mais .
Tá no 5 ano não lê não sabe soletrar ,mais tem muita vontade de aprender .
Achei que fosse por conta da pandemia !
Mas não tá aprendendo ,levei no médico neurologista pediu monte de exames ,agora é fazer né 😥.

Olá Railyne, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Bom dia! Gostaria de saber se autista grau 3 severo e também TDO, pode ser incluído em uma sala de aula comum. Se tem algum progresso. Como trabalhar com ele.diz:

Bom dia

Olá, tudo bem?

Recomendamos que verifique na escola ou núcleo de ensino como que é o programa de inclusão na sua cidade.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá meu nome é Elisdalva tenho um filho de 10 anos ele é carinhoso,quando fica nervoso ele move os dedos das mãos e fica treinando sem parar as vezes canta e brinca sozinho, tem dificuldades em aprender a leitura a língua pega ao falar muitas palavras não consegue ficar quieto nem pra assistir acorda em algumas noites com medo eu não sei o que faço, os professores dele na reunião pediu que eu procure um especialista pra ele será que ele tem autismo?

Olá Elisdalva, tudo bem?

Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Eu tenho 26 anos e acho que sou autista. Minha mãe me disse que quando eu era criança tinha olhares breves, falava pouco, interagia pouco com as crianças,tinha crise de estereotipia até na hora de comer, maioria do tempo eu brincava sozinha, girava ventiladores, roda de carrinhos e ursos de pelúcia, se olho pros olhos de alguém perco a concentração na fala ou da crise de riso, tive dificuldade na escola e na socialização, só faço as coisas em casa por categoria, não acho piadas engraçadas ( só acho engraçado gente caindo), falo ou pergunto a mesma coisa, não gosto de festas barulhentas e com gente que não conheço.

Olá Priscila, tudo bem?

Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais!

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Bom dia,sou mãe de terceira viagem sou formada em pedagógia e sempre adorei educação especial. Tenho uma bebê de 2 anos, desde que nasceu ela tem dificuldade para dormir, não consegue ter uma noite de sono se quer continua com vários intervalos, se bate muito na cama é bem inquieta.
Quando a chamamos pelo nome ela não atende, não Interage com outras crianças, sua alimentação é bem restrita, desenhos que gosta de assistir e bem seletiva, não gosta de contato físico, não recebe comandos que muitas vezes falamos tipo “vem com a mamãe ” ou “não faz isso”…..
Tem muita sensibilidade auditiva qualquer barulho alto ela entra em pânico da crise de choro, no início ela falava algumas palavrinhas fazia alguns gestos tipo ” dar tchau” e “mandar beijos” hoje já não faz mais é como se tivesse desaprendido.
Oque acontece é uma poda neural que ocorre no cérebro de todos os seres humanos nesta fase.
Durante o primeiro ano de vida, todos nós temos o dobro de sinapses de um adulto. E conforme crescemos, nosso cérebro automaticamente seleciona as sinapses que ainda vamos precisar e desliga todos os outros circuitos que não estão mais sendo utilizados.
No caso de crianças com autismo regressivo, essa poda neural, que ocorre próxima aos dois anos, elimina sinapses importantes – e que estavam sendo usadas.
Entre um ano e meio e dois anos, a criança começa a se comportar de maneira diferente e é quando surgem os primeiros sinais de alerta:
•A criança para de falar e “desaprende” as palavras que já conhecia;
•Para de interagir com as outras e começa a ter comportamentos desafiadores;
•Tem dificuldades na coordenação motora e também parece ter desaprendido coisas que já sabia: bater palmas, dar tchau etc.
Quando isso acontece, é comum a família buscar a avaliação de um profissional da pediatria ou neuropediatria.
Por sempre trabalhar em sala de aula, consegui identificar algumas características e logo procurei um especialista para sanar minhas dúvidas e minha bebê foi diagnosticada com Espectro Autista.
Espero que tenha ajudado

Olá minha filha tem 11 anos estou fazendo a investigação para saber o que ela tem tá fazendo acompanhamento com um neuropsicologia ela pontuou 104 ponto de autismo gostaria de saber o grau do autismo dela se é fraco

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