Você sabe o que é o ABA e como esta ciência pode ajudar seu filho, paciente ou aluno?
A análise do comportamento aplicada, muito conhecida pela sigla ABA, é uma área de conhecimento que desenvolve pesquisas e aplicações a partir dos princípios básicos da ciência da Análise do comportamento. Ao longo de mais de 50 anos de pesquisas científicas, controladas e confiáveis, foram descobertos diversos princípios básicos que influenciam o comportamento humano. Por exemplo, foi descoberto que diferentes tipos de consequências aumentam ou diminuem a probabilidade de comportamentos ocorrerem no futuro. Também foi descoberto que diferentes tipos de condições antecedentes, motivadoras ou não, aumentam ou diminuem as chances de determinados comportamentos ocorrerem.
A partir desses e de outros princípios, que serão explicados de forma intuitiva posteriormente, uma série de tecnologias foram elaboradas para desenvolver repertórios comportamentais saudáveis e eficazes nas mais diversas populações. Vocês notaram que até agora não mencionamos nada de autismo? Pois é, a Análise do Comportamento Aplicada, ou ABA, pode ocorrer com diversas populações e em diversos contextos! Onde houver comportamento humano, ali pode haver ABA.
Assista nosso vídeo:
A ABA não é um método ou pacote de intervenções fechado, ela é uma área de investigação e aplicação dinâmica que evolui na medida em que novos princípios comportamentais são descobertos por meio de pesquisas científicas da Análise do Comportamento. Tudo bem, mas onde entra o autismo? Um dos principais processos comportamentais estudados pela Análise do Comportamento, como um todo, é a aprendizagem. O conceito de aprendizagem também será abordado de forma intuitiva posteriormente.
Quando falamos de autismo, estamos diante de um diagnóstico baseado em déficits e excessos comportamentais, por exemplo, ausência de comunicação. Ah, nós também vamos recapitular quais os critérios diagnósticos ao longo dos vídeos. Quando falamos de déficits e excessos comportamentais, nós pensamos em formas de desenvolver tais déficits e diminuir tais excessos.
Acontece que anos de pesquisa sobre os princípios envolvidos na aprendizagem de novos comportamentos coloca a ABA em uma posição privilegiada para desenvolver estratégias de ensino eficazes até para os casos mais desafiadores. Não deixe de conferir nossas aulas e aprender estratégias de ensino que você poderá desenvolver junto às pessoas com autismo que você tem contato.
Por: Felipe Tardem – Psicólogo Especialista em ABA
27 respostas em “O que é ABA e quais suas características?”
Elderly focuses are actually innovating to be able to reveal a brand new check out involving getting older in which encourages individuals many function, explained Adam Firman, chief executive along with BOSS of this Domestic Local authority or council with Getting older. Linking old parents along with significant livelihood and also offer options available, as well as expanding their own the ways to access beneficial gains along with methods. Marblehead Authorities upon The aging process had been identified through 1969 and healthinsurance advising, dinners, transport, offer possibilities and also healthiness tests, info not to mention information.
Interessante.
Obrigada!
Muito bom sabermos de mais um método de aprendizado
Informações valiosas! É sempre muito bom ter acesso a informações que podem fazer a diferença na vida de pessoas que necessitam de ajuda, e a informação, o esclarecimento são, muitas vezes, o ponto de partida para que estas pessoas sejam alcançadas! Parabéns e muito obrigada, pois estou sempre aprendendo com os conteúdos aqui abordados! Obrigada!!!
gostaria de ter acesso a essa aula de demonstração. Seria possível? Tenho um filho autista de 27 anos. Esse método se aplica a todas idades?
Meu filho é autista também com comportamento desafiador não obedece e se auto agride
Gostaria de ter algumas aulas online sobre ABA. Sou Fonoaudióloga.
No aguardo,
Quero o telefone da ABA por favor Rita 999799787 rita
Queria informações sobre o autismo,tenho um neto de 03 anos com um autismo leve,ele não fala
MARAVILHOSO E ESCLARECEDOR.
Interessante,vale saber mais.
Adorei sua explicação sobre o aba,mas estou ainda perdida sobre o altíssimo não sei como lidar com a situação, estou muito nervosa e anciosa com tratamento…
” compreender” o TEA através do ABA e outras instâncias a priori , mui-corrobora e norteia o saber do fazer pedagógico. Embora, o caminho seja longo e requer muitos estudos e pesquisas sobre, é essencial permanecer nesse continuon ” ENTENDENDO AUTISMO”.
Interessante. Gostaria de obter mais informações sobre os objetivos da ABA e sua aplicabilidade.
grata pelas informações.
Bom dia,
Vcs ministram curso ABA? Gostaria de participar. Interesso-me por maiores informações.
Regina Celia
Meu nome é Gisele e quero ajudar meu amigo Miguel de tres anos. É autista grau ll e gostaria de incluir ele numa atividade. Estamos pensando em natação ou Judô. Ele é muito agressivo, ansioso e impulsivo. Qual a sugestão de vocês? Me ajude a ajudar um autista
Inclusão de criança autismo na escola.
obrigada
Gostaria de receber mais informações
Tenho um filho de 5 anos autista e gostaria muito de conhecer o método ABA .
Muito bom, como conseguir um curso desse em Goiânia?
Eu tenho uma filha com síndrome de down que os professores nao esta sabendo lidar,porque ela puxa cabelo, jogas coisas e nao tem concertação nenhuma na escola preciso de ajuda.
Minha filha tem autismo, como eu faço para conseguir ABA ?
Meu filho foi diagnostico pela Neuropsicologia com Autismo alto funcional. Eu gostaria muito de aprender sobre ABA. para poder ajudar meu filho e também outras mães com filhos autistas.
Interessante
Muito interessante.