Voltar

O que é a Síndrome de Savant?

Muitos de vocês, leitores, já devem ter sido informados sobre as várias habilidades que um indivíduo com autismo pode desenvolver. Certamente, quando existe o acompanhamento devido de um profissional, tais talentos podem ser compensados com o reconhecimento da família, dos amigos e das demais pessoas que compõem o ambiente do autista.
Entretanto, quando esse excesso de habilidades vem acompanhado de limitações, os pais devem ficar atentos. A Síndrome de Savant é caracterizada por esse desequilíbrio no intelecto de uma pessoa. Veja mais sobre isso abaixo:

O que é a Síndrome de Savant?

Embora rara, a condição é descrita na literatura médica há muito tempo. O primeiro registro que se tem ideia data de 1789, feito pelo pai da psiquiatria americana, Benjamin Rush, quando o estudioso descreveu o caso incomum de Thomas Fuller, que demonstrava uma grande habilidade de fazer cálculos, mesmo que não soubesse quase nada de matemática.
Ao longo do tempo, pesquisadores chegaram à conclusão que a Síndrome de Savant poderia ser mais complexa que se imaginava. Se de um lado, a pessoa apresenta talentos incríveis; do outro, ela mostra limitações que afetam, na maioria dos casos, seu poder de comunicação. A condição ocasiona em déficits intelectuais na vida dos indivíduos. As pessoas diagnosticadas com autismo podem manifestar esse quadro.

Importante saber

Interessante notar que nos casos do autismo, algumas características podem ser percebidas com mais facilidade. O pesquisador norte-americano Bernard Rimland, do Autism Research Institute (Instituto de Pesquisa do Autismo) – em San Diego, Califórnia – afirma que quando ocorre um dano no hemisfério esquerdo do cérebro, o hemisfério direito é compensado pela perda ocorrida.
Rimland analisa ainda que, no caso dos diagnosticados com a Síndrome de Savant, as pessoas autistas demonstram habilidades que estão concentradas no hemisfério direito do cérebro, são elas: arte, cálculos, matemática e música. Por outro lado, a parte esquerda do órgão é afetada com os déficits de linguagem e fala. Paradoxalmente, há casos em que o autista desenvolve grande facilidade para os idiomas. Veja abaixo.

Quais são as habilidades provenientes da Síndrome de Savant?

Linguagem: mesmo que a comunicação seja uma barreira para os autistas com a síndrome, eles podem compreender mais de um idioma. Há casos notificados de pessoas diagnosticadas com a Síndrome de Savant que aprendem até 15 idiomas;
Memorização: uma das características mais marcantes em pacientes diagnosticados com a Síndrome de Savant, a grande facilidade de memorizar é bastante comum entre eles, sobretudo itens como catálogos telefônicos, dicionários e outros;
Cálculo: os autistas conseguem fazer cálculos bastante complexos e sem o auxílio de qualquer material para servir de suporte;
Música: os pacientes com a Síndrome de Savant conseguem reproduzir uma peça musical inteira após ouvi-la apenas uma vez;
Artes: as pessoas com esta síndrome demonstram grande facilidade para os trabalhos artísticos, a saber: desenhos, pinturas e esculturas.

A Síndrome de Savant tem cura?

Não existe na literatura médica nenhum indício de cura, mas há tratamento. O primeiro passo é procurar um profissional especialista e que possa estudar o caso para que a partir de suas conclusões, a intervenção mais adequada seja estabelecida.

Veja mais sobre esta síndrome neste post:

Você também pode se interessar...

35 respostas em “O que é a Síndrome de Savant?”

para que ela se relacione melhor com as pessoas, só isso. Esta síndrome também pode apresentar um temperamento bem sensível ou tempestuoso.

Bom dia Conceição! A concepção de mundo que a senhora possui é bem diferente, em todos os sentidos, quando falamos de um sujeito com síndrome de Savant ou autista. Esses sujeitos possuem dificuldades em graus elevados de comunicação e interação social o que leva este, necessitar de um tratamento sim! Para que ele possa ter uma certa autonomia para viver em sociedade é necessário que ele seja acompanhado, dependendo do caso, por um neurologista, um psicopedagogo, fonoaudiólogo entre outros profissionais que irão estimular ao máximo até que ele atinja seu potencial em todos os aspectos possíveis. Colocar essa criança em uma escola e esperar que ela tenha um atendimento normal é desejar que ela não tenha um futuro autônomo. E complementando seu raciocínio, não, não temos que ser todos iguais. Temos que ser o melhor que podemos ser, tanto intelectualmente, espiritualmente e como também emocionalmente para termos uma boa qualidade de vida. Ademais gostaria de indicar que a senhora gaste um pouco do seu tempo lendo alguns artigos na internet sobre autismo ou qualquer outro artigo sobre crianças que necessitam de atendimento educacional especial para ampliar, digo, mudar o seu conceito sobre “ser diferente”. Quando falamos “ser diferente” não queremos dizer que devemos excluir, mas defendemos que esse sujeito seja acompanhado para que ele possa se desenvolver e ter uma autonomia. Tratar ele como “igual”, nesse sentido, significa abandono.

Parabéns pela excelente resposta, representa a tantos de nós que ficamos preocupados com tanto desconhecimento sobre a importância de sermos vistos!

Olá! Sou escritora, contista. Estou montando um livro sobre síndromes, quero falar com realidade e emoção de forma a tocar e esclarecer as pessoas. Estou estudando muito várias síndromes, sem conhecimento não chego ao acontecimento. Achei maravilhosa tua explanação, gostarias de partilhar comigo tuas vivencias, ou alguma mais marcante? Gratidão!

Andréia, minha querida, fico feliz que ainda temos pessoas como você, que tão gentilmente e sábia soube responder o questionamento da sra. Conceição, que infelizmente não é única, que acham que tudo é meramente ‘frescura’ ou ‘diferente’, o que é contraditório, pois é exatamente essa ‘diferença’ que torna os nossos autistas especiais. Como Neuropsicopedagoga tenho acompanhado a angústia de inúmeros pais que não têm a mesma oportunidade de muitos em conseguir um acompanhamento multidisciplinar para seus filhos. Em atendimento Psicopedagógico Clínico eu percebo a dor desses pais nas devolutivas. Reintero as suas palavras dizendo que só sabe a angústia de conviver com uma criança com TEA quem realmente aprende a mergulhar nesse incrível mundo azul. Parabéns!

Tratamento pra quê? A pessoa não consegue se comunicar ou viver adequadamente em sociedade. Isso é crucial para qualidade de vida.

Sera que meu filho tem esta sindrome ele e autista e muito intelugente so nao sei dizer se sabe contar com precisao pois ele so tem 5 anos mais consague mexerno computador muito bem e se ele ver fazer uma unica vez ele aprende e nao esquece mais.

Meu filho tem 2 anos e 8 meses e se encaixa na síndrome de Savant e Hiperlexia. Acredita que é possível ter as duas síndromes ao mesmo tempo?

A Sindrome de Savant só se caracteriza em autistas? Todos autistas possuem essa síndrome ? uma pessoa pode ter essa síndrome sem ser autista?

Bom dia. Me preocupo muito com meu neto, creio que alguma coisa ele tem. Ele é muito inteligente, tem uma ótima memória, tira ótimas notas na escola , mas é muito estranho.Não se comunica muito com as pessoas, fala pouco, cagueja bastante, escreve bem , mas a letra é horrível , as vezes fica duas horas trancado no banheiro , É carinhoso somente com os pais, cachorro ,primos , Só me beija a muito custo, se eu pedir . Tem alguns tocs : modo de pentear o cabelo , colocar a meia , com comida , fala que está gordo , mas é magro . Dorme bem, come bem ( não tudo)Ele fala que gosta de ser diferente . Joga bola num clube de futebol , brinca no vídeo game, não desce para brincar com as crianças do prédio , fala que gosta de brincar só com as primas . Em casa fala muito pouco, acredito também porque seja gago, mas está fazendo fono. Mas ele é muito quieto, nervoso, irritado. Tenho certeza que minha filha sabe que ele tem algum problema , mas não quer enxergar , e eu não também não tenho coragem de comentar isso com ela . Que médico devemos procurar ? Por favor, me ajude. Eu imploro. Grata.

boa tarde
meu filho desde muito bebe apresenta variáveis do autismo e no desenvolvimento isso só foi se intensificando, pois não apontava, não dava tchau, não se comunicava, usava minha mão como ferramenta, comunicação e fala comprometida, se interessava por objetos e nunca por brinquedos, se chamássemos ele não olhava, alem de qse nunca olhar nos olhos, como até hoje (sendo q ele ja consegue mas não fixa o olhar por muito tempo só 2s ou 3s). Mas com 1 ano e 3 meses aproximadamente começou a se interessar por letras e números e tbm por videos… daí não parou mais… aprendeu muito rapidamente o alfabeto e fonemas em inglês, russo e espanhol, números até 100 na ordem crescente e decrescente em inglês, cores e formas em inglês, fora q tudo isso ele já sabia em português também animais e a maioria das partes do corpo… com dois anos ele já sabia isso muito mais… alem de aprender o alfabeto em libras em uma semana e esta interessado em francês e japonês. Com 3 anos e meio a fala dele melhorou mas tem dificuldade em se comunicar, dizer o que quer, responder, dar continuidade a uma conversa, usar fala gesticulada não sabe, não gosta e não entende ironias e muitas reações, se irrita constantemente, tem restrição a alimentos, mudanças de ambientes ou rotinas devem ser conversadas para q ele aceite… entre outros… e isso só é um resumo! ele foi diagnosticado com cid 10 f-80 f-83, mas acho q não esta correto!

Olá Amaral , tudo bem ? agradecemos por compartilhar conosco , mas sem avaliação não podemos dar uma orientaçãoprecisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para uma segunda avaliação e te da melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nossoblog que podem te ajudar em muitas questões.

Post maravilhoso, só vendo o primeiro episódio de The good doctor pude me interessar e pesquisar mais sobre essa síndrome de Savant e o autismo. Incrível como ela faz um homem ser um gênio sábio como tbm impedir esse abençoado de se comunicar. Gostei da matéria e fiquei muito interessada sobre pessoas com essa doença louca, q pode deixar um ser humano capaz de vê o que outros não vêem. Infelizmente ela tem esse lado ruim que faz a pessoa ter problemas ao se comunicar, mas q é incrível ela é.

Olá Cristina,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Eu adoraria ajudar você, mas não tenho autonomia para isso. Trabalho com a parte do suporte do Instituto NeuroSaber e auxílio os alunos com dificuldade de acesso à plataforma de ensino. Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: NeuroSaber
Instagram: @neurosaberoficial
Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Que bom saber disto pois meu filho é autista e eu adoro quase tudo o que ele diz! Gênio! O difícil é achar alguém que tenha a compreensão de entender e se relacionar com a verdade dentro dos conceitos que ele usa.

Meu filho é inteligente a ponto de fazer provas Enem, faculdades, inpe, sem estudar e ficar bem colocado. Ele não gosta de abraços nem barulhos, não faz muito contato visual, não tem amigos nem gosta de ficar batendo papo furado. Se dedica ao que gosta. Quando novo eram os legos, vídeo games e agora programação, está fazendo engenharia de computação. Tem uma excelente memória. Penso se ele tem alguma dessas síndromes…

Olá Costa, tudo bem?

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *