O Transtorno do Espectro Autista, ou simplesmente Autismo é um assunto complexo, e necessita de uma análise particular em cada criança e/ou pessoa. No entanto, há aspectos básicos para que se possa compreender de forma clara este conceito. Afinal, o que caracteriza o autismo? Qual sua definição? É o que veremos a seguir.
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)
Antes de se falar em autismo, há um termo denominado Transtornos Globais de Desenvolvimento, que indicam algumas características relacionadas ao autismo, como por exemplo, dificuldades de se socializar, atraso de linguagem e comunicação e também comportamentos agressivos.
Toda criança ou indivíduo que se englobe neste conceito passa por um comprometimento intelectual que, por sua vez, compromete seu desenvolvimento e evolução nas esferas social e acadêmica.
Autismo
Dito isto, podemos definir o autismo como uma síndrome comportamental que apresenta sintomas básicos como:
- Dificuldade de interação social;
- Déficit de comunicação social, tanto quantitativo quanto qualitativo;
- Padrões inadequados de comportamento que não possuem finalidade social.
Ao identificarmos estas 3 características básicas é possível definir e diagnosticar o autismo.
Pesquisas e estudos sobre o autismo
A palavra foi utilizada primeiramente pelo pesquisador Bleuler, em 1911, significando a perda de contato com a realidade. O termo refere-se às crianças pesquisadas, que viviam num mundo próprio, dentro de si mesmas, daí a raiz “auto” (voltado para si próprio).
Posteriormente, Kanner publica os primeiros artigos, apontando a questão do autismo presente em 11 crianças, no ano de 1943. No ano seguinte, Asperger publica estudos onde as crianças com autismo apresentavam certa desenvoltura cognitiva e inteligência normal.
Nos dias atuais, a comunidade médica observa o autismo com maior complexidade, com múltiplas etiologias com graus variáveis.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado em 3 graus atualmente: autismo leve, autismo moderado, autismo severo.
Dúvidas sobre o autismo? Deixe nos comentários que responderemos para você!
25 respostas em “O que é Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA)?”
boa noite,, preciso fazer um trabalho sobre o tea,,qual tema para melhor pesquisa?
MEU FILHO FOI DIAGNOSTICADO COMO AUTISTA LEVE. ÀS VEZES, ME SINTO SOZINHA, POIS QUASE NÃO VEJO NEM SINTO QUE AS ESCOLAS ESTÃO PREPARADAS PARA LIDAR. GOSTARIA DE SABER COMO EU MÃE POSSO CONTRIBUIR PARA ELE CRESÇA E SE DESENVOLVA.
Eu queria saber se tem diferença do autismo pro transtorno espctro autista estou querendo entender?
ola, siga no instagram: quebracabeça de um autista
Ótimo Artigo , muito esclarecedor ainda mais muitas mães, pais ainda tem pouco conhecimento sobre universo do autismo de uma Criança Autista
Ótimo artigo. Trabalho numa escola publica como professora auxiliar de um menino autista de 7 anos e tenho muitas duvidas de como seria a melhor maneira de ajuda-lo. o autismo dele foi detectado somente após os 4 anos de idade,ele não fala,não consegue realizar nenhuma tarefa proposta pela professora e também tem dificuldade em permanecer na sala de aula. Possui aversão a sons de vozes,alarmes,qualquer barulho um pouco além do normal. Gostaria de sugestões para ajuda-lo .
Mais infelismente ñ classificaram que tipo de altismo ele carrega, queria saber o prq eles dão o diagnostico assim e por qual motivo?
Meu filho foi diagnosticado com TGD ñ tem dizendo que tipo de altismo ele tem eu entendo muito pouco sob o caso e estou estudando mais pra poder cuidar do meu filho,queria saber o prq eles ñ classificaram o grau de altismo qie meu filho tem?
O neuro pediatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico sobre o espectro autista?
Sim Lene! geralmente ele juntamente com uma equipe multidisciplinar fecharão o diagnostico.
meu sobrinho de 10 anos foi diagnosticado com {TEA] esto apavorada ele perdeu o pai aos 2 ano e a mãe tem outros filhos não sei como ajuda
Maria a informação é o melhor caminho.Assista os videos referente ao assunto e procure um profissional qualificado para acompanha-lo.
uma criança diagnosticada c tea pode ser carinhosa???
Raquel! uma criança com TEA necessita de atenção e carinho como todas, e no entanto cada criança é unica, cabe a nós criarmos um ambiente propicio para que isso ocorra.
EMBORA SABENDO QUE DA-SE AO NOME TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO, JÁ LI ALGUNS LIVROS QUE DISCRIMINAM OS 5 TIPOS DE AUTISMO. EXISTEM DE FATO 5 TIPOS? OU ISSO NÃO EXISTE MAIS?
PRECISO SABER QUAIS OS NOMES?
Rosicler! a partir do DSM-V essas classificaçoes foram aglutinadas e passaram a se chamar Transtorno do Espetro Autista (TEA) e ser classificados em leve- moderado e severo.Mas voce tera mais informaçoes no canal da neurosaber no youtube nas neurolives, com o Dr. Clay Brites, que ficam à disposição.
Excelente artigo, me clareou muito sobre este tema!
Meu sincero OBRIGADO!
Eu queria saber se tem diferença do autismo pro transtorno espctro autista estou querendo entender?
[…] deve ser ajuda médica. Vale lembrar que a condição de uma pessoa que seja incluída no Transtorno do Espectro Autista (TEA) deve ser levada muito a sério desde a infância. No entanto, há alunos com autismo, por exemplo, […]
[…] (lembrando que essas dificuldades mencionadas são umas das várias características presentes no TEA) como fatores dependentes, é verdade que existem casos em que ambos podem, sim, estar […]
Qual a forma dos amigos da família lidar com o artista?
Gostei do artigo, até fiz o teste em mim mesmo. Marquei 16 pontos.
Esse tema e muito complexos e nós mostra como precisamos ainda estudar para trabalhar com essas crianças na sala de aula.
Muito esclarecedor sobre o tema, tinha muitas dúvidas que acabaram se esclarecendo.
Sim, meu filho tem autismo moderado e ele é muito carinhoso.